Convivendo Ervas e Chás Faça você mesmo Saúde Integral

Como usar chá nos cabelos

Retrato de uma jovem morena com cabelo molhado brilhante.
lithian / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Tomar um chá logo depois de acordar, durante a tarde ou antes de dormir é o hábito de muitas pessoas. Essa bebida leve e curativa, que pode ser ingerida quente ou fria, é um ótimo acompanhamento para qualquer refeição ou para ser tomada sozinh

Mas você sabia que é possível usar os chás também no cabelo? Feitos a partir de ervas, eles podem provocar diferentes reações nos fios e no couro cabeludo. É importante, porém, que você saiba quais são as alergias que você tem. Mesmo sendo um produto natural, algumas ervas podem provocar efeitos adversos em alguns organismos.

Outro ponto a observar sobre o uso de chás nos cabelos é o seu tipo de cabelo e o que você espera obter para ele. Saiba se você tem o cabelo oleoso, seco, curto demais ou comprido demais, com química, sem química etc. E então, defina o que você quer fazer com o seu cabelo: hidratar, clarear, reconstruir. A seguir, encontre os melhores chás para cada fim!

Como foi dito anteriormente, o chá que será utilizado no seu cabelo dependerá do que você quer para os fios e de quais são as características do seu cabelo. Então, não é possível definir um melhor chá para o cabelo. O melhor chá para uma pessoa pode não ser o melhor chá para você. É por isso que você deve conferir os tópicos a seguir e identificar os chás para cada objetivo e para cada tipo de cabelo!

Chás para o cabelo crescer

Se o seu desejo é fazer o cabelo crescer, existem alguns chás que podem te ajudar. Antes de tudo, saiba que uma alimentação saudável é essencial para que todas as partes do seu corpo funcionem adequadamente, incluindo o seu cabelo.

Mulher de costas com os cabelos compridos ao vento.
NikolaiUlltang / Pexels

O chá de alecrim no cabelo, assim como o chá de jaborandi, o chá verde e o chá de amora miura, tem o potencial de fazer os fios crescerem mais rapidamente. Além disso, eles fortalecem os fios e dão brilho, para que cresçam fortes e com a aparência de saudáveis.

Você deve passar os chás nos cabelos, borrifando ou espalhando, sem adicionar o açúcar, e enxaguá-los depois. É importante ressaltar que os chás para o cabelo crescer não devem ser interpretados como um remédio. Se você está sofrendo com queda, por exemplo, procure auxílio médico para encontrar a causa disso!

Chás para cabelos com pontas secas

As pontas secas que podem aparecer no seu cabelo são um sinal de que a oleosidade que o couro cabeludo produz não é suficiente para hidratar todo o fio. Nesse caso, o tipo de cabelo em questão é classificado como misto, já que ele é oleoso na raiz e ressecado nas pontas.

Utilizar chás para cabelos oleosos não será eficiente, assim como os chás para cabelos ressecados não serão. A solução mais adequada seria aplicar os chás somente na região afetada pelo ressecamento, ou recorrer ao uso de óleos naturais nessa parte do fio.

Mulher jogando os cabelos de um lado para o outro ao ar livre.
JoshWillink / Pexels

Como aqui o objetivo é encontrar chás para cabelos com pontas secas, as principais sugestões são: chá de cravo-da-índia e chá de folha de uva. Lembre-se de elaborar um líquido bem concentrado e aplique somente na ponta dos fios, com auxílio de um algodão. Não adicione açúcar e, para um efeito mais duradouro, acrescente algumas gotas de óleo de coco ou de amêndoa ao chá.

Chás para cabelos oleosos

Os cabelos oleosos são aqueles que parecem engordurados depois de um tempo sem lavá-los. Se a produção de sebo pelo seu couro cabeludo é excessiva, procure auxílio médico. Mas se você quer apenas controlar a oleosidade em um dia específico, há alguns chás para cabelos oleosos que você pode testar.

Os chás de urtiga, de canela e verde são uma ótima opção para quem deseja combater a oleosidade dos fios, que pode se tornar muito incômoda. Eles irão reduzir a quantidade de óleo sem deixar o cabelo desidratado, o que é essencial nesse tipo de tratamento.

Sem acrescentar açúcar, ferva 200g da erva escolhida em dois litros de chá. Depois, você pode enxaguar os cabelos com a mistura e deixá-la agir por dez minutos. Existe também a possibilidade de borrifar a preparação no couro cabeludo logo depois de lavar, ou de deixar os cabelos secarem naturalmente depois da aplicação do chá. Veja qual funciona melhor para você!

Chás para cabelos descoloridos

Os cabelos descoloridos em geral são ressecados, já que a química para torná-los mais claros pode ser muito agressiva para os fios. Então, é importante optar por chás que promovem hidratação e que combatem a queda.

Mulher de costas para a câmera com o cabelo descolorido.
ScottWebb / Pexels

O melhor chá para hidratar o cabelo é o chá verde. Você já deve ter percebido que ele pode ser utilizado para muitos fins, e é por isso que você sempre pode testá-lo no seu couro cabeludo. Lembre-se de enxaguar os fios dez minutos depois de aplicar o líquido frio, para preservar a cor que você desejou ter.

O chá de goiaba no cabelo é uma opção segura para combater a queda dos fios, principalmente se você souber que a queda está sendo causada pela descoloração. Pegue as folhas da goiaba e ferva todas juntas. Quando a mistura esfriar, aplique no seu cabelo e aguarde alguns minutos antes de enxaguar.

Chás para clarear o cabelo

Se o seu desejo para os fios é clareá-los, não perca o seu tempo. Em vez de procurar por muitos chás para clarear o cabelo, aposte no chá de camomila, que trará resultados de forma rápida, sem desidratar os fios.

É comum que muitas pessoas fiquem com a cabeça no sol depois de umedecer o cabelo com o chá de camomila sem açúcar, mas isso não é necessário. Inclusive, pode ser perigoso se expor ao Sol sem proteção. Então, apenas espalhe o chá no seu cabelo por alguns dias e perceba como aos poucos ele ficará muito mais claro!

Mulher de cabelos claros encaracolados.
YanKrukov / Pexels

Os resultados podem variar dependendo da cor que é o seu cabelo. Para cabelos que já são claros, por exemplo, será preciso aplicar o chá de camomila no cabelo menos vezes do que para uma pessoa que tem os fios mais escuros. Ainda assim, irá funcionar em ambos os casos.

Como fazer uma hidratação com chá?

Para fazer uma hidratação com chá nos seus cabelos, você vai precisar de alguns ingredientes além das ervas. Nesse caso, você irá utilizar chá verde, uma máscara de hidratação que você já tem o hábito de usar e um pouco de Bepantol, aquela pomada.

Primeiro, prepare o chá verde bem concentrado, em aproximadamente 100 ml. Depois, você deve acrescentar os outros ingredientes de forma a criar uma pasta, que será aplicada no couro cabeludo. Massageie a região e deixe a mistura agir por alguns minutos. E então, você já pode enxaguar.

Você também pode gostar

Assim que o cabelo secar, você vai perceber que os fios estarão mais soltos e mais macios, como se espera de uma boa hidratação. É provável que eles também cresçam mais rápido e com mais saúde!

O uso de chás nos cabelos é uma maneira eficiente de limpar o couro cabeludo e de trazer mais saúde para os fios com ingredientes naturais. Conheça o seu cabelo, defina um objetivo e escolha os chás que preparamos para ter o visual que você sempre sonhou, sem gastar muito!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]