Autoconhecimento Comportamento

Arcanjo Gabriel

Imagem de vários anjos sobrevoando a luz solar.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Gabriel é um arcanjo geralmente relacionado à entrega das boas-novas e das mensagens dos Céus. Você quer saber mais sobre a história desse anjo que é um dos mais conhecidos da Bíblia? Entenda mais sobre o que ele representa para os seus fiéis.

Quem é o Arcanjo Gabriel?

O Arcanjo Gabriel é extremamente conhecido nas doutrinas abraâmicas por ser o anjo que anuncia as revelações dos Céus. Assim como o Arcanjo Miguel, ele também é citado na Bíblia em grandes momentos. Na Bíblia Hebraica, Gabriel é mencionado no livro de Daniel – ele é visto como um arcanjo em algumas tradições, mas em outras ele considerado o anjo da morte.

Com base em versículos do livro de Lucas, alguns muçulmanos e cristãos acreditam que Gabriel teria sido o anjo que anunciou o nascimento de João Batista e também o de Jesus. Para os islâmicos, Gabriel foi o mensageiro de Deus que revelou o Alcorão a Maomé e aquele que falou para os profetas quais seriam as suas obrigações.

O Arcanjo Gabriel é visto como o líder dos anjos favorecidos, além de ser conhecido como o espírito da verdade – em algumas crenças, ele é considerado uma expressão do Espírito Santo.

Imagem do Arcanjo Gabriel na Itália.
Imagem de SAJ-FSP por Pixabay

Origem e história do nome Arcanjo Gabriel

O seu nome “Gabriel” vem do hebraico e é constituído por duas palavras: “geber”, que significa “guerreiro”, e “el”, que significa “Deus” – sendo traduzido como “guerreiro de Deus”, “mensageiro de Deus” ou “homem forte de Deus”.

Como já diz o seu nome, ele foi o mensageiro responsável por anunciar o cumprimento de alguns propósitos de Deus para a nação e para a Terra. No Antigo Testamento, ele aparece trazendo boas-novas vindas de Deus para Daniel, explicando com detalhes a visão que o grande profeta teve e, depois, qual seria o destino de Israel – história contida no livro do profeta Daniel. No Novo Testamento, o Arcanjo Gabriel é quem anuncia que Isabel, mulher de Zacarias, terá um filho chamado João Batista – história contida no livro de Lucas.

Além desses fatos que explicam a representatividade do seu nome, foi o Arcanjo Gabriel quem anunciou a Maria que ela daria à luz um menino chamado Jesus. Em seguida, foi esse anjo quem divulgou o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, com o propósito de salvar a humanidade.

Sua aparição na Bíblia

O Arcanjo Gabriel aparece pela primeira vez no livro de Daniel, explicando a ele uma visão (como já dito anteriormente):

– Daniel 8:16: “E ouvi a voz de um homem que vinha do Ulai: ‘Gabriel, dê a esse homem o significado da visão’”.

Depois, o anjo se encontra novamente com o profeta para interpretar e anunciar uma profecia:

– Daniel 9:21-27: “Enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde…”.

Aproximadamente 500 anos após se comunicar com Daniel, o Arcanjo Gabriel foi até Jerusalém para anunciar a Zacarias o nascimento do seu filho João Batista:

– Lucas 1:11-19: “O anjo respondeu: Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para transmitir a você estas boas-novas”.

Nesse mesmo período, ele foi a Nazaré anunciar o nascimento de Jesus Cristo pelo Espírito Santo:

– Lucas 1:26-38: “E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré…”.

Alguns historiadores e intérpretes afirmam que foi o Arcanjo Gabriel quem tranquilizou José sobre a concepção de Cristo em um sonho (Mateus 1:20-25), assim como acreditam que foi ele o anjo que sofreu objeção de um príncipe, quando iria entregar uma mensagem de Deus a Daniel (Daniel 10:13-21), mas essas afirmações não podem ser comprovadas, pois a Bíblia não nomeia o anjo citado nessas duas situações.

Imagem do Arcanjo Gabriel disponível em uma igreja em Praga.
Direitos autorais : sedmak

Como o Arcanjo Gabriel atua em nossas vidas?

Para os católicos, Gabriel é o protetor dos carteiros, dos radialistas e das pessoas que carregam consigo informações – sendo conhecido também como São Gabriel Arcanjo. Ele traz consigo a verdade, o amor e a fraternidade – é considerado o anjo da esperança.

Na humanidade, esse protetor pode atuar na nossa comunicação e abrir os caminhos para as boas-novas. É graças a ele que temos uma das orações do catolicismo mais conhecidas de todos os tempos, que é a “Ave Maria”.

Veja a seguir uma oração poderosa ao Arcanjo Gabriel e uma novena ao anjo:

“São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da Encarnação, mensageiro fiel do Deus Altíssimo, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente e com alegria aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. Arcanjo Gabriel, rogai por nós. Amém.”

Imagem do Arcanjo Gabriel dentro de uma igreja em Nova Iorque.
Imagem de photosforyou por Pixabay

Novena

Você deve separar um horário do seu dia e fazer a seguinte oração, seguida das repetições, por nove dias:

Dia 1

“Ó Maria, e vós, santo Arcanjo Gabriel, com todas as vossas legiões celestes, acompanhai-nos, protegei-nos e preservai-nos das armadilhas de nossos inimigos visíveis e invisíveis. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 2

“Ó Deus, que pela boca do anjo proclamastes Maria cheia de graça, concedei-nos, por sua intercessão, receber a plenitude da Vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 3

“Deus Eterno, nós vos suplicamos com humildade que, assim como anunciastes a alegria da divina maternidade à santíssima Virgem, pela boca do Arcanjo Gabriel, dignai-vos, pelos seus méritos, nos conceder a graça da vossa adoção. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 4

“Ó Deus, que dentre todos os outros anjos escolhestes o Arcanjo Gabriel para anunciar o mistério da Vossa encarnação, fazei, em Vossa bondade, que, após tê-lo venerado sobre a Terra, possamos desfrutar no Céu os efeitos de sua proteção. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Imagem do Arcanjo Gabriel fixada em uma parede de tijolos.
Imagem de jhenning por Pixabay

Dia 5

“São Gabriel Arcanjo, vinde em nosso socorro com as vossas legiões de anjos! Ajudai-nos a nos tornar puros e disponíveis. Fazei que nossas almas se tornem portos de paz onde Nosso Senhor e Nossa Senhora gostem de repousar. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 6

“Santo Arcanjo Gabriel, mensageiro da misericórdia de Deus em favor dos pobres homens, vós que saudastes a Santíssima Virgem com estas palavras: “Ave, cheia de graça”; e que recebestes uma resposta cheia de tão grande humildade, protetor das almas, ajudai-nos a nos tornar os imitadores de sua humildade e de sua obediência. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 7

“São Gabriel Arcanjo, vós que sois chamado com o justo título de força de Deus e fostes escolhido para anunciar a Maria o mistério por meio do qual o Todo Poderoso deveria desdobrar maravilhosamente a força de seu braço, fazei-nos conhecer os tesouros encerrados na pessoa do Filho de Deus e sede nosso mensageiro junto de sua Santa Mãe. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Você também pode gostar

Dia 8

“Gabriel Arcanjo do Espírito Santo, ensina-nos a rezar, a dirigir os nossos passos como os de Nossa Senhora e a honrar como convém a Esposa do Espírito Santo. Gabriel Arcanjo da Imaculada, levai a ela os nossos pedidos. Rogai para que recuperemos a pureza da alma.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 9

“Senhor, vinde em nosso auxílio. Abrasai com Vosso fogo nossos espíritos e nossos corações. E vós, Gabriel, anjo de força e guerreiro invencível, afugentai o demônio que nos é tão funesto e colhei os louros dos vossos felizes combates. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]