Autoconhecimento Comportamento Energia em Equilíbrio

A palavra “poder” usada de forma positiva e a nosso favor

Mulher surpresa segurando um balão de fala
Dean Drobot / Canva
Escrito por Dulcineia Santos

Sandra Ingerman diz que “poder é a habilidade de transformar energia.” Se pensarmos que tudo é energia, conseguimos entender a importância dessa palavra: pelo poder, transformamos dinheiro, saúde física e mental, enfim, tudo. Não é à toa que às vezes a palavra “poder” é usada como sinônimo de Deus (ex.: o poder que criou tudo).

É também nesse sentido que o Deepak Chopra faz uma conexão entre poder e abundância ao dizer que quando nos desconectamos do nosso poder pessoal, achamos que a porta da abundância está fechada.

Chopra fez um ciclo de meditações todinho voltado para empoderamento, e definiu poder como “o lugar onde as possibilidades emergem.” Aqui vai um resumo.

Primeiramente, nos sentimos desempoderados porque nos afastamos da nossa essência, ou seja, o entendimento de quem somos realmente. Se “essência” é uma palavra ainda sem significado para você, aqui vão algumas palavras ligadas a ela para que você possa se familiarizar: conexão, presença, clareza, fluxo, respiração, meditação, amor, aceitação, criatividade, expansão, rendição, unidade, deixar ir.

Silhueta de mãos em sinal de meditação
Chinnapong / Getty Images Pro / Canva

Poder começa com clareza, que é não existir imerso na confusão, na dúvida, no medo e complexos de inferioridade. Como falar é mais fácil do que fazer, eu simplificaria dizendo que poder começa com olhar para essas coisas e saber que elas existem dentro de nós (consciência).

O real propósito do poder deveria ser sentir-se realizado (fulfilled) e inteiro (wholeness). Não tem nada a ver com conseguir as coisas do seu jeito ou poder manipular os outros, o que é uma qualidade do ego.

Por onde começar?

O lugar de poder é o agora, o presente. Olhar para o passado e para o futuro desempodera, cria ressentimento, ansiedade. Passado e futuro não guardam possibilidades, lembra? Possibilidade é uma coisa que somente pode ser criada no presente. O poder que cria a mudança, é a consciência.

Amor, alegria, equanimidade são fontes de poder, enquanto o medo, a tristeza e a desigualdade o minam. Parece óbvio dizer isso, mas é bom nos atentarmos para o que sentimos diante de determinada situação ou pessoa, para fazermos escolhas que nos empoderam.

E, para terminar, algumas práticas para se conectar com seu poder pessoal: busque experiências inspiradoras, arte, leitura, natureza e presença por meio da respiração. E procure tomar sol! Em várias tradições, o Sol é ligado ao chakra do plexo solar, que é o chakra ligado ao poder pessoal.

Que o seu poder traga bons frutos!

Sobre o autor

Dulcineia Santos

Dulcinéia Santos é terapeuta multidimensional, life coach e praticante certificada das ferramentas MBTI® de tipos psicológicos e Barras de Access®. É também autora do livro: “A Namorada do Dom”, em que conta sobre as lições que aprendeu nos relacionamentos e sua jornada até a Suíça.

Acredita que a vida é cheia de lições, e que se não as aprendemos não passamos pro próximo nível do jogo. Saiu de casa cedo e foi morar no mundo – agora está na Suíça, onde estudou antroposofia por três anos. Gosta de tomar cerveja no boteco enquanto papeia, de aconselhar, da língua portuguesa, de cozinhar, de ficar só e de flexibilidade de horários. É esotérica, mas acha que estamos encarnados para viver as experiências terrenas com o pé no chão – de preferência dançando.

Formações:
Brain Based Coaching Certification
NeuroLeadership Group - Londres

MBTI® - Myers-Briggs Type Indicator - Step I and Step II
Myers-Briggs Foundation - Florida, USA

Antroposofia
Goetheanum - Dornach, Suíça

Terapia Multidimensional
Genebra - Suíça

Access Bars®
Nyon - Suíça

Contatos:
Site: dulcineiasantos.com

Facebook: Cura de Amor

Youtube: Canal Cura de Amor

Instagram: @dulcineia.curadeamor

Blog: medium.com/@dulcineiasantos

E-mail: [email protected]