Autoconhecimento Coaching

O treino leva ao sucesso

Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni

Quer brilhar muito na vida? Passe 10 mil horas praticando. Pelo menos, foi isso que os grandes especialistas de todas as áreas fizeram.

Os genes não determinam o sucesso. Isso é bom, porque quer dizer que basta você se esforçar para melhorar o seu desempenho. E isso é ruim também, porque você depende apenas do seu suor para chegar lá. Suor, no caso, são 10 mil horas. Entenda o tamanho do desafio:

– 1h de dedicação por dia, você precisará de 27 anos de esforço;

– 3h de dedicação por dia, você precisará de 10 anos de esforço;

– 8h de dedicação por dia, você precisará de 3,5 anos de esforço.

Qual das opções você pode e deve escolher? A que melhor lhe convier! A opção é sua!

Isso não é novidade. Todo mundo sabe que a prática leva à perfeição. A novidade é que, pela primeira vez, cientistas conseguiram medir o tempo necessário de estudo para alguém se destacar em alguma área: a nossas já conhecidas 10 mil horas! Foi a esse número que o especialista em sucesso Anders Ericsson chegou depois de observar os grandes talentos das mais diversas áreas. Todos que se destacam pelo seu sucesso, ele concluiu, do campeão de xadrez Kasparov ao Steve Jobs, ficou esse tempo todo aperfeiçoando o seu ofício. E não estamos falando de exercícios leves. O que realmente faz alguém ficar muito bom em algo é treino duro, dolorido, no limite do executável. No fim das contas, é treino tão desafiador que modifica o seu cérebro, e o talento é substituído pela dedicação.

Entende-se assim, porque algumas pessoas abrem mão do prazer imediato em troca do trabalho duro, e porque outras preferem sempre sair mais cedo do escritório. O processo mental, na verdade, é muito simples: para ter autocontrole, é preciso não ficar pensando na tentação e focar naquilo que é realmente importante no momento, por exemplo, terminar um serviço ou uma tarefa.

A motivação é um fator imprescindível para toda esta dedicação, mas não é só ela a responsável por suas conquistas ou derrotas. Podemos observar uma das melhores regras do Sucesso dos últimos tempos:

Motivação + Treino + Autocontrole + Sorte = Sucesso.

Se uma pessoa está infeliz em suas realizações, tem de descobrir o que está definitivamente atrapalhando, senão o sucesso não vem mesmo.

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni