Autoconhecimento

9 maneiras para dedicar mais tempo às pessoas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ficamos tão presos às nossas rotinas que muitas vezes nos esquecemos do que realmente importa: as pessoas. Estamos sempre ocupados demais para passar um bom tempo com nosso parceiro, nossa família, ou amigos que tanto nós quanto nossos relacionamentos ficam desgastados. Criar essa distância com as pessoas em geral é algo muito perigoso, pois pode comprometer até a nossa saúde. Às vezes precisamos apenas sair e encontrar pessoas. Renovar nossos relacionamentos e nosso espírito devotando mais tempo aos outros. Veja agora 9 dicas para investir mais na sua vida social.

  • Voluntariado

Escolha uma organização que se alinhe aos seus valores e veja se eles estão precisando de voluntários. Organizações sem fins lucrativos precisam de toda ajuda que conseguirem, então não se desanime caso a organização que você se interessou não tiver dias ou horas fixas para o voluntariado. Às vezes eles podem precisar de ajuda em coisas simples como conscientização da comunidade, atendimento telefônico ou na criação de panfletos.

  • Faça mais favores para as pessoas

Todas as pessoas que você conhece precisam de ajuda em alguma coisa em suas vidas, a qualquer momento. Cabe a você perguntar se há algo em que você possa ajudar. Se desvie um pouco do seu caminho e vá fazer alguns favores aos seus amigos e família sem esperar nada em troca. Pegue aquela roupa que está na lavandeira no caminho de casa, leve as crianças para um jogo de futebol, ou compre um sorvete para um amigo.

  • Faça perguntas

Quando conversar com alguém, se envolva com eles fazendo perguntas abrangentes. Perguntas que não podem ser respondidas apenas com um sim ou não, você aprenderá mais sobre a pessoa que está conversando, e pode acabar aprendendo mais sobre você mesmo.

  • Cumpra suas promessas

Quando você disser a um amigo que irá a sua festa, tenha certeza de que realmente vai comparecer. Ser fiel a sua palavra significa às vezes  dizer não para todas as atividades que poderiam impedi-lo de seguir com o que foi prometido. O importante é sempre cumprir suas promessas.

  • Participe de eventos aleatórios

Seja espontâneo! Se precisar de carona, encontre o evento ou festival mais próximo para comparecer. Você pode levar um amigo ou ir sozinho, o importante é interagir com novas pessoas.

  • Envie mais mensagens

Tenha certeza de que as pessoas que você ama saibam que você está pensando nelas no seu dia a dia. Envie mensagens ou emails dizendo aos seus amigos e familiares que você anda pensando neles, ou comece uma conversa. Vá além e converse com aqueles conhecidos que você não fala há meses ou anos. Você pode acabar reatando laços que ficaram por muito tempo enfraquecidos.

  • Aproveite o fim de semana

Quando não estamos trabalhando, o melhor a fazer é sair e aproveitar! Dedique pelo menos um dia inteiro do seu fim de semana para se divertir com as pessoas. Seja um piquenique ou um dia num parque de diversão, você estará criando memórias e fortalecendo seus relacionamentos.

  • Seja um bom anfitrião

Mesmo que você não seja bom com decorações ou um bom cozinheiro, você ainda pode ser um excelente anfitrião. Convide as pessoas para irem a sua casa para uma noite de videogame, filmes ou apenas comer um bom brigadeiro enquanto conversam.

  • Planeje seus dias com antecedência

Se comprometa a dedicar mais tempo às pessoas planejando seus dias com antecedência. Encaixe no seu tempo um momento para ver pessoas, falar com elas, e decidir quais eventos você quer comparecer. Todas essas dicas são inúteis se você não tiver tempo para segui-las.


Texto escrito por Amanda Magliaro da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]