Nutrição

14 vegetais que são da primavera

Assorted Fresh Healthy Organic Vegetables - Lettuces Tomatoes Peppers Lemons Limes Italian Parsley Zucchini - on Top of Wooden Table in High Angle View
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma das estações mais bonitas do ano chegou e com ela, a época de deliciosos vegetais também.

Conheça-os aqui:

  • Agriões

Este alimento pode ser consumido juntamente em saladas ou em sopas. Entre os principais benefícios podemos citar a melhora da saúde dos rins, do fígado e a saúde dos olhos.

  • Cebolas

Apesar de muita gente não ser muito fã desse tipo de alimento, a cebola é altamente nutritiva, já que possui em sua composição substâncias que protegem dos cancros da laringe oral, colo retal e dos ovários.

  • Espinafres

Apesar deste alimento ser extremamente rico em cálcio, ele possui bloqueadores do mesmo. No entanto, contém grande quantidade de nutrientes que ajudam a proteger o organismo humano de alguns tipos de câncer e que trazem benefícios para o sistema digestivo.

  • Acelga

Assim como o espinafre, a acelga possui também substâncias que bloqueiam o cálcio, sendo assim, uma opção não recomendável para indivíduos que desejam aumentar os níveis deste. No entanto, este tipo de alimento é composto por uma boa dose de anti-inflamatórios, de antioxidantes e desintoxicantes.

  • Alcachofra

As alcachofras são ótimas fontes de potássio, substância que faz muito bem ao coração. Além disso, elas possuem grandes doses de antioxidantes que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.

Existem diversos benefícios proporcionados à nossa saúde quando passamos a incluir o brócolis em nossa alimentação, como por exemplo, o aumento da quantidade de Vitamina D, redução do colesterol ruim e propriedades anti-inflamatórias.

  • Espargos

Quando frescos, os espargos são ricos em inulina, uma substância extremamente benéfica para o sistema digestivo.

  • Couve

As couves são ótimos alimentos para a promoção da nossa saúde, porque são ricas em cálcio, proteínas e vitaminas do tipo K.

  • Couve Roxa

A couve roxa também é rica em antioxidantes e promove uma melhora no bom funcionamento do coração.

  • Endívias

Esta verdura, que é da primavera, traz diversos benefícios para a nossa saúde, em especial para indivíduos que sofrem com alergias. Uma boa dica é consumir este alimento temperado com vinagre balsâmico e azeite.

  • Azeda

A azeda do tipo picante ajuda na redução da tensão arterial. Uma boa dica é utilizar limão e azeda em receitas de pesto.

  • Alface

Além de ajudar na perda de peso, as saladas de alface ajudam na proteção do coração e ainda contribui no aumento de proteínas no organismo.

  • Aipo

Assim como o repolho e a couve verde, o aipo possui diversos benefícios para a nossa saúde, porque é rico em substâncias anti-inflamatórias e em nutrientes que auxiliam na proteção de cancros.

  • Repolho

Este alimento é muito rico em nutrientes. No entanto, tome cuidado com os excessos, já que ele pode causar danos nos rins e na tireóide. Opte por consumir este tipo de vegetal apenas duas vezes na semana. Lembre-se, a chave do sucesso é sempre manter o equilíbrio e a moderação.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]