Maternidade Consciente

Gravidez depois dos 40 anos muda muito?

Mão grávida com filho mais velho no colo
Merikol Duarte
Escrito por Merikol Duarte
A

 minha primeira gestação aconteceu quando eu tinha 29 anos. Fui mãe aos 30 anos de idade. Várias perguntas permeavam a minha mente: Engravidei, e agora? Serei mãe aos 30? Como será que me sairei como mãe? Será que darei conta? Será que nascerá saudável?

Surgiram algumas dúvidas, medos, receios e, ao mesmo tempo, fui tomada por uma onda de amor e de alegria enorme. Percebi que, dentro de mim, estava nascendo um ser cheio de luz, que mês a mês cresceria dentro e que seria uma experiência única. Vou ser mãe!

Corpo de mulher grávida visto de frente

Confesso que foi um misto de emoções. Recebi apoio do meu marido na época, da minha família e dxs amigxs. Mês a mês, pude acompanhar a evolução da vida que crescia em mim. A cada exame, uma novidade. Pude ouvir seu coraçãozinho, ver as suas mãozinhas na boca, no nariz. Sentia os “chutes” na minha barriga. E ao receber a notícia de que seria “uma menina”, fui tomada por uma forte emoção, pois sempre achei que quando fosse mãe, seria mãe de uma menina. Quanta benção!

Durante o pré-natal, decidi que gostaria que o parto fosse normal, e assim foi. Foi um parto lindo. A médica que me acompanhou durante a gestação foi quem realizou o parto, que aconteceu num clima zen, regado a luz de velas, mantras, incensos… Foi lindo demais! Pude contemplar momentos de paz antes do parto. Durante ele, percebi quanta força eu tinha. E haja força e respiração! rs

Mão grávida caminhando de mãos dadas com filha pequena
Você também pode gostar de:

E agora, aos 41 anos de idade, descobri que serei novamente mãe de uma menina! A notícia foi uma surpresa, porém desta vez sinto-me mais tranquila, menos ansiosa e preparada para a gravidez depois dos 40.

Mulher grávida com as mãos na barriga

A obstetra que está acompanhando a gestação me disse que devido “à minha idade”, esta é considerada uma gravidez de risco. Como na primeira vez, sigo à risca o pré-natal desde o início. É claro que, após 11 anos, percebi que houve um aumento na quantidade de exames que me pedem, no entanto me mantenho em paz. Tenho um enorme apoio do meu marido, da minha filha (que sempre me pedia uma irmã) e da família. Já estamos quase na reta final e desta vez não achei necessário prepararem um chá de bebê para nós nem estou com pressa para preparar o enxoval. Já ganhei algumas coisas, compramos outras, como berço e carrinho, mas sigo sem pressa, mesmo estando no oitavo mês. Sei que a nossa filha será recebida com muito amor e alegria e que agora comprarei os itens básicos para que possamos ficar tranquilos nos primeiros meses de vida da nossa filha.

E uma pergunta que muitos me fazem: e quanto ao tipo de parto, já escolheu? Sim. Pretendo que seja parto normal, mas é claro que, dependendo das circunstâncias, se for necessário realizar cesárea, tudo bem. Que seja feita a melhor escolha para o nosso bem. Estou bastante confiante e acredito na providência divina. Que assim seja! Com amor, seguimos.

Sobre o autor

Merikol Duarte

Merikol Duarte

Sou uma pessoa inquieta que adora novos desafios.

Atuei durante mais de 20 anos no corporativo, em que passei por algumas empresas importantes, em cargos de gerência, coordenação... Fiz publicidade e propaganda, formação em yoga, PNL, CNV, reiki... e, a partir de diversos cursos, vivências, retiros, imersões de que participei ao longo dos anos, decidi me colocar a serviço do Universo, e resolvi linkar esta experiência com algo que fizesse o meu coração vibrar e passei a oferecer práticas voltadas ao autoconhecimento e desenvolvimento humano.

Facilito vivências integrativas, workshops, aulas, palestras, retiros, em que utilizo alguns recursos da PNL (programação neurolinguística), CNV (comunicação não violenta), yoga, meditação, reiki, degustação às cegas para grupos em empresas, eventos, escolas, instituições e espaços.

Contatos:

Email: [email protected]
Facebook: @MerikolDuarte88
Blog: inspirarser.wordpress.com
Site: merikolduarte.com.br
Instagram: @merikolduarte
Youtube: Canal MeriKol DuArte
Linkedin: MeriKol DuArte