Autoconhecimento Educação dos filhos

26 tópicos para pais e mães

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Içami Tiba foi um dos maiores estudiosos sobre educação familiar e escolar que o Brasil já teve. Seus estudos até hoje nos transmitem informações muito valiosas de como podemos educar nossos filhos da forma mais harmônica possível.

Selecionamos 26 tópicos que Içami Tiba destacou como orientações importantes para educar os filhos:

1 – A responsabilidade da educação nunca deve ser transmitida totalmente à escola. Antes de tudo, os pais sempre serão os responsáveis pela educação dos filhos.

2 – Não se coloca uma criança de castigo dentro do seu quarto. Hoje em dia há muitas distrações e diversões que as crianças podem se entreter nesse ambiente.

3 – Faz parte da educação a punição por algo que a criança fez de errado. Mas a punição deve ser justa, nunca em excesso.

4 – Sempre se deve ouvir os dois lados da história. Se a criança está em algum conflito (levou uma punição na escola, por exemplo), você deve ouvir o que os professores e colegas têm a dizer também, não somente o seu filho.

5 – Informação e conhecimento são coisas diferentes. Informação é apenas saber sobre algo. Conhecimento é quando a informação é utilizada e aplicada no dia a dia. Incentive os seus filhos a terem conhecimento.

6 – A autoridade é algo que deve ser tanto do pai quanto da mãe. O casal deve trabalhar junto para não haver incoerências dentro de casa.

7 – Os pais precisam deixar claro para a criança qual é a hora certa de se alimentar e como comer de forma saudável.

8 – Em relação ao conteúdo aprendido na escola, é importante a criança saber demonstrar que realmente aprendeu e não somente decorou.

9 – A produtividade é algo que deve ser ensinada desde cedo. Ensine o seu filho a dar sempre 100% de si em tudo o que faz.

10 – No momento adequado, eduque seu filho sobre como ter prazer na vida de forma saudável e consciente. Seja transparente com assuntos relacionados a drogas e gravidez.

11 – Ensine que gravidez precoce é algo que pode prejudicar a vida da pessoa para sempre. Eduque e ensine o que é o sexo seguro e consciente.

12 – Não aceite agressões de seu filho por motivos relacionados à drogas. Deixe bem claro os limites para serem respeitados.

13 – A mãe deve saber o momento de retirar-se. Um distanciamento do filho, em alguns casos, pode ajudar a reestabelecer o respeito entre os dois.

shutterstock_324364073

14 – O pai não deve levantar a voz para o filho para brigar. Se ambos estão nervosos, a melhor coisa é esperar a calma vir para conversar de forma respeitosa um com o outro.

15 – Há aprendizados que vem na vitória, outros que vem com a derrota. Ensine o seu filho que não é vergonha perder, desde que sempre tenha um aprendizado que ajude-o a crescer e evoluir como pessoa.

16 – Não presentei o seu filho por ter feito algo que era obrigação dele. Por exemplo, ser educado ou respeitar os outros.

17 – Não deixe os avós interferirem demais na educação, que é responsabilidade dos pais. É obrigação dos pais educar os filhos.

18 – Se a mãe ou o pai tem problemas psicológicos, deve procurar tratamento. Não deixe que seus problemas afetem o crescimento e a saúde mental da criança.

19 – A mãe não deve “engolir sapos” do filho. Estabeleça uma relação de respeito sempre.

20 – Ensine a diferença entre videogame e realidade. Na vida real não existe segunda chance ou vidas infinitas.

21 – Conheça os professores de seu filho. Professor deve ser um líder e inspirar seus alunos.

22 – Se o filho mora longe, aprenda a utilizar a tecnologia para manter contato. A internet é uma aliada para manter relacionamentos.

23 – Não deixe o filho como o centro do universo na casa. Ensine que cada membro da família tem seus deveres e responsabilidades. Existe hierarquia, mas ninguém é melhor do que ninguém.

24 – Crianças mimadas têm tendência para cair no mundo das drogas. Não deixe seu filho mimado.

25 – Ensine que, se o filho quer palpitar em conversa “de adulto”, ele deve aprender a argumentar e apoiar a sua opinião em algo. Não incentive o “quero por que quero”.

26 – Educação financeira é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você vai dar ao seu filho. Ensine-o a usar o dinheiro de forma inteligente.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras. 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]