Autoconhecimento Comportamento

Como Fazer seu Medo Ser seu Aliado para Falar em Público

Mulher gesticulando com as mãos enquanto dá um discurso em um pequeno microfone.
Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva

Muita gente tem algum nível de medo de falar em público, e isso é tido como algo ruim. No entanto, se bem utilizada, essa emoção pode ser sua aliada para falar diante de muita gente.

Para que você possa compreender melhor, imagine dois escaladores de montanha: um tem certo nível de medo de altura, enquanto o segundo não tem medo algum. Enquanto o primeiro toma todas as precauções necessárias, o segundo acaba muitas vezes abdicando de itens de segurança, devido ao seu alto grau de confiança. Por não ter medo, o segundo escalador está arriscando sua vida.

Microfone em pedestal, e fundo desfocado.
Pexels – freestocks.org

Voltando ao medo de falar em público, quem tem uma aptidão natural ou é extremamente extrovertido pode ser que não se prepare tanto para uma apresentação. Já alguém com algum tipo de medo tem tanta preocupação que fica atento a todos os detalhes e se prepara muito.

Por um possível medo de esquecer o que vai dizer, essa pessoa acaba ensaiando muito para o que vai apresentar e acaba tendo um domínio completo do assunto. Então, de certa forma o medo pode ser um aliado para que você sempre esteja o mais preparado possível na hora de fazer uma grande apresentação.

O medo não pode te parar

Ter um pouco de medo ou receio é algo positivo. Sentir um frio na barriga é uma das coisas mais naturais no ser humano. Inclusive grandes artistas que estão acostumados a se apresentar para milhares de pessoas relatam que continuam sentindo aquele frio na barriga. Aliás, muitos dizem que, quando um artista deixa de sentir isso, é hora de encerrar a carreira, pois já não encontra mais motivação para fazer seu trabalho.

Você também pode gostar

Mas se você fica MUITO nervoso antes de falar em público, isso não é tão positivo assim, porque pode te travar ou prejudicar o desempenho da sua apresentação. Se a sua mão treme demais e sua voz mal consegue sair, é porque o medo tomou conta de você e está te atrapalhando.

É possível acabar com o medo?

Se o medo que você sente é grande a ponto de te travar ou te atrapalhar, você precisa se livrar dele. Existem algumas maneiras de exterminar o medo de falar em público ou então controlá-lo.

Em primeiro lugar, encontre a origem do medo e a causa desse mal-estar (suar, tremer, ficar vermelho, gaguejar), para então tratá-lo. Nesse caso, a grande sacada é se perguntar: “Por que eu estou com medo de falar em público? Quando surgiu esse medo?”. O nosso cérebro está sempre tentando nos manter na zona de conforto para gastar menos energia possível. É o nosso instinto primitivo de sobrevivência. Portanto, para perder esse medo, você precisará sair dessa zona de conforto, ou seja, encarar o que te aflige.

Mas como fazer isso? Substituindo o pensamento que você tem sobre si mesmo – como, por exemplo, “Não consigo falar em público”, “Sou um fracasso quando falo para muita gente” – e, principalmente, alterando também seu sentimento. Então diga e SINTA: “Eu sou capaz de falar em público”, “Eu consigo me expressar para muitas pessoas”. Enfim, crie e repita para si mesmo sua própria frase, sentindo-a, claro!

Possivelmente o bloqueio foi criado a partir de alguma situação da infância e ficou registrado no subconsciente. Você talvez ainda se sinta frágil, impotente, da mesma forma como se sentiu na situação que gerou o bloqueio.

Dê um conteúdo novo à sua mente para que ela acione o comando certo ao seu corpo na hora de falar para uma plateia. A mente apenas obedece ao comando que registramos.

Plateia em auditório assistindo palestra, de homem que fala de costas para a câmera.
Pexels – ICSA

Se seu bloqueio é muito grande, talvez você precise da ajuda de um profissional. Mas não tenha vergonha de buscar ajuda, essa situação é muito comum, e os profissionais da área estão aí para isso. É só não ter vergonha de reconhecer e dar o passo necessário: pedir ajuda!

Diante da situação do medo, você tem duas opções: ou encara esse medo que te domina ou lida com essa dificuldade para o resto da vida. Por mais que você pense que não vai enfrentar muitas situações em que precise falar em público, isso é um engano, pois o ser humano é um ser que vive em grupo e precisa sempre se comunicar.

Podem existir muitas situações em que falar bem em público pode ser importante para você. Os benefícios de ter uma boa oratória são inúmeros, sem contar que a satisfação de ter se superado e derrotado o medo de falar em público será indescritível. Faça do seu medo um trampolim para sua melhoria pessoal. Estude, faça cursos, treine, busque desafios de se expor ao público. Faça de seu medo seu aliado!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva