Saúde Integral

Exercícios de relaxamento para dormir melhor

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas têm problemas para pegar no sono e recarregar as energias, seja pela dificuldade de se desligar do estresse, ou pelas preocupações do que está por vir.

Algumas pessoas costumam recomendar medicamentos como um auxílio extra para dormir, mas eles podem ser prejudiciais à saúde.

Você sabia que não precisa de nada disso? Alguns exercícios antes de deitar podem ajudar no relaxamento.
Estudos comprovam que a qualidade das tarefas durante o dia está diretamente relacionada a uma boa noite de sono. Se você não descansa, o humor piora, a concentração falha e o rendimento segue na mesma linha.

Se você sofre deste problema, veja alguns exercícios que podem mudar sua qualidade de vida:

EXERCÍCIO 1 – Sente-se no chão, cruze as pernas e coloque os cotovelos sobre os joelhos. Feche os olhos e procure respirar calmamente por 5 minutos.

EXERCÍCIO 2 – Mantenha-se na mesma posição, deixe o tronco cair para frente e fique parado por alguns segundos. Volte à posição inicial e repita a movimentação 4 vezes.

EXERCÍCIO 3 – Não mude de posição. Estique os dedos e tente alcançar os dedos dos pés (a flexibilidade para alcançar a extremidade não é fundamental. Não faça força). Lembre-se de respirar calmamente.

EXERCÍCIO 4 – Para concluir, sente-se em uma almofada, e massageie a planta dos seus pés. Faça isso durante 5 minutos em cada pé para alcançar o relaxamento total.

hotel, travel, relationships, and problems with sleep concept - family couple in bed, woman with insomnia

OUTRAS DICAS PARA UM BOM RELAXAMENTO:
  • Aprenda a respirar: é fundamental para atingir o relaxamento após os exercícios e antes de dormir.
  • Lugar calmo: o ambiente para relaxar precisa ser tranquilo e sem barulhos.
  • Poder da música: uma música suave pode potencializar o relaxamento. É um santo remédio.
  • Lentidão: tente relaxar, e realizar todos os movimentos de forma devagar. Afinal, o propósito de tudo isso é tranquilizar o sono.

Tudo está profundamente ligado à energia que você carrega, e levar problemas para a hora do sono não faz nada bem. Como você viu, com apenas alguns minutos é possível mudar a qualidade do seu sono e do seu dia. Faça o teste!


Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]