Nutrição

8 alimentos para dar ao seu filho antes do primeiro ano

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Afase de transição do leite para a comida é delicada não só para o bebê, mas também para os pais. O que seu filho vai ingerir antes de um ano de idade está diretamente ligado a sua alimentação ao longo da vida. Então, apresente a ele sabores, texturas e cheiros menos convencionais.

Estudos indicam que, quanto mais vegetais, frutas e legumes os bebês ingerirem antes dos 12 meses, melhor será sua aceitação com novos alimentos quando estiver mais velho. Além disso, a probabilidade dele chegar aos seis anos de idade comendo de tudo é enorme.

Confira agora 8 alimentos que você pode oferecer a seu filho antes de um ano de idade:

toddler boy eating apple

Salmão: rico em Ômega 3, o que contribui para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos bebês, o salmão deve ser introduzido aos poucos na alimentação. Pode ser que ele não se acostume com o sabor de imediato, por isso é preciso paciência. Para facilitar a ingestão, desfie o peixe em pequenos pedaços.

Alho e cebola: comida para bebê não é sinônimo de comida sem gosto, tempere a sopinha e outros pratos com alho e cebola. Quando utilizar esses temperos, coloque pouco sal. Ambos devem ser consumidos com moderação.

Espinafre e folhas verdes: aqui estão alguns dos alimentos mais saudáveis do mundo. Introduza desde cedo o espinafre, a alface, a couve e outros verdes na dieta de seu filho. No início, pode ser que ele recuse, mas não desista de oferecer. Será muito mais fácil controlar a alimentação dele agora do que depois de crescer.

Carne: rica em proteína e zinco, as carnes devem ser oferecidas desde cedo. Corte-as bem picadinhas, introduza na sopa ou até mesmo puras.

Grãos: os velhos e conhecidos arroz e feijão não devem ficar de fora, pelo contrário devem ser introduzidos o quanto antes na dieta das crianças. Ótimas fontes de ferro e proteína, também auxiliam no combate de algumas doenças como anemia. Você também pode arriscar outros grãos, bem cozidos, como lentilha, ervilhas e grão-de-bico.

Ovos: não é indicado para crianças muito novinhas e o aconselhável é que seja oferecido um pouco antes de um ano. O ovo contém proteína e pode ser preparado de várias maneiras como omelete, cozido e mexido.

Morango: assim como os adultos, os bebês gostam de comer aquilo que chama atenção, algo que olhando possa dar água na boca, portanto ofereça o morango. A fruta é azedinha e contribuiu para que o paladar da criança se adapte a alimentos com sabores diferentes.

Pêssego: com alto teor de fibras, rico em vitamina A e antioxidantes, o sabor açucarado do pêssego agrada o paladar dos pequenos.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]