Convivendo Ervas e Chás Faça você mesmo Saúde Integral

Como usar chá nos cabelos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Já sabemos que o uso de chás é essencial no dia a dia, principalmente para acalmar e equilibrar o ser. Mas você sabia que podemos usar os chás para cuidar dos nossos cabelos?

Cada um tem propriedades específicas, podem te auxiliar na redução da oleosidade, no crescimento e até para clarear o cabelo.

Com essa onda de tratamentos cada vez mais naturais, principalmente nos cuidados com a beleza, os chás são a escolha, pois não possuem conservantes, muito menos ingredientes sintéticos. Se você escolher tratar o seu cabelo com os chás, lembre-se de sempre escolher ervas de boa qualidade, para que as propriedades sejam mantidas por completo.

Se o seu cabelo é muito oleoso, aposte no uso de chá de Urtiga, no chá de Canela e no chá Verde. Estes chás têm propriedades que equilibram o couro cabeludo, reduzindo gradualmente a oleosidade.

Para utilizá-los, ferva por 10 minutos duas xícaras de água em fogo baixo, adicionando uma colher da erva seca escolhida. Espere esfriar para começar o uso como último enxágue do cabelo, após o shampoo e o condicionador, ambos normais. Para facilitar a aplicação, coe o chá e utilize um borrifador, concentrando-se no couro cabeludo. Massageie bem. Não precisa de enxágue.

Agora, se você tem o cabelo mais claro, o chá de Camomila e os chás Cítricos podem te ajudar a deixá-lo mais claro ainda.

A Camomila por si só é muito conhecida por ter esse efeito clareador dos fios e os chás cítricos iluminam o cabelo quando estão expostos ao sol.

Para fazer este chá, ferva três xícaras de água, adicione de três a quatro saquinhos de chá de camomila, ou então, da erva, coloque também de três a quatro colheres de sopa da casca de laranja. Após ferver, tampe e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Coe o chá e utilize um borrifador.

Já a aplicação é um pouco diferente. Após lavar os cabelos, aplique o chá antes do condicionador, aplicando-o no couro cabeludo e nos fios. Massageie bem e deixe agir por cerca de 10 minutos. Enxágue com água fria e finalize como de costume. Tente repetir essa aplicação até 3 vezes por semana para obter melhores resultados.

Se você é bem morena, mas gostaria de escurecer o seu cabelo sem o uso de tinturas, o chá de Sálvia, o chá de Henna e o chá Preto podem te ajudar.

Utilizando-os regularmente, você pode até conseguir escurecer o seu cabelo de forma semipermanente.

Nesta receita, você deve utilizar uma colher de sopa da erva escolhida para cada xícara de água. Ferva em fogo médio e só depois adicione a erva. Tampe e deixe ferver por mais 15 minutos. Coe este chá e deixe esfriar. Para facilitar a aplicação, não se esqueça do borrifador.

Aplique o chá no couro cabeludo e nos fios após lavar o cabelo e antes do condicionador. Massageie bem, deixe agir por cerca de 10 minutos, após, enxágue com água fria. Finalize como preferir. Para ver os resultados, é indicado usar este chá por pelo menos três vezes na semana.

Para quem sofre com a caspa, o chá de Sálvia e o chá de Manjericão são uma boa pedida.

Estas duas ervas possuem propriedades antibacteriana e também são hidratantes, ou seja, são ótimas para tratar o couro cabeludo que está com escamas e com caspa. Mas, atenção, o chá de Sálvia também tem propriedades de escurecimento do cabelo.

Para preparar este chá, você deve colocar quatro xícaras de sopa da erva escolhida, em três xícaras de água e leve ao fogo médio. Ferva por cerca de 15 minutos e depois deixe esfriar.

Aplique em todo o couro cabeludo após o uso do condicionador. Certifique-se de fazer muita massagem para ativar a circulação sanguínea.

Se o seu cabelo tem caído bastante, aposte no chá de Jaborandi, no chá de Bétula e no chá de Alecrim.

O chá de Jaborandi, por exemplo, tem altas propriedades que estimulam o crescimento dos fios e também para evitar a sua queda.

Para fazer este chá, coloque uma colher de sopa de erva em uma xícara de água já fervida. Tampe e deixe a infusão agir por 10 minutos. Espere esfriar e coloque em um borrifador para facilitar a aplicação.

Já a utilização deve acontecer uma vez por dia, direto no couro cabeludo. Lembrando sempre de massagear bastante para ativar a circulação e também para ajudar na absorção.

Por fim, para fazer seu cabelo crescer mais rapidamente, o correto é utilizar o chá de Alecrim, o chá de Jaborandi, o chá Verde e o chá Preto.

O alecrim, por exemplo, age como cicatrizantes e tem uma alta concentração de vitaminas e minerais, estimulando o crescimento e até prevenindo a queda do cabelo.

Prepare este chá com 3 colheres da erva escolhida, em 3 xícaras de água. Deixe ferver por 15 minutos, e após este processo, o chá deve descansar por cerca de 1 hora.

Utilize-o em todo o cabelo, após a utilização do condicionador. Lembre-se de massagear bem!

Porém, antes de utilizar qualquer tipo de chá no seu cabelo, procure sempre um dermatologista, pois, muitas vezes, os problemas nos fios podem estar atrelados com outras disfunções na sua saúde.


Escrito por Gabrielle Carreira da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]