Maternidade Consciente

8 dicas para as mamães de primeira viagem

Mulher gestante sorrindo e segurando a barriga. Atrás, uma árvore
Pixelheadphoto / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Karis Brito

Se você vai ser mãe pela primeira vez e está com dúvidas a respeito de como decorar ou organizar o quarto do bebê, aqui vão dicas preciosas para levar em conta…

  1. O bebê precisa de um ambiente tranquilo, onde se sinta seguro. Sendo assim, o ideal é que o quarto tenha cores suaves e papéis de parede sem excessos.
  2. Invista num berço que você possa aproveitar ao máximo! Aqueles que viram cama costumam ser mais caros, mas você vai poder usar por mais tempo.

Antes de a criança começar a andar, é ideal ter um berço alto, que facilite especialmente você, mamãe, a ter acesso ao bebê. Entretanto, quando a criança começar a engatinhar/andar, ter uma cama baixinha ajuda no desenvolvimento da autonomia e, consequentemente, da autoconfiança da criança.

Isso, inclusive, se estende aos brinquedos, ou seja, ter móveis ou organizadores que facilitem o acesso da criança, sem depender dos adultos, é perfeito!

  1. Outra opção é também usar, nos primeiros meses de vida do bebê, um berço acoplado à sua cama. Essa escolha vai facilitar a sua vida e — não se preocupe — não gerará nenhum trauma no bebê. No início da vida, ele precisa é do colo da mãe para se sentir seguro.
  2. Como você passará muitas horas do dia amamentando, invista numa poltrona de amamentação confortável.

Ao lado dela, mantenha sempre uma mesinha de apoio para deixar um copo de água para se hidratar ou uma chupeta, uma mamadeira, enfim…

  1. A cômoda é importante, pois você vai usá-la para trocar o bebê. Além disso, manter as roupas, as fraldas e os paninhos nas gavetas facilita muito toda a dinâmica de troca.
Bebê dentro de uma gaveta com roupas de lã
Khamidulin1 / Getty Images / Canva

Uma sugestão é organizar as roupinhas nas gavetas da cômoda por tamanho, ou seja, na primeira gaveta, roupinhas de recém-nascido; na segunda, roupinhas de 1-2 meses, e assim por diante… Conforme o bebê for crescendo e perdendo as roupinhas, você vai “subindo” as que estiverem nas gavetas abaixo…

Na hora de escolher a cômoda, escolha um modelo fácil de manusear e que seja funcional!

A cômoda precisa ter um tamanho bom, assim você terá espaço para trocar o bebê com tranquilidade e também conseguirá manter por perto o lenço umedecido, a água, o algodão, a pomada… tudo o que é necessário para higienizar o bebê.

Se o seu espaço for pequeno, opte pela cômoda e deixe o guarda-roupa para quando a criança for maiorzinha!

  1. Cuide da iluminação!

Coloque um abajur ou um dimmer que te ajude a controlar a intensidade da luz no quarto do bebê, especialmente na hora de ser usado à noite, deixando o quarto bem aconchegante. Prefira lâmpadas de luz amarela, que transmite maior sensação de conforto.

  1. Coloque pendurado no berço um móbile que toque música e tenha diferentes texturas. Os móbiles costumam ser ótimos para estimular o desenvolvimento do bebê.

Você também pode gostar:

Existe no mercado um tapete sensorial que traz diversas texturas e que é uma ótima opção para entreter e ajudar no desenvolvimento do seu bebê.

  1. Estimule o seu bebê a ter uma “naninha”, que pode ser um bichinho de pelúcia ou um paninho. Normalmente, os bebês elegem uma “naninha” e carregam sempre consigo, como um símbolo de proteção.

E aí, gostou das dicas?

Sobre o autor

Karis Brito

Karis Brito, Consultora da Saúde da Casa e autora do livro Numerologia dos Interiores e os Cinco Elementos do Feng Shui.

******

Minha formação profissional:

Designer de interiores – formada em design de interiores pela Escola Panamericana de Arte (SP).
Paisagista – formada em paisagismo pela EBAC Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (SP).
Consultora de imagem pessoal – formada em consultoria de imagem pela Escola Panamericana de Arte. Formação dada por Lilian Riskalla, uma das pioneiras e mais conceituadas consultoras de imagem pessoal e corporativa do Brasil.
Consultora de Feng Shui – formação dada por Silvana Occhialini, uma das mais conceituadas consultoras de Feng Shui do Brasil.
Estudiosa de numerologia e criadora do conceito numerologia dos interiores/ da casa.
Personal organizer – formada pela IAP Carrer College (instituição americana).
Ex-executiva da área de marketing.

Email: contato@kazakaris.com.br
Site: kazakaris.com.br
kazakaris.wordpress.com
Facebook: kazakaris
Instagram: @kaza.karis
Instagram: @KazaCare