Nutrição

5 razões para você comer os alimentos da estação

Health and super food to boost immune system in wooden bowls, high in antioxidants, anthocyanins, minerals and vitamins. Also good for cold and flu remedy.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Comer os alimentos sazonais tem seus benefícios. Não tem nada como ir a feira ou a um hortifrúti. Mas, atualmente, com os avanços tecnológicos e os modernos meios de transporte, temos acesso a vários tipos de frutas e vegetais o ano todo. Então, por que é melhor comer aqueles que são provenientes da estação atual?

É mais barato

Mãos ao alto, comer os alimentos da estação é bem mais econômico. Quando há abundância de um produto, como os abacaxis no verão, os preços baixam. Informe-se sobre os legumes e verduras que dominam cada estação e, com certeza, vai conseguir fazer uma boa economia.

É mais gostoso

Ao escolher produtos frescos você acaba comprando alimentos mais maduros e desenvolvidos. Se você ver um abacaxi sendo vendido no inverno, vai perceber que provavelmente ele está envolto em produtos químicos para durar na prateleira por mais tempo. O gosto das frutas que tiveram tempo o suficiente para amadurecer é incrível! Compare o sabor de um tomate orgânico com um que cresceu à base de fertilizante — há uma diferença significativa no gosto.

É mais nutritivo

Os alimentos que passaram mais tempo absorvendo a energia do sol têm mais nutrientes e vitaminas. Quanto maior a exposição a luz solar, maior o nível de antioxidantes.

Mais variedade

Muitos produtores oferecem vários produtos diferentes dependendo da época do ano. Pense no verão que temos cupuaçu, limão e graviola, e muitos outros. Isso acontece porque essas frutas alcançam o seu ápice nessa época do ano. Não tenha medo de experimentar algo diferente!

É melhor para o meio ambiente

Produtos sazonais podem crescer sem muita interferência. Se você comprar graviola no verão, sabe que ela não é importada por ser uma fruta da estação. Assim como quando você compra uma acelga no inverno, e já tem uma ideia de que ela foi provavelmente cultivada em uma estufa. Optar por produtos locais e sazonais pode te ajudar a diminuir a liberação de carbono na atmosfera.

Como adotar o hábito de comer esses alimentos

O primeiro passo é saber em qual estação cada alimento está disponível. Na feira ou no hortifrúti fica claro, esses produtos estão normalmente expostos em abundância na frente e no centro do local. Os produtores locais serão os seus melhores guias para te orientar sobre qual alimento está buscando e se ele está fresco. Ao comer frutas, verduras e legumes da estação você ajuda a sua comunidade e, ao mesmo tempo, fica mais saudável.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]