Saúde Integral

Os benefícios de se exercitar em companhia

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Começar a frequentar academia nem sempre é um programa muito agradável. Encarar uma série de exercícios em um ambiente que te obriga, de certa forma, a entrar na mesma onda de centenas de pessoas pode tanto motivar quanto desmotivar, diante a mudança que você tanto procura.

A verdade é que quando iniciamos algo, a convivência com outros indivíduos que realiza, a mesma prática sempre traz aquela sensação de tranquilidade por sabermos que não estamos sozinhos em uma nova empreitada, pois, além de termos com quem dividir as dores e as delícias das atividades físicas, contamos também com os puxões de orelha na hora da preguiça, com o incentivo quando se pensa em desistir, estímulos que tornam o clima mais leve, como tem que ser para que as metas sejam alcançadas.

Se você ainda treina sozinho e sente que seu rendimento não está fluindo de maneira desejada ou está obtendo resultados abaixo das expectativas, o problema talvez seja a falta de companhia, que está te fazendo esmorecer. Portanto, se esses forem os sentimentos dominantes nessa sua fase da vida, experimente convidar uma amiga, uma prima ou até mesmo o namorado para experimentar a tarefa (nada fácil) de praticar exercícios físicos. Veja alguns dos motivos para se exercitar com alguém:

Seu amigo irá te animar 

Naqueles dias em que tudo o que se pede é cama e televisão, o seu parceiro pode fazer com que o ânimo apareça, deixando a moleza de lado. É sempre bom ter alguém com mais empolgação do que você nessa hora. Ter um apoio deste tipo é muito importante para que se continue firme no objetivo.

Treinos em companhia 

Muita gente acaba desistindo ou nem mesmo se inicia na academia por não ter ninguém com quem ir, o que é ainda mais difícil para quem sofre com timidez. Se esse é o seu caso, mais uma razão para encabeçar a sua listinha! Em dupla, as situações acontecem com mais tranquilidade, já que um ajuda o outro e, aos pouquinhos, a vergonha vai sendo jogada pra escanteio.

Autoestima elevada

Para os casais de plantão (e também para os não-casais), nada mais agradável do que ver o companheiro saudável e em forma, não é mesmo? Acompanhar o progresso do outro faz com que a autoestima de ambos voe bem alto. Sem contar que, ao movimentarmos o corpo, não ficamos apenas sarados, porque as melhorias surgem na memória, na redução da ansiedade e do estresse, entre diversas outras consequências positivas.

Mais proximidade

Seja em qualquer tipo de relacionamento – casamento, namoro ou amizade -, passar um tempo junto de quem se gosta, nem que seja dentro de uma academia, faz com que a aproximação cresça e se fortaleça. Isso é natural. Conversar sobre cotidiano, trabalho, filmes, séries e assuntos diversos potencializa a relação e a malhação.

Aprendizado em dose dupla

Cada um tem seu ritmo e dificilmente pode-se alcançar o compasso do outro. Porém não existe necessidade de se preocupar, pois aprendemos a trabalhar firme aos poucos. União é complemento, o que não é diferente quando o assunto é exercício físico. Uma duplo, no momento da prática, pode trazer novas ideia para incrementar as sessões, utilizando execuções diferenciadas até que o passo seja acertado e fique alinhado entre os dois.

Experimentar novidades

Há quem prefira o trivial, por medo de se arriscar e fazer besteira. Com um amigo topando enfrentar desafios sem medo de ser feliz, sua jornada na academia será de mais do que proveitosa. Experimentar equipamentos novos e modalidades novas levarão vocês a um mundo novo de modalidades, equipamentos e oportunidades de explorar ao máximo todo o potencial dentro de cada um.

Esse é apenas um pequeno número de justificativas para que você comece a malhar em parceria. Seja com uma, duas ou mais pessoas, não importa, porque o bacana da vida é compartilhar os instantes que valem a pena serem vividos em conjunto.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]