Nutrição Saúde Integral

Alimentos que ajudam a desentupir o nariz

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Manter uma boa alimentação é mais que recomendável pra quem busca qualidade de vida e cuidados com a saúde. A alimentação é requisito básico para todo o funcionamento do nosso corpo, inclusive no tratamento para incômodos como a congestão nasal.

Muitas pessoas sofrem de doenças crônicas, como sinusite e rinite, porém existem fatores, como tempo seco, poluentes, ácaros dentre outros, que atuam como facilitadores para esse problema. Mas nem sempre estar com o nariz entupido está atrelado a alergias ou resfriados; sua alimentação tem muito a dizer sobre isso, já que muitos ingredientes podem causar esse tipo de desconforto por conter substâncias que dão essa reação.

Alimentos que contenham muito açúcar, como o chocolate, podem causar inchaço e corrimento, já que o açúcar faz aumentar o número de bactérias, ajudando a congestionar o nariz. Leite é um dos principais causadores, por engrossar o muco nasal, o que dificulta a circulação natural dos ingredientes. O queijo, por conter muito leite, deve ser evitado em casos assim. Atum e banana contêm histamina, que é um inflamatório composto resultado de reação alérgica, ou seja, o risco de inflamação em algumas pessoas é maior. Mas nem tudo está perdido. Separamos uma lista de alimentos que podem auxiliar nesse processo.

Limão

O limão é um grande aliado no tratamento de diversas doenças e excelente para o descongestionamento nasal. Fazer um chá da fruta é uma ótima opção para limpar as vias nasais.

Alho

O alho é outro ingrediente poderoso e usado frequentemente para diversos fins medicinais, devido a sua ação antibacteriana. A dica é fazer uma emulsão com seu vapor. Basta ferver cinco dentes de alho em uma panela e em seguida esmagá-los. Coloque-os novamente na panela com água fervente e desligue o fogo. Pegue uma toalha de banho e a envolva em sua cabeça, fique a uma distância segura da panela e inale a fumaça, intercalando a respiração.

Vinagre de cidra de maçã

Pegue uma colher de vinagre, dissolva em um copo de água e beba a mistura por cerca de duas a três vezes ao dia. O vinagre de cidra de maçã faz com que o muco seja afinado e eliminado com mais facilidade.

Pimenta-do-reino

A pimenta provoca espirros e com isso o muco é expelido de maneira natural, sem grandes esforços.

Manjericão

Ótimo para tratar infecções, o manjericão age rapidamente por causa da produção de calor ao ingeri-lo. Faça um chá com as folhas da erva e beba três vezes ao dia.

Cebola

Queridinha e odiada ao mesmo tempo, a cebola é um excelente remédio para quem sofre com gripes, alergias e constipação nasal. Por conter propriedades antissépticas e antibacterianas, ela não precisa, necessariamente, ser comida. Corte algumas fatias da cebola e coloque em um prato em locais da casa. Ela vai absorver os vírus e as bactérias causadoras de doenças respiratórias, deixando o ar mais limpo.

Se os sintomas continuarem, lembre-se de que a consulta médica é ainda a melhor maneira para se obter um diagnóstico e tratamento mais preciso para cada caso.


Escrito por Juliana Alves de Souza da equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]