Saúde Integral

13 dicas para ter cabelos mais saudáveis

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sevocê sofre e está cansada de ter um cabelo sem vida, sem hidratação e quebradiço, essa matéria é para você.  

A grande maioria das mulheres sofre com problemas nos cabelos e não sabem como tratar. Muitas vezes recorremos a tratamentos estéticos caríssimos que não resolvem o problema por completo. Para ajudar você separamos algumas dicas que vão ajudar a trazer seu cabelo saudável de volta. Veja!

1- Proteja suas pontas!

Antes de lavar os cabelos, passe um óleo protetor nas pontas dos fios para evitar que o shampoo resseque de maneira extrema o cabelo.

2- Fique atento à temperatura da água!

Banho quente não faz nada bem para a saúde do seu cabelo. A água quente resseca e retira a oleosidade natural  e necessária do couro cabeludo. Além disso, a água quente também aumenta o frizz do cabelo. Se você sofre com cabelos ressecados, água fria neles!

3- Banho de brilho

Para ter cabelos mais brilhantes, logo após lavar seu cabelo em temperatura ambiente, dê um jato de água bem gelada neles. A água gelada vai fechar a cutícula dos fios dando mais brilho aos cabelos.

4- Massagem no couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo contribuiu para um cabelo bem mais bonito. A massagem tira a oleosidade excessiva, estimula a circulação e aumenta a capacidade de absorção dos nutrientes para as células. Para melhorar, o cabelo ainda cresce mais rápido!

5- Creme de pentear é seu novo melhor amigo!

O creme de pentear, quando utilizado em pequenas proporções, pode ser um grande aliado contra o ressecamento causado pelo uso excessivo de químicas, chapinha e secador.

6- Cabelo vem da comida!

Alguns alimentos ajudam a cuidar da saúde dos seus cabelos. Consumir muitos vegetais de coloração verde escura, ovos, cenoura e carnes magras contribuem para um cabelo mais saudável.  Alimentos ricos em cálcio deixam os cabelos mais brilhantes.

shutterstock_105188603 8- Fique atenta ao condicionador!

Ao lavar os cabelos, retire muito bem o condicionador. Ao contrário do que muita gente pensa, deixar restos de condicionador nos cabelos os deixam opacos e sem brilho. Quando o excesso do condicionador fica na raiz, pode aumentar a quantidade de fios que caem da sua cabeça.

9- Use a chapinha para melhorar o aspecto!

Se você tem cabelos com pontas muito espetadas, usar a chapinha pode te ajudar. Depois de secar os cabelos e pranchar, vire a ponta da chapinha bem no final de cada mecha. Isso fará com que as pontas adquiram um aspecto mais saudável. Mas vale lembrar que isso não é para ser feito todos os dias!

10- Não passe a mão!

Passar as mãos nos cabelos só vai trazer oleosidade e sujeira aos fios. Para abaixar qualquer fio que fique arrepiado, use cremes a base de silicone ou óleos de finalização.

11- Corta esse cabelo, menina!

Cortar o cabelo regularmente faz com que seu cabelo fique mais saudável, sem pontas duplas. Isso ajuda muito no crescimento dos fios. Para quem acha que para ter cabelo grande não pode cortar, está muito enganado. Corte as pontas de três em três meses e sinta a diferença.

12- Use pentes de madeira

Os pentes de madeira tem o poder de pentear sem eletrizar os fios, pois ele neutraliza a carga elétrica estática do cabelo responsável pelo famoso e temido frizz.

13- Não durma com os cabelos molhados

Evite dormir ou prender os cabelos molhados. Não usar boné ou touca todos os dias ajuda a não impedir que a raiz do cabelo respire e leve à queda dos fios.


  • Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br