Autoconhecimento Coaching

4 Lições que você aprende depois de cometer erros no trabalho

Ludmilla Torres
Escrito por Ludmilla Torres
Seja a solução

“Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas me ensinaram a ter tolerância, simpatia, autocontrole, perseverança e outras qualidades. Sem essas adversidades, eu jamais as conheceria.”

Napoleon Hill

Ninguém começa o dia dizendo: “Hoje eu vou errar!”. Sempre que estamos empenhados e realizando algo, esperamos que o melhor resultado aconteça. Fazemos um planejamento e entramos em ação. Um bom planejamento faz uma grande diferença na execução de uma tarefa. Mais saiba que imprevistos sempre acontecem e erros também. A diferença é como você encara esse erro. Você se culpa? Tem medo de julgamentos? Medo de chegar ao conhecimento de terceiros? Se bombardeia com frases como: “Por que eu fiz isso? Que estupidez a minha…”

Primeiro passo: não se desespere. Pare, respire fundo e pense: O que provocou esse erro? Aprenda com o erro, assuma a sua responsabilidade e foque na solução. Outra dica é viver o momento presente. Muitas vezes estamos tão preocupados com outras atribuições  que não nos dedicamos 100% àquele momento.

Mostre a cara

Ok, eu errei. Já sei o porquê do erro e já tenho algumas alternativas para  corrigi-lo.

Segundo passo: Quem devo informar sobre o ocorrido? Assumir o erro o faz crescer pessoal e profissionalmente, além de enriquecer o seu caráter. Analise a gravidade do erro. Telefonemas e mensagens de texto podem ser um meio de comunicação para casos mais simples. Para casos mais delicados, uma conversa que ocorra pessoalmente e que seja franca evitará mal entendidos e passará credibilidade. Levar alternativas para sanar o problema, faz toda a diferença.

Saiba dizer não

Dizer não é ter pleno conhecimento de seus limites e também de sua capacidade.  Se comprometa com a excelência sempre. Se você percebeu que o desafio é elevado e que não possui competências e habilidades necessárias para encará-lo ou, não terá tempo hábil para fazer a tarefa solicitada com qualidade, diga não! Abraçar o mundo pode deixá-lo ansioso e preocupado e desta forma prejudicar a sua saúde, assim como se comprometer e não entregar o combinado pode deixar marcas desnecessárias na sua carreira e na vida. Liste suas prioridades.

Não se abale

Cheerful Young Woman Listening Music At Work

Você sabe das suas qualidades e o que fez você chegar onde está hoje. Se na sua caminhada, algo não sair conforme o planejado, aprenda com a situação e siga em frente.

Quando estamos cientes dos nossos valores, da nossa missão e do nosso propósito de vida, podemos até sair do trilho, mas teremos resiliência e sabedoria de voltar para ele mais fortalecidos e preparados para os novos desafios da vida, e, nada nem ninguém vai nos tirar do nosso caminho, porque sabemos aonde queremos chegar.

Sobre o autor

Ludmilla Torres

Ludmilla Torres

Positive & Business Coaching

Sócia/Diretora na empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas, com especialização em Positive Coaching e Business Coaching, por meio de metodologias cientificamente validadas pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Engenheira Química formada pela Faculdades Oswaldo Cruz, atuou em empresas no ramo de plásticos na área laboratorial, como gerente no segmento de alta renda no setor financeiro, foi sócia proprietária de uma loja de acessórios femininos e sócia proprietária da Empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas Ltda. Certificada em Personal & Professional Coaching, Positive Coaching e Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Certificada pelo ThetaHealing Institute of Knowledge que é uma técnica que ensina a identificar e mudar crenças, sentimentos e padrões bloqueadores, criando imediatamente uma nova realidade para a vida. Conhecimentos que geram resultados maximizados em comportamentos, para uma atuação eficaz com Business, Positive e Executive Coaching.

Contatos:

Email: [email protected]
Telefone (11) 4427-9604 | Celular (11) 99971-7868