Autoconhecimento Comportamento

7 dicas para tomar decisões mais claras e conscientes

Pés postos num chão que tem setas indicadoras.
flynt / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Alguma vez você chegou a pensar em sua vida: “Caramba, eu só tenho tomado decisões ruins…”. Isso acontece com muita gente, mas não significa que você é uma pessoa incapaz de tomar boas decisões! Na correria da vida, com pouco tempo para refletir, acabamos metendo os pés pelas mãos com frequência…

Mas você quer mudar isso, certo? Para tomar boas decisões é preciso ter maturidade emocional e estar preparado para viver uma vida mais consciente a respeito de tudo. Você quer dar esse passo em direção ao seu autoconhecimento? Pois então confira 7 dicas para tomar decisões mais claras e conscientes!

1 – Pare de analisar somente acontecimentos pontuais

Suponha que você esteja completamente apaixonado por alguém e essa pessoa até diz que sente o mesmo, mas as atitudes dela… bem, as atitudes dela mostram o oposto. Há dois jeitos de pensar nesse problema: o primeiro é pensar somente nessas atitudes dela e ficar esmiuçando cada uma delas; o segundo é ver o quadro maior, refletir sobre se essa pessoa está sendo realmente sincera.

Um homem pensativo.
Syda Productions / Canva

A maior parte das pessoas pensa somente nas atitudes, ou seja, nos acontecimentos pontuais, então se estressa e perde tempo demais analisando situações pequenas, sendo que deveria era ver o quadro maior. Isto é, em vez de se questionar: “O que aconteceu aqui?”, perguntar: “Por que isso aconteceu?”.

Quando você começa a analisar o que os acontecimentos significam, não somente o que são esses acontecimentos, sua mente clareia e, vendo o quadro todo em perspectiva, você consegue tomar decisões mais conscientes.

2 – Deixe a urgência de lado

Sim, alguns problemas precisam ser resolvidos com pressa, de supetão, mas nem sempre é assim… Ansiosos que somos, desde cedo nos ensinam que se existe um problema, ele precisa ser resolvido, mas quantas vezes você se apressou, tomou uma decisão ruim e ali na frente percebeu que bastava esperar um pouco para decidir melhor?

Isso acontece com frequência e é fruto da nossa pressa e da nossa urgência. Então tenha uma coisa em mente: se um problema não é urgente e não exige uma resposta imediata, espere um pouco. Foque outras coisas, coloque seu tempo em outras atividades e aí, somente quando for necessário, volte ao problema.

Agir assim vai evitar aquelas decisões tomadas no calor do momento, sem necessidade alguma. Estabeleça uma “lista de prioridades” entre as decisões que você precisa tomar; se precisar, até escreva isso, mas decida somente quando for necessário.

3 – Conheça quem você é

Se você pensar em alguém que você conhece, como um amigo, um parente ou um parceiro afetivo, você consegue definir a personalidade dessa pessoa, os principais traços dela e imaginar como ela agiria em determinada situação, não consegue?

Uma mulher apontado para si mesmo.
Syda Productions / Canva

Mas você tem esse conhecimento a respeito de si mesmo? Muitas vezes, quando não sabemos muito bem quem somos, tomamos decisões que nos colocam em apuros e que nos fazem seguir uma direção que não tem muito a ver com aquilo que faz o nosso coração bater mais forte, então se conhecer é essencial.

Mas lembre-se: estamos em constante processo de mudança ao longo da vida, então se conhecer não é algo definitivo, mas um processo que está sempre em construção e que precisa sempre ser atualizado conforme a vida vai passando e você vai amadurecendo.

4 – Confie na sua intuição (mas nem tanto!)

Tudo na vida é equilíbrio, não é mesmo? Então é preciso que saibamos equilibrar nossas emoções e nossos pensamentos lógicos, bem como sensações, como a intuição. Você já deve ter se pegado pensando algo do tipo: “Eu sabia que não deveria ter feito isso, eu deveria ter me ouvido…”.

Isso acontece quando temos uma sensação, mas fazemos o oposto do que essa sensação está nos passando. Independentemente das suas crenças espirituais, se existe uma sensação, segundo a psicologia, ela nasceu de algum lugar, de algum sentimento, pensamento, trauma, experiência passada e por aí vai.

Então sempre que tiver essas sensações, ouça-as com atenção. Jamais ignore, mas também não faça exatamente o que essa intuição está “mandando”. Em vez disso, analise racionalmente de onde vem essa sensação e por que você sente que não deveria (ou deveria) fazer o que está pensando em fazer.

5 – Tenha expectativas

O tempo todo, especialmente no mundo das redes sociais, somos bombardeados por essa ideia de que devemos encarar a vida sem expectativas… mas isso pode ser bastante perigoso. Quando não sabemos o que queremos ou esperamos, pode ser que acabamos aceitando qualquer coisa.

Uma mulher apresentando um semblante de frustração ou tristeza.
DMEPhotography de Getty Images Pro / Canva

Um exemplo: se você não sabe bem qual é o tipo de relacionamento amoroso e de parceiro que você quer ao seu lado, pode acabar envolvido com alguém que não tem absolutamente nada a ver com você e que pode até mesmo acabar fazendo mal a você.

Expectativas podem se frustrar? Sim, claro, mas elas é que nos ajudam a ter uma noção dos resultados que esperamos das nossas ações, então nos ajudam a calcular os riscos e, consequentemente, a tomar decisões mais claras, mais de acordo com as expectativas que temos.

6 – Descanse

O que acontece com quem está dirigindo e acaba dormindo no volante? Um acidente, não é mesmo? Quando estamos dirigindo, estamos tomando decisões o tempo todo, mesmo que sejam “no automático”: frear ou acelerar, dar a preferência, mudar de faixa, dar seta… são pequeninas decisões e às vezes nem percebemos essas escolhas.

E assim é com a vida. Muitas vezes, nem mesmo percebemos as pequenas decisões que tomamos, e não tem nada pior do que tomar essas pequenas decisões se sentindo completamente exausto.

Então priorize o seu descanso. Durma o suficiente, cuide do seu lazer, tenha hobbies, passe tempo com as pessoas queridas e peça conselhos a elas… Enfim, com a cabeça descansada e “limpa”, você certamente vai tomar decisões muito melhores e muito mais conscientes do que se estiver cansado e correndo sem parar.

7 – Você pode conseguir o que quer

Há quem diga que a melhor maneira de viver é sendo otimista, acreditando que as coisas sempre vão dar certo no final. Isso, porém, tem um lado perigoso: podemos ignorar os riscos e as consequências do que fazemos por acreditarmos que tudo vai dar certo no final mesmo…

Uma mulher observando um sol forte.
nicoletaionescu de Getty Images Pro / Canva

Pois então, em vez de otimista ou pessimista, aqui vai um conselho sobre o que você deve ser: esperançoso! Sempre que tomar uma decisão, acredite que ela vai ter os melhores resultados possíveis. Não acredite que tudo obviamente vai dar certo, para não se frustrar, mas creia que as coisas podem funcionar, sim.

Quando você abre as portas da sua vida para a esperança, você dá um voto de confiança a si mesmo, porque passa a acreditar que aquela decisão que tomou pode trazer ótimos resultados no fim das contas!

Você também pode gostar

Essas foram as nossas dicas para ajudar você a tomar decisões mais claras e conscientes. Lembre-se sempre de agir com calma, independentemente do que for fazer. Com tranquilidade, você pode tomar as melhores decisões possíveis e mudar os rumos da sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br