Convivendo Ervas e Chás Faça você mesmo Saúde Integral

Como usar chá nos cabelos

A saúde dos cabelos é uma questão importante quando pensamos na manutenção da autoestima e da vitalidade feminina, por isso estamos constantemente em busca de novos produtos e tratamentos para melhor cuidá-los. Surpreendentemente, no entanto, os chás, aliados do cotidiano, também são ótimas opções para cuidar da qualidade das nossas madeixas!

Naturais, acessíveis e eficazes, os chás ajudam a regular não apenas a saúde do corpo como também os cuidados pessoais com a aparência, podendo ter grandes efeitos no vigor, no fortalecimento e na reconstrução dos nossos fios! Portanto confira a lista a seguir e conheça todos os benefícios que os chás trazem para a saúde capilar:

Chás para o cabelo crescer

Os almejados cabelos longos podem ser conquistados com o uso do chá verde, bem como dos chás de alecrim, jaborandi e amora-miúra, que têm propriedades naturais que possibilitam o fortalecimento da raiz dos nossos fios, fazendo com que rapidamente eles cresçam mais fortes e com mais vitalidade.

Mulher de costas com os cabelos compridos ao vento.
NikolaiUlltang / Pexels

Após escolher o chá de sua preferência, adicione-o pronto, sem açúcar, em um borrifador e, em seguida, aplique-o ao couro cabeludo e aos fios. Após 15 minutos, enxágue com água fria e repita semanalmente o processo, se quiser resultados duradouros.

Chás para cabelos com pontas secas

Já para o cuidado das nossas temidas pontas secas, o chá de cravo-da-Índia e o chá de folha de uva são ideais! Ricos em proteínas e vitaminas que mantêm a umidade e a hidratação dos cabelos por mais tempo, eles evitam fios quebradiços e ásperos.

Mulher jogando os cabelos de um lado para o outro ao ar livre.
JoshWillink / Pexels

Adicione ao chá pronto algumas gotas de óleo de amêndoa ou óleo de coco e aplique a mistura apenas na região das pontas, com o auxílio de um algodão, e deixe agir por 15 minutos antes de enxaguar. Para melhores resultados, é importante que o chá esteja bem concentrado.

Chás para cabelos oleosos

A oleosidade excessiva é sempre um grande incômodo, não é mesmo? E para combatê-la de uma forma prática e natural, os chás de canela e urtiga e o chá verde são ótimas opções de tratamento, pois estimulam a absorção de nutrientes no nosso couro cabeludo, diminuindo o excesso de óleo no comprimento dos fios, sem desidratá-los por completo.

O procedimento pode ser feito de duas maneiras: inicialmente, ferva, sem açúcar, 200g do chá escolhido. Na sequência, você pode enxaguar o cabelo com o chá e deixá-lo agir nos fios por 10 minutos, ou você pode transferi-lo a um borrifador e aplicá-lo ao couro cabeludo após a lavagem comum. Para resultados mais eficientes, repita o processo duas vezes por semana.

Chás para cabelos descoloridos

No momento pós-química, o chá verde e o chá de folha de goiaba são os melhores aliados que os cabelos descoloridos podem ter! Sua capacidade de hidratação profunda evita a queda e a quebra dos fios, combatendo o enfraquecimento causado pela coloração.

Mulher de costas para a câmera com o cabelo descolorido.
ScottWebb / Pexels

Após ferver o chá, deixe-o esfriar e, em seguida, passe-o para um borrifador e o aplique em todo o comprimento do cabelo. A temperatura fria é importante para manter a tonalidade escolhida para as madeixas. Deixe-o agir por 10 minutos e depois enxágue com água fria.

Chás para clarear o cabelo

Nada melhor do que uma mudança no visual, que fica melhor ainda se ela puder acontecer com aquilo que temos em casa! O chá de camomila é o melhor clareador natural porque possui dois pigmentos ativos que agem nos cabelos, conferindo a eles uma coloração mais loira, ou seja, mais clara aos fios, sem desidratá-los ou enfraquecê-los, como acontece com os produtos químicos.

Mulher de cabelos claros encaracolados.
YanKrukov / Pexels

Uma vez feito o chá, basta aplicá-lo com um borrifador ao longo de todo o cabelo, diariamente, até perceber os resultados!

Como fazer uma hidratação com chá?

Para compor uma hidratação caseira, o chá verde é o mais indicado, por ser vasto em vitaminas B1, B2, C e E em sua composição, o que lhe dá poder para deixar os fios soltos, com muito brilho e com uma textura macia e suave, tudo o que mais desejamos!

Para a hidratação, além do chá pronto e feito de forma bastante concentrada, é necessário uma pequena quantidade de uma máscara que você já tenha costume de utilizar e de bepantol. Em um recipiente, adicione o chá e, em seguida, os demais ingredientes e misture até formar uma pasta, que deve ser aplicada no couro cabeludo, massageando em movimentos circulares. Após deixar agir por 10 minutos, enxágue com água fria.

Você também pode gostar

O uso de chás nos cabelos é uma maneira eficiente de nutrir o couro cabeludo e de trazer mais saúde para os fios por meio de ingredientes naturais. Conheça o seu cabelo, defina um objetivo e escolha os chás que preparamos para ter o visual que você sempre sonhou sem gastar muito!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br