Nutrição

Os benefícios do iogurte

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O iogurte é um laticínio obtido a partir da fermentação do leite por bactérias específicas que dão a ele um sabor próprio, que quem gosta e está acostumado a comer não troca por nada. O que muita gente não sabe é que além de gostoso, o consumo do iogurte pode promover diversos benefícios à saúde.

Ele colabora para o bom funcionamento do intestino por conta das bactérias que ajudam na sua fermentação. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio e proteínas por ser derivado do leite. Ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico e contribui para a prevenção da osteoporose.

Existem diversos tipos de iogurtes no mercado. Um deles é o natural. Esse é feito apenas com o leite fermentado e não possui nenhum tipo de adição de açúcar ou aditivo químico. Por conta disso, o seu sabor não agrada muita gente e é tipicamente ácido. Outro sabor amplamente conhecido é o iogurte desnatado. Consumido por quem quer emagrecer, ele apresenta as mesmas características do natural, mas com menos concentração de gordura e calorias.

Um tipo de iogurte que caiu no gosto do povo foi o grego. Ele apresenta textura mais cremosa do que os outros e tem um teor elevado de proteínas. Alguns fabricantes utilizam creme de leite para obter uma consistência mais grossa e, por isso, é preciso ficar atento quanto a naturalidade do produto.

O iogurte é uma excelente opção para ser consumida no café da manhã acompanhado por frutas e algum cereal. Ao mesmo tempo, ele também é uma boa alternativa para consumir nos intervalos das refeições e não ficar muitas horas sem comer. Ele também pode ser utilizado em receitas de bolos, pães, smoothies e vitaminas.


Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]