Comportamento Maternidade Consciente

Os melhores nomes de meninas

Imagem de três meninas, sendo que uma delas é uma recém nascida. As três usam uma touca rosa de lã.
Foto por Nicojoss no Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Escolher o nome de um bebê costuma ser uma tarefa um pouco difícil para algumas pessoas, pois as possibilidades são praticamente infinitas. Descobrir que a nova vida que virá ao mundo é uma menina pode facilitar um pouco na hora da decisão – ou não, tudo depende do que você sabe sobre os nomes e das opções que você já tem em mente, afinal pesquisar por nomes de filhos não é tão simples como se imagina.

Para te ajudar a escolher o nome mais lindo para a sua filha, nós do Eu sem Fronteiras preparamos uma lista com 30 nomes para meninas e seus respectivos significados para que você conheça profundamente cada um deles. Se você busca nomes marcantes, nomes de meninas com A ou nomes bíblicos, esta página é o lugar perfeito para você. Atente ao artigo e escolha o nome que mais agradar os seus olhos e o seu coração.

10 nomes de bebê feminino – Os mais conhecidos

1. Larissa

Nome muito conhecido no Brasil, carrega consigo duas origens e dois significados distintos: do latim Larissae ou Larisa, significa “da cidadela” ou “da acrópole”; e do grego Laros, que quer dizer “mulher linda” ou “mulher adorável”.

2. Letícia

Este nome tem um significado encantador. Do latim Laetitia, significa “mulher que emana alegria”, “mulher que tem felicidade”. Pode ser uma ótima escolha, o que você acha?

3. Giovanna

Nome italiano e com um simbolismo ligado a divindade, Giovanna é uma variação italiana do nome Joana, que provém do hebraico Iohanan. Seu significado é extremamente profundo: “abençoada por Deus”, “a misericórdia e a graça de Deus”, “Deus dá perdão” ou “presente dado por Deus”.

4. Bianca

Este é um nome de origem italiana, que significa “alva”, “pura” e “branca”. Muitas pessoas têm esse nome como uma representatividade espiritual que simboliza a tranquilidade e a pureza da alma.

Imagem de uma linda bebê usando um vestidinho e uma touca de renda na cor branca. Ela está sentada sobre um tapete branco e ao lado dela uma cesta de vime com um ursinho dentro.
Foto por Jry140305 no Pixabay

5. Sofia

Do grego Sophia, Sofia significa “sabedoria”, “mulher sábia”. Há traduções que têm esse nome como um verbo de santidade.

A Basílica de Santa Sofia foi criada antigamente no lugar em que hoje é Istambul, como forma de homenagem a Deus, que representa a sabedoria pura.

6. Isabela

Isabela é uma variação do nome Isabel, que provém do hebraico Izebel. Esse nome é escolhido por muitas famílias por causa da facilidade de virar um apelido e significa “pura”, “consagrada a Deus”, “casta” ou “Deus é juramento”. Alguns historiadores relatam que esse nome tem algum tipo de ligação com o nome Elisabete, dentro da sua conotação medieval. Elisabete também provém do hebraico e tem os mesmos significados.

7. Júlia

Do latim Julius, Júlia é uma variante de Júlio. Em traduções gregas, o nome provém de “loulos” e significa “doce”, “fofa”, “jovial” e “macia”. Esse nome carrega consigo a leveza e a sensibilidade do ser. Muitos costumam dizer que esse nome faz referência a um deus chamado Júpiter e que o seu significado é “filha de Júpiter”.

8. Manuela

Manuela é uma variação de Manuel ou Emanuel, que tem origem no hebraico Immanuel. Esse nome significa “Deus conosco” ou “Deus está conosco” e tem grande força dentro do cristianismo. Imagine só ter a sua filha com um nome que carrega esse significado! Essa também pode ser uma ótima opção, se você for uma pessoa de fé.

9. Aline

Aline provém do latim Alyna ou Alina, que são duas variações de Adelina. Acredita-se que Adelina teve origem a partir do germânico Ethelyna, que significa “serpente da nobreza” ou “serpente nobre”. Em uma interpretação geral de suas possíveis origens e significados, Aline significa “pequena nobre”, “mulher reluzente”, “que resplandece”, “protetora nobre”. Esse nome simboliza a força e a energia da serpente.

10. Vanessa

Vanessa é um nome que foi criado por Jonathan Swift, um escritor irlandês criador da obra “Cadenus e Vanessa”. Esse nome significa “como uma borboleta”, porque Vanessa consiste no anagrama do nome de Esther Vanhomrigh, uma amiga extremamente próxima do escritor. Após essa criação, esse nome foi utilizado por um entomólogo chamado Johan Christian Fabricius, um dinamarquês que usou Vanessa para nomear um gênero específico de borboletas no ano de 1807.

Nomes femininos marcantes

1. Valentina

Valentina é uma variação de Valentim ou Valentino, que tem origem no latim Valentinus. Esse nome significa “mulher valente”, “forte”, “rica em saúde” e “mulher vigorosa”. É extremamente famoso na Rússia, pois a primeira mulher a chegar ao espaço chama-se Valentina Tereshkova.

2. Helena

Nome feminino que se originou do grego Hélene, Helena significa “cheia de luz”, “a reluzente”, “a que resplandece”. Esse nome reflete esperança, a luz diante da escuridão e a virtude feminina. Dentro da mitologia grega, Helena foi uma das filhas de Zeus, que era famosa por causa de sua beleza.

3. Aurora

Aurora é um nome que provém do latim Aurora, que tem um significado extremamente belo: “nascer do sol”, “aquela que é como o raiar do dia”, “nascida do oriente”, “mulher que brilha como ouro”. Esse nome tem ligação com aurum, uma palavra do latim que significa “ouro”. Sendo assim, Aurora também pode significar “aquela que brilha como o ouro”. Dentro da mitologia grega, a mulher com esse nome era a deusa da manhã.

4. Sol

Sol é um nome que está presente na cultura de países de língua portuguesa e espanhola, carregando o sentido próprio da palavra. Sendo assim, Sol significa “solene”, “aquela que recebe sol”, “a majestosa”. Por isso, esse nome destaca-se por apresentar um sentido muito forte, em que a sua principal referência é a luz, a força e a vitalidade do Sol.

Imagem de duas bebês sorrindo e deitadas sobre uma cama.
Foto por Sally Wynn no Pixabay

5. Felícia

Felícia é uma variação de Felício, que surgiu do latim Félix, que significa “feliz”, “cheio de sorte” e “bem-sucedido”. A sua variante feminina tem os mesmos significados: “mulher feliz”, “virtuosa”, “sortuda” e “bem-sucedida”.

6. Lavínia

Lavínia surgiu do latim lavo, lavatum e lavi, que quer dizer “lavar, banhar e purificar”. Sendo assim, esse nome significa “a que banha”, “a que lava” e “a que purifica”. Na mitologia, Lavínia era o nome de uma princesa romana.

7. Carmela

Carmela é um nome feminino que provém de Carmelo, originado no hebraico Karmél, que tem como significado “campo”, “vinha de Deus” e “jardim cultivado”. Esse nome significa “o jardim de Deus”, “vinha divina” e “pomar bem cultivado”. Sendo assim, tem relação com a fertilidade das boas coisas na vida de uma pessoa.

8. Ayla

Existem duas possibilidades de origem para o nome Ayla: hebraica e turca. Do hebraico Eilah, representa “terebinto” ou “carvalho”; de origem turca, representa “lua”, “luz da lua” ou “o luar”. Sendo assim, Ayla significa “luz da lua”, “luz do luar”, “árvore frutífera” e “carvalho”.

9. Clara

Clara provém do latim Clarus e significa “a que brilha”, “a luminosa”, “ilustre”, “clara”. Esse nome popularizou-se no século XIII após ser influenciado por Santa Clara de Assis.

10. Lorena

O nome Lorena é considerado um toponímico, pelo fato de ter sido antigamente um sobrenome relacionado a determinada região geográfica. Originado a partir do francês Lorraine, significa “reino de Lotário” ou “o reino da grande guerreira”.

Nomes bíblicos femininos

1. Sara

Sara origina-se do hebraico Sarah e significa “princesa”, mas também pode ser traduzido como “dama” ou “senhora”. Esse nome é muito famoso na Bíblia Sagrada, pois Sara foi a esposa de Abraão, com quem teve Isaac no Antigo Testamento. Essa mulher não podia ter filhos, mas aos 99 anos Deus anunciou que ela daria à luz Isaac, o seu primogênito.

2. Marta

Marta surgiu do aramaico Martha, que significa “senhora” e “protetora do lar”. Na Bíblia Sagrada, Marta era a irmã de Lázaro, o homem que foi ressuscitado por Jesus Cristo quatro dias depois de sua morte.

3. Rebeca

Rebeca surgiu a partir do hebraico Ribhqah e significa “ligação”, “mulher que une”, “união”. Esse nome aparece no livro de Gênesis, no Antigo Testamento, descrevendo uma mulher bela que era esposa de Isaac, com quem tinha dois filhos: Esaú e Jacó.

4. Débora

Débora provém do hebraico Debhoráh, que significa “abelha” – animal que representa a persistência e o esforço. Por isso, Débora significa “mulher trabalhadora, persistente e esforçada”. Na Bíblia Sagrada, Débora é uma juíza e profetisa que aparece no Antigo Testamento, reorganizando e alinhando as tribos israelitas contra a força de Canaã. Foi ela a mulher responsável pela vitória das tribos de Israel!

Imagem de uma linda menininha sentada sobre o seu grande urso panda feito de pelúcia.
Foto por Fernando Zamora no Pixabay

5. Talita

Talita provém do aramaico e tornou-se conhecida por uma frase dita por Jesus Cristo na Bíblia Sagrada, “Talita cumi”, que quer dizer “Menina, levanta-te”. Nesse contexto, Jesus estava ressuscitando a filha de Jairo que estava doente e havia falecido. Por isso, Talita significa “menina que renasceu”.

6. Maria

Maria é um dos nomes femininos mais famosos da Bíblia, pois a mulher que recebeu esse nome foi a mãe de Jesus Cristo, o Salvador. Maria significa “a pura”, “senhora soberana”. A sua origem é incerta, mas acredita-se que tenha surgido do hebraico Myriam, que carregava esses mesmos significados. Maria é um nome muito relacionado à divindade, que está ligado à pureza e à virgindade.

7. Rachel

Rachel é um nome que surgiu a partir do hebraico Rahel e tem os mesmos significados que Raquel: “ovelha”, “mansa”, “pacificadora”. Na Bíblia Sagrada, Rachel era o nome da esposa favorita de Jacó e filha de Labão.

8. Noemi

Noemi provém do hebraico “Na’omiy” e significa “encantadora”, “suavidade”, “amena”, “agradável”. Na Bíblia, Noemi é citada no Antigo Testamento como a sogra de Rute.

Você também pode gostar

9. Phoebe

Phoebe é um nome que surgiu do grego Phoibe, que significa “pura”, “brilhante”. No contexto bíblico, o nome é citado como Febe e fala sobre uma mulher serva e diaconisa da igreja de Cencreia.

10. Elisa

Elisa provém de Elisabete, que tem origem no hebraico Elishebba e significa “o meu Deus é um juramento”, “promessa de Deus”, “alegre” e “Deus é abundância”. Na Bíblia Sagrada, sua origem hebraica é citada como a mulher de Aarão, no Antigo Testamento.

Agora que você conhece diferentes nomes de menina e todos os seus significados, pode pensar com mais clareza em como gostaria de chamar a sua filha ou, quem sabe, dar uma dica a alguma mamãe que você conhece. Compartilhe conosco qual nome mais despertou admiração e bons sentimentos no seu peito.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br