Astronomia Energia em Equilíbrio Religiões

TZOLKIN — O calendário de 13 luas

Muita das vezes, não entendemos o porquê de certas coisas acontecerem em nossa vida. Uma das razões pode ser o nosso modo de viver, que acaba sendo mecanizado e enrijecido. Mas você sabia que tem como alterar isso? Neste artigo você aprenderá tudo o que precisa saber sobre os benefícios do TZOLKIN, o calendário de 13 luas.

O que é um calendário de 13 luas?

O calendário gregoriano, que utilizamos no nosso cotidiano, foi imposto pelo Vaticano por meio do Papa Gregório XIII, por isso recebeu esse nome. É composto por 12 meses com números de dias diferentes, ou seja, um mês tem 28, outro 30 e outro 31.

Além disso, os nomes de cada mês são desproporcionais ao seu significado. Um exemplo disso é o mês de setembro, que em vez de ser o sétimo mês, é o nono. Isso só mostra o quanto nosso calendário é bagunçado e assíncrono.

Nós fomos criados para reagir junto com a natureza e esse tipo de calendário não nos ajuda a ser regulares como deveríamos. Quando estamos imersos por esse sistema, falamos que estamos na frequência 12:60. Isso quer dizer que é uma frequência artificial que contém 12 meses irregulares, com 60 minutos que marcam cada hora do dia.

O calendário de 13 Luas foi feito para que você trabalhe a mente, coração e alma de forma que estejam sempre ligados à natureza. Chamada de frequência 13:20, segue o módulo harmônico fundado pela matriz sagrada do Tzolkin, que é um calendário maia religioso. Nele, diz que há 13 meses e 28 dias idênticos, tendo um total de 260 dias (kins). Ao seguir essa frequência, seu relógio biológico se desenvolverá como realmente deve ser.

Como funciona a organização do TZOLKIN?

Primeiramente, você precisa saber que nesse calendário também são utilizada as semanas para ajudar na contagem do tempo. Os heptais, que quer dizer semanas, são compostos por sete dias, denominados de plasmas radiais, que no calendário gregoriano significam os dias de domingo a sábado. Os nomes são:

Dali, Seli, Gamma, Kali, Alpha, Limi e Silio.

Cada mês é formado por 4 semanas. Além disso, os meses são chamados de luas e todos são compostos por 28 dias. Como o calendário é regular, também dá para saber qual será o dia de cada semana.

  • Os dias 1, 8, 15 e 22 sempre serão Dali.
  • Os dias 2, 9, 16 e 23 sempre serão Seli.
  • Os dias 3, 10, 17 e 24 sempre serão Gamma.
  • Os dias 4, 11, 18 e 25 sempre serão Kali.
  • Os dias 5, 12, 19 e 26 sempre serão Alpha.
  • Os dias 6, 13, 20 e 27 sempre serão Limi.
  • Os dias 7, 14, 21 e 28 sempre serão Silio.
Lua crescente
Ponciano / Pixabay / Canva

As heptais (semanas) são representadas por uma cor, que contém um significado. Os heptais sempre estarão na mesma ordem, pois seguem um ciclo chamado de harmônicas. São definições que você poderá usar para se guiar durante cada lua.

  • Heptal 1 – cor vermelha: Semana do conhecimento, iniciação e visão. Representa a direção leste.
  • Heptal 2 – cor branca: Semana da humildade, escolha e ligação consigo mesmo. Representa a direção norte.
  • Heptal 3 – cor azul: Semana da paciência, transformação e vigilância. Representa a direção oeste.
  • Heptal 4 – cor amarela: Semana do amadurecimento, honra e colheita. Representa a direção sul.

Para saber qual é a representação do calendário de 13 Luas, comparado ao calendário Gregoriano, consulte o site a seguir: https://tzolkin.com.br/calendario/

Você também pode gostar

Como posso acompanhar o TZOLKIN?

Para te ajudar inicialmente, você pode conferir os seguintes sites e aplicativos. Eles te auxiliarão mostrando o que cada dia do calendário de 13 luas representa no calendário Gregoriano.

Aplicativos:

Infelizmente, ainda não há versões brasileiras de aplicativos sobre esse temas, mas encontramos alguns que podem quebrar um galho:

  • 13:20:Sync (pago apenas para IOS)
  • Tzolkin Explorer e Alma Maya (gratuito apenas para Android)

Sites:

O calendário Maia ou 13 luas irá te auxiliar a ver o mundo com outro olhar, além de te ajudar a deixar a vida mais harmônica. Será uma grande ferramenta para promover a paz e o equilíbrio.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br