Autoconhecimento Comportamento

4 palavras que arruínam os relacionamentos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Palavras são um recurso incrivelmente poderoso. Elas podem ferir, curar, inspirar e arruinar. Aprender a língua de um forte e saudável relacionamento ou casamento leva tempo e persistência, mas dizer certas palavras regularmente pode acabar causando um dano irreparável na relação. A seguir temos quatro palavras destinadas a abalar seu relacionamento.

Nunca

“Nunca” causa uma sensação de fim e desespero. Quando você diz “nunca”, você está dizendo ao seu parceiro que ele não é bom, nunca será e que não há esperança. É uma frase de tudo ou nada que não é bom de se ouvir, impossibilita a pessoa de ter a boa vontade de mudar a situação, e acaba impedindo a chance de haver um acordo entre as partes.

Você

A palavra “você” vem com um imaginário dedo indicador. É algo acusador, e se a pessoa que ouvir já estiver se sentindo vulnerável, defensiva ou emotiva, não importa o que você diga depois de “você”, ela interpretará como uma acusação.

Sempre

Como “Nunca”, “Sempre” é uma palavra a ser evitada. Quando você diz “sempre”, você estáfalando ao seu parceiro que ele está errado e você está certo. É uma palavra tudo ou nada, que não se dispõe a entender, aprender ou melhorar.

Mas

Quando você diz “mas”, você nega tudo o que foi dito anteriormente. Por exemplo, “Eu realmente gostei que você tenha lavado os pratos, MAS ___. Isso invalida sua mensagem e torna uma afirmação positiva em uma negativa. É uma conjunção que não constrói uma verdade, credibilidade e familiaridade. Outras palavras parecidas para se evitar também são “entretanto” e “contudo”.

Pare um pouco e pense sobre o impacto das palavras antes de dizê-las ao seu parceiro. Faça um esforço para criar uma frase poderosa que mostre sua intenção de ser amável, ao invés de machucar, controlar, assustar ou afastar a pessoa que você ama.

Encontre palavras que levem à intimidade, ao bem-querer.

Isso pode incluir frases como, “Eu percebi que quando ___, você reagiu ___”. “Quando você faz ___, eu me sinto ___”. “Significaria muito para mim se você pudesse ___, porque quando você faz ___, eu me sinto ___”. E: “Eu quero que nossa relação seja boa para nós dois. Como podemos nos aproximar de modo que nós dois possamos nos sentir ouvidos, aceitos e amados? “

Aprender novas maneiras de se comunicar e se relacionar não é fácil, mas é algo que pode ser feito e que beneficiará seu relacionamento imensamente.


Escrito por Amanda Magliaro da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]