Saúde Integral

Incorpore seu humor na sua postura corporal

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Praticamente todos os seres humanos têm algum problema de postura. O fato de você não sentir dor não quer dizer que não há algo de errado. A dor representa um sinal de alerta, ou seja, é um sinal inconsciente do nosso corpo para nos avisar “faça alguma coisa, pois isso não está certo”. O ideal é que antes da necessidade desse alerta, a gente busque corrigir o problema. E em relação a postura não é diferente.

Sabe o ortopedista, aquele profissional que você procura quando quebra um braço, torce o pé ou dá o tal do “mal jeito na coluna”? Pois bem, ele também pode ser consultado sem que você esteja com dor. Se nunca fez uma visita a esse profissional, busque-o para que ele faça uma avaliação sobre a sua postura. Caso você não tenha dor nas costas, isso é um ótimo indicativo. Pode ser uma valiosa oportunidade para que você possa se reeducar e não tenha esse problema no futuro.

Coluna é uma coisa séria. Não é um tratamento simples e requer uma dedicação intensa, tanto por parte do profissional, quanto do paciente. Muitas vezes, a causa é um hábito adquirido ainda na infância e que dá trabalho corrigir depois de adulto. Uma postura correta pode ajudar, e muito, quando se trata de dores nas costas, podem ser elas estarem existindo ou não.

shutterstock_186817253A Reeducação Postural Global, também conhecida como RPG, é um tratamento realizado por fisioterapeutas que buscam, como o próprio nome diz, orientar e reeducar a sua postura através de exercícios físicos realizados no consultório e também no dia a dia. No início, os exercícios podem ser doloridos, pois você está treinando para se adequar a uma postura correta, então, em muitos casos, os próprios músculos das costas ainda não estão desenvolvidos de forma adequada, mesmo em adultos.

Além da questão física, evidentemente, trabalhar para ter uma postura adequada pode ajudar também a mente. Por mais que o nosso corpo possa não ter adquirido o hábito na infância de ter uma postura correta ou até mesmo de caminhar corretamente, algo muito comum em adultos plenamente saudáveis, é possível adquirir novas práticas para que esses problemas sejam solucionados e sem comprar sequer um remédio, somente com fisioterapia. Já pegou para observar a sola dos seus sapatos? Em muitos casos, a sola de um pé está mais gasta do que a do outro. Isso pode ser sinal de que você não está caminhando corretamente.

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, o simples fato de uma pessoa caminhar com alegria já reflete em seu bem-estar. Uma postura ereta, por exemplo, não é só benéfica ao corpo, mas também para a mente. O simples andar como um líder, por exemplo, é uma forma de exercitar a liderança, destaca o estudo. Partindo dessa lógica, buscando a ajuda de um profissional para que você aprenda a caminhar e ter uma postura correta, você fará a escolha correta.


  • Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]