Cristianismo

5 lições que podemos aprender na Bíblia

Bíblia aberta em uma mesa. Ao lado há uma xícara com café com leite.
pamela4578 / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A Bíblia Sagrada é o principal livro do cristianismo, chamada de Palavra de Deus, justamente por conter os ensinamentos do Senhor, os quais foram escritos por seus profetas e seguidores. Mais do que um manual de regras, a Bíblia é livro com muitas histórias, com as quais podemos aprender muito em nossas vidas.

Preparamos uma lista com 5 histórias da Bíblia que têm lições muito importantes e que podem nos ajudar em nossa caminhada, seguindo as virtudes ensinadas por Deus e desenvolvendo uma personalidade e jornada alinhadas a Ele. Confira!

Jesus e a injustiça do julgamento

No livro de João (J7:53 – J8:11), há uma famosa história, que deu origem a uma expressão que usamos até os dias de hoje. O relato é conhecido como Perícope da Adúltera e narra a história de um dia em que Jesus foi surpreendido, enquanto ensinava em um templo, por homens que traziam uma mulher adúltera.

“Mestre, esta mulher tem sido apanhada em flagrante adultério. Moisés nos ordenou na Lei que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?”, disseram os homens. Jesus refletiu por algum tempo, então respondeu: “Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro que lhe atire uma pedra”.

Diante disso, ninguém se atreveu a condenar e apedrejar a mulher. Após todos terem saído, constrangidos e reflexivos, Jesus perguntou à mulher se alguém a havia condenado, ao que ela respondeu que não. “Nem eu tampouco te condeno; vai, e não peques mais”, finalizou o Senhor.

A lição: com essa história, podemos aprender duas coisas. A primeira é que o fato de também errarmos simplesmente nos impede de julgar o outro por seus erros. Além disso, vem com a lição da segunda chance para aquele que cometeu um erro, que pode se arrepender e mudar.

A fé e a paciência de Jó

Narra o livro de Jó que esse homem, chamado Jó, era o mais rico do Oriente em sua época, com muitas propriedades, criados e animais. A história conta que o próprio Satanás se surpreendeu com a fé de Jó em Deus, mas que duvidou que aquele homem se manteria fiel se perdesse tudo que havia conquistado até ali.

Então Deus permitiu que Satanás interviesse na vida de Jó. Inicialmente, Jó perdeu seus filhos, seus bens, e sua saúde se deteriorou. Mesmo diante de tanta desgraça, Jó não blasfemou contra Deus, mas se manteve paciente e fiel de que dias melhores viriam. Nem quando Satanás lançou sobre ele a doença da lepra, ele mudou.

Duas mãos quase se tocando.
Jackson David / Unsplash

Conversando com três amigos, Jó vê os três blasfemarem contra Deus, mas se mantém impassível e fiel, ao que o próprio Deus surge e os repreende. Então Jó diz: “Antes eu Te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos Te veem”, enquanto orava por seus amigos que haviam blasfemado.

Vendo aquele homem que, mesmo tendo perdido tudo, ainda orava pela alma dos amigos queridos, Deus se sensibilizou e reverteu o sofrimento de Jó, dando a ele ainda mais do que ele tinha no passado e uma nova família, além de mais 140 anos de vida para aproveitar tudo isso.

A lição: fé. Quando perdemos nossa fé, até o menos desconforto nos abala. Por isso, é essencial que mantenhamos nossa fé e a paciência para entender que as coisas acontecem no tempo de Deus, não no tempo que achamos que é certo.

Jonas e o destino

No livro de Jonas, Deus se manifesta na vida desse homem, Jonas, e pede que ele vá até uma cidade chamada Nínive para profetizar contra os comportamentos iníquos que estavam acontecendo por ali, afastando aquele povo de Deus.

Assustado ou desacreditado da presença do Senhor, Jonas resolve desobedecer às ordens e simplesmente parte em uma viagem pelo mar em outra direção do que aquela indicada por Deus. Então uma forte tempestade se abate sobre barco, e, percebendo que Jonas era o culpado por ela, os marinheiros o jogam ao mar.

À deriva, Jonas só não morre porque é engolido por uma baleia — ali, dentro da baleia, ele passa três dias e três noites. Então ele resolve orar a Deus e pedir ajuda, comprometendo-se a cumprir a missão que lhe foi dada caso seja salvo daquela situação. Em seguida, Deus o salva, e Jonas segue viagem para Nínive, em gratidão.

A lição: não importa quanto tentemos fugir do nosso destino e do que Deus tenha planejado para nós, uma hora ou outra isso vai nos alcançar. Não podemos fugir do que está reservado para nós. A segunda lição é obediência. Quando desobedecemos a alguém a quem devemos respeito, as coisas podem dar muito errado…

Sansão e a vigilância

Sansão era um conhecido nazireu – nome dado aos homens diretamente escolhidos por Deus para conduzir seu povo. Ele foi um dos doze juízes que comandaram Israel. Deus deu a Sansão uma força sobre-humana, que ele usava para combater exércitos inimigos e neutralizar ameaças, como quando matou um leão com suas próprias mãos.

Porém Deus deu a ele uma única ordem, que jamais cortasse seus cabelos, porque sua força vinha dali. Então sucedeu que Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila e, cheio de amor por ela, baixou a guarda e revelou o segredo de que sua força dependia de seus cabelos não serem cortados.

Desenho de Sansão e Dalila em momento vulnerável. Ao fundo há filisteus entrando pela porta.
GDJ / Pixabay

Acontece que Dalila foi paga pelos filisteus, inimigos de Sansão, para revelar sua fraqueza. Então eles puderam capturar Sansão e enfraquecer os exércitos do povo de Deus, fazendo-o perder seu posto de liderança entre os israelitas.

A lição: é preciso que estejamos sempre vigilantes. Não importa se temos a impressão de que podemos confiar em alguém, ter um pé atrás é sempre necessário, porque nunca sabemos de que lado pode vir uma traição.

Pôncio Pilatos e a lavagem das mãos

Quando Jesus foi preso pelos judeus, foi levado a Pôncio Pilatos, que era o governador romano que comandava a região à época. Então Pilatos interrogou Jesus, mas, no final do interrogatório, percebeu que aquela pessoa não era culpada por nenhum dos crimes que lhes foram imputados.

Pilatos entendeu que estava diante de um profeta, mas um profeta que não havia cometido nenhum delito, apenas pregava para o povo. Mas os judeus insistiram na condenação e na morte de Cristo, ao que Pilatos, para não contrariar os desejos do povo, sucumbiu.

No momento em que ele, diante de uma multidão, pergunta se eles preferem ver morto Jesus, o “falso messias”, ou Barrabás, um assassino, e o povo confirma que quer ver a morte de Cristo, Pilatos lava suas mãos em água, como se dissesse: “A decisão é de vocês, não me culpem por ela. Eu me eximo dessa culpa”.

Você também pode gostar

Então Jesus é preso, torturado e crucificado.

A lição: quando vemos um mal ou uma injustiça acontecendo e, como Pilatos, “lavamos nossas mãos”, ou seja, não nos posicionamos contra o mal, tornamo-nos parte desse mal, porque não impedimos que ele aconteça. Portanto devemos tentar impedir o mal sempre, em vez de fecharmos os olhos para ele.

Enfim, essas são algumas histórias da Bíblia que trazem consigo lições muito importantes, como arrependimento, fé, paciência, obediência e vigilância. Se quiser aprender muito mais, comece a ler esse livro tão bonito e importante!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br