Nutrição

Os segredos da alcachofra

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A alcachofra é um alimento poderoso. Isso porque, além de ser embelezador, é extremamente saudável.

A alcachofra é uma flor proveniente da Itália, muito conhecida porque tem o poder de diminuir o colesterol, já que é rica em polifenois antioxidantes que proporcionam benefícios diversos para a nossa saúde.

Além disso, essa planta cultivada em horta é conhecida por seus poderes fitoterápicos. A flor, que pertence à mesma família dos girassóis e das margaridas, é rica em fibras — cerca de quatro vezes mais do que a quantidade recomendada para o consumo no nosso dia a dia.

No ramo de cosméticos, a alcachofra age como um potente ingrediente de ação antioxidante com a capacidade de fazer com que os efeitos dos radicais livres sejam neutralizados, de reduzir as rugas, diminuir os malefícios que a poluição proporciona, reduzir as manchas e ainda aumentar a firmeza da nossa pele e impedir que ela fique amarelada.

Os polifenois antioxidantes também têm a capacidade de reduzir o acúmulo de gordura no corpo. Isso significa que esse alimento ajuda no tratamento da celulite e na redução de áreas mais flácidas.

Outro grande benefício da alcachofra é que, por conter uma grande quantidade de fibras, proporciona uma alta sensação de saciedade, contribuindo dessa maneira para a redução de peso e ainda na regularização das funções do intestino.

A alcachofra é encontrada em conserva ou fresca e tem um sabor mais amargo. Pode ser consumida quente ou fria, com as folhas ou ainda com o coração apenas. Pode ser grelhada, cozida, preparada a vapor ou assada, desde que as pontas das folhas e a parte espinhosa superior sejam retiradas antes do consumo.

Mas, se você não consegue se acostumar com o sabor da alcachofra, vale a pena tentar consumi-la na forma de chá. Para prepará-lo, ferva 150 ml de água juntamente com 2 g de folha de alcachofra. Em seguida, cubra o recipiente e deixe que a mistura descanse por alguns minutinhos.

Ainda há a opção de consumir a alcachofra em forma de cápsula. Basta procurar uma loja ou uma farmácia especializada na venda de produtos naturais.


Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]