Autoconhecimento Energia em Equilíbrio

38 lições de vida que podemos aprender em 38 anos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Dizem que a vida começa depois dos 30. Se ela começa mesmo ou não vai de cada um, mas é inegável que a partir dessa idade ficamos mais experientes nessa linda — mas dura — arte que é viver. O tempo, como diria Cazuza, não para, e nem vai parar. Portanto, quanto mais sabedoria cultivarmos, mais fácil será a nossa jornada — o que não a torna menos prazerosa, é claro —, por isso, leia agora:

38 lições em 38 anos

1. Sempre vença o seu orgulho para pedir desculpas. Ser orgulhoso demais para se desculpar é sempre algo ruim — seus relacionamentos sofrem por nada.

2. Nossos bens são mais do que inúteis, são prejudiciais. Eles não acrescentam valor na sua vida e lhe custam tudo. Não apenas o dinheiro, mas o tempo que você gasta para comprar, preservar, preocupar, arrumar, etc.

3. Vá com calma. Correr dificilmente resolve. A vida é mais bem apreciada quando vivida num bom ritmo.

4. Objetivos não são tão importantes quanto imaginamos. Tente viver sem eles por uma semana. Arrisque, você pode fazer coisas incríveis sem ter metas, e você não precisa controlá-las — o que diminui a burocracia da sua vida. Você fica menos estressado sem objetivos, e é livre para escolher qual caminho seguir sem eles.

5. O momento é tudo que existe. Todas as nossas preocupações e planos sobre o futuro, todos os acontecimentos que ficaram no passado, estão em nossas cabeças e nos distraem, impedindo que vivamos o agora. Deixe tudo isso de lado e concentre-se no que precisa fazer no presente. Dessa forma, qualquer atividade pode ser uma meditação.

6. Quando seus filhos pedirem a sua atenção, dê. Dê ao seu filho toda a sua atenção, em vez de ficar aborrecido com as constantes interrupções. Seja grato por poder passar tempo com quem você ama.

7. Não se envolva com dívidas. Isso inclui as dívidas no cartão, na vida estudantil, em casa e cobranças pessoais. Nós pensamos que elas são necessárias, mas não são. Acabam causando mais dor de cabeça do que valem a pena, podem arruinar nossas vidas e custam muito mais do que podemos pagar. Gaste menos do que você ganha, siga assim até ter dinheiro.

8. Está tudo bem não ser “o legal”, “o popular”. Na juventude, passamos tempo demais querendo parecer bacana aos olhos dos outros e, até então, ainda não sabemos que legal mesmo é ser você mesmo.

9. O único marketing que você precisa é um incrível produto. Se for bom, as pessoas compartilharão esse fato por você. Todo outro tipo de marketing é falso.

10. Nunca envie um e-mail ou mensagem que seja inadequada para os olhos do mundo. Nessa era digital, você nunca sabe o que esperar dos olhos do público.

11. Você não pode motivar as pessoas. O máximo que você pode fazer é inspirá-las com as suas ações. As pessoas que pensam poder utilizar a “ciência” comportamental ou técnicas de administração não passaram tempo o suficiente observando os demais.

12. Se você se encontrar nadando com todos os outros peixes, vá para o outro caminho. Eles também não sabem para onde estão indo.

13. Você vai perder um monte, mas tudo bem. Vivemos tão preocupados em experimentar tudo, não perder nada importante, que nos esquecemos do simples fato de que não podemos viver tudo. Essa realidade física diz que nós vamos perder muitas coisas. Não podemos ler todos os bons livros, assistir a todos os bons filmes, encontrar todas as pessoas incríveis. Mas o segredo é: a vida é melhor quando não tentamos fazer tudo. Aprenda a aproveitar o lado da vida que você experimenta e ela transformará tudo numa maravilha.

14. Os erros são a melhor forma de aprendizado. Não tenha medo de cometê-los. Também tente não cometer os mesmos mais de uma vez.

15. As falhas são os degraus do sucesso. Sem falhar, nunca aprenderemos como ser bem-sucedidos. Portanto, em vez de evitar esse processo por medo, tente falhar.

16. Descansar é mais importante do que você imagina. As pessoas trabalham muito, esquecem de descansar e, então, passam a odiar seus empregos. Na prática, você vê isso constantemente: pessoas treinando para uma maratona, ficando queimadas por não darem tempo aos seus músculos e articulações se recuperarem. Pessoas que se sobrecarregam, sem entender que é no descanso que seus corpos ficam mais fortes, sempre acabam mais estressadas.

17. Há poucas alegrias como um bom livro, uma boa caminhada, um bom abraço ou um bom amigo. E todas elas são de graça.

18. Não ficamos fitness durante a noite. Esse é um processo longo e que fornece muitos aprendizados.

19. O destino é apenas uma parte da jornada. Ficamos tão preocupados sobre nossos objetivos, nosso futuro, que perdemos grandes coisas ao longo do caminho. Se você se obcecar com um objetivo, você não vai aproveitar quando finalmente chegar lá. Você ficará assustado sobre seu próximo passo, ou próximo destino.

20. Uma boa caminhada cura a maior parte dos problemas. Quer perder peso e ficar saudável? Caminhe. Quer aproveitar a vida e gastar menos? Caminhe. Quer curar o estresse e limpar a cabeça? Caminhe. Quer meditar e viver o momento? Caminhe. Enfrentando algum problema da vida pessoal ou do trabalho? Caminhe, sua cabeça dará uma arejada.

21. Deixe as expectativas de lado. Quando você cria expectativas sobre alguma coisa — uma pessoa, experiência, férias, trabalho, livro — você coloca tudo numa caixa que não tem nada a ver com a realidade. Você idealiza algo (ou uma pessoa) e então tenta moldar a realidade a esse ideal, e muitas vezes acaba se desapontando. Em vez disso, viva a realidade como ela é, aprecie e seja feliz por ela ser como é.

22. Dar é muito melhor do que receber. Dar sem nenhuma expectativa, sem esperar nada em troca, é um ato lindo e puro. Muitas vezes damos algo e esperamos algo igual de retorno — ao menos seja grato ou reconheça seus esforços. Tente deixar de lado o que você precisa e apenas entregue-se.

23. A competição raramente é tão útil quanto a cooperação. Nossa sociedade está direcionada para a competição — rasgar as gargantas uns dos outros e sobreviver quem é o mais apto. Mas os seres humanos são destinados a trabalhar juntos para a sobrevivência da tribo, e a cooperar com nossos recursos a fim de permitir que cada um contribua com o que pode. Isso requer um esforço conjunto de habilidades de outras pessoas, mas é algo que vale muito a pena.

24. A gratidão é uma das melhores formas para encontrar a felicidade. Frequentemente ficamos descontentes sobre nossas vidas, desejamos mais, pois não percebemos o quanto já temos. Em vez de se concentrar no que você não tem, seja grato pelas incríveis bênçãos que tem recebido: seus entes queridos e os simples prazeres, a sua saúde, a música, a visão, os livros, a natureza, a beleza e capacidade de criar, etc. Seja grato todos os dias.

25. Ter compaixão pela vida dos outros é mais do que prazer. Muitas pessoas zombam o vegetarianismo porque amam muito o gosto da carne e do queijo, mas eles estão colocando seus prazeres acima do sofrimento de outros seres. Você pode ser perfeitamente saudável com uma dieta vegetariana (ou até vegana). Assim, matar e torturar animais é absolutamente desnecessário. Ter compaixão é uma maneira muito mais gratificante de viver a vida, do que fechar os olhos para o sofrimento.

26. Nossos gostos mudam. A maior prova disso encontra-se no nosso paladar. Portanto, não tenha medo de experimentar.

27. Crie. O mundo é cheio de distrações, mas poucas são tão importantes como a criação.

28. Invista em novas perspectivas. Geralmente, quando estamos muito preocupados é porque perdemos a nossa perspectiva. Num âmbito mais abrangente, esse problema não significa quase nada. Essa batalha que estamos enfrentando com uma outra pessoa é algo que não importa nada. Deixe para lá e siga em frente.

29. Não passe muito tempo sentado. Isso pode te matar. Mova-se, dance, corra, brinque.

30. Use a magia do interesse composto. Invista cedo e crescerá como se fosse alquimia. Viva com pouco, não tenha dívidas, economize o que puder, invista em fundos mútuos e veja seu dinheiro crescer.

31. Todos nós somos educados na escolha, e todos vemos na mídia (notícias, filmes, livros, revistas, Internet) que existe uma visão de mundo que estamos destinados a nos conformar. Descubra essa visão de mundo e questione-a. Questione se existem alternativas e investigue-as. Dica: as empresas exercem grande influência nas nossas fontes de pesquisa.

32. Aprenda a arte da empatia. Muitas vezes julgamos os outros sem ter informação suficiente. Devemos tentar entendê-los, nos colocarmos em seus lugares, e começar a assumir que os outros fazem o que fazem por uma boa razão, se nós entendermos o que eles estão passando. A vida fica muito melhor uma vez que aprendermos essa arte.

33. Faça menos. Muitas pessoas tentam fazer demais. Elas enchem a vida com checklists e tentam eliminar cada uma como se fossem máquinas. Livre-se dessas listas e descubra o que é realmente importante. Pare de ser uma máquina e concentre-se no que você ama. Faça isso com amor.

34. Nenhum pai ou mãe sabe o que está fazendo. Todos fingimos e esperamos estar acertando. Algumas pessoas focam nos detalhes e perdem a diversão. Eu apenas tento não confundir muito, mostro a eles que são amados, aproveito os momentos que posso estar junto, mostro que a vida é divertida, e peço para que sigam o caminho que desejarem para que se tornem as pessoas incríveis que querem ser. Que eles já são.

35. O amor vem de muitas formas, mas o mais puro encontra-se no saber amar cada com suas qualidades e defeitos.

36. A vida é um sopro. Você pode sentir que tem muito tempo, mas ele passa mais rápido do que imagina. Seus filhos crescem num piscar de olhos. Cabelos grisalhos nascem antes mesmo de você terminar de fazer a sua vida. Por isso, aprecie cada momento.

37. O medo tentará te parar. As dúvidas tentarão te parar. Você ficará tímido para fazer grandes coisas, aventurar-se em novos mundos, criar algo novo, tudo por causa do medo e das dúvidas. Isso acontecerá no fundo da sua mente, onde você mal percebe que existe alguma atividade. Livre-se desses sentimentos. Jogue uma luz neles. Bata neles, corte-os. Faça isso de qualquer maneira, porque seja lá o que eles te digam, eles estão errados.

38. Temos muito o que aprender, frequentemente sabemos que, na verdade, tudo que sabemos está errado, principalmente nessa era da informação em que tudo muda a cada segundo. Não tenha medo de aprender.

Leve nossas dicas com você, mas lembre-se que certas coisas só se aprendem vivendo. Desejamos toda sorte nessa sua jornada até os 38, mas independentemente disso, se você aprendeu alguma lição que não abordamos, conte para nós nos comentários! Afinal, cultivar a sabedoria é sempre o melhor caminho.


Texto escrito por Amanda Magliaro da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]