Energia em Equilíbrio

7 passos para ter uma vida mais equilibrada

Balanced stone pyramide on shore of blue water of mountain lake. Blue mountains in water level mirror. Children built pyramid from pebbles. Poor lighting conditions.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Estamos sempre por um fio, correndo de lá para cá, atarefados até o pescoço e ocupando a mente com qualquer distração que apareça. Com tantas tecnologias e informações, parece até impossível manter o equilíbrio no meio do caos. Parece, mas não é!

Ter uma vida equilibrada requer dedicação. Ser uma pessoa zen e estar em contato com seu Eu Interior, contemplando o seu espírito a todo tempo, não acontece de uma hora para outra. Mas por onde começar? O que devo fazer? Calma, o Eu Sem Fronteiras te ajuda!

Não adianta nada construir uma imagem serena e feliz de si mesmo para os outros, sem cuidar dos seus problemas internos de uma forma geral. Exercícios de Yoga nos ajudam a manter o foco e o físico, mas não são eles que resolvem nossos problemas pessoais, emocionais e espirituais, é a nossa dedicação.

Você precisa se esforçar e cavar mais fundo sempre, buscando se conhecer e equilibrar as suas necessidades e limitações. Listamos 7 passos que podem te ajudar nessa busca por equilíbrio e positividade.

  1. Cuide do seu corpo

Sem uma saúde boa, a nossa mente também adoece. Não deixe de cuidar da sua alimentação e do seu sono, eles são os fatores que determinam se a sua vida está ou não em equilíbrio.

Uma pessoa que não dorme bem e não se alimenta direito, na maioria das vezes, tem problemas psicológicos e físicos. Dormir e se alimentar corretamente ajudam a combater a ansiedade e a depressão, além de melhorar a nossa condição física e mental.

Fazer exercícios também pode ajudar a manter o sono regulado e a controlar sua alimentação. Tenha sempre horários e limites para comer e dormir, sem isso você acabará bagunçando diversos setores da sua vida. Descanso e uma alimentação balanceada nos traz energia para lidar melhor com as atividades do dia a dia.

  1. Tenha disciplina

Através da Yoga aprendemos que é preciso ter disciplina em tudo. Nada de trabalhar sem descanso, beber sem moderação e comer mais do que deveria. Precisamos prezar nossa saúde e espírito, tudo precisa estar em harmonia para nos sentirmos bem.

Como já dizia o ditado “Cabeça vazia, oficina do Diabo”, ficar à toa também não facilitará a sua busca pelo equilíbrio. Cada momento da sua vida precisa ser vivido no ritmo certo ou a sua saúde física e emocional se desgastará com a chegada de dificuldades.

  1. Organize-se

Deixar as coisas para depois só vai te atrapalhar no futuro. Tudo precisa estar em equilíbrio para funcionar de maneira prática, por isso, é muito importante fazer as coisas e deixar a preguiça de lado. Isso serve para todos os setores da vida.

Faça tudo o que for preciso para adiantar suas tarefas, assim o tempo livre será opcional e você não sofrerá com imprevistos. Curtir a vida é uma delícia, mas o excesso é perigoso, evite distrações durante a sua rotina e procure sempre uma motivação o dia a dia. Tenha foco e paciência.

  1. Cuide do seu Eu Interior

Confiar em si mesmo é o primeiro passo para aceitar uma vida equilibrada. Todos nós precisamos nos relacionar bem para nos sentirmos bem, principalmente interiormente.

O amor-próprio ensina que ele só não basta, precisamos nos agradecer, nos perdoar e nos aceitar para nos livrarmos de energias negativas que nos prendem a uma vida cheia de rancor e tristeza.

Quando cuidamos de nós mesmos, cuidamos automaticamente do mundo ao nosso redor. Estabelecendo esse contato com o seu Eu Interior, você passa a ser mais aceito pelo universo.

  1. Seja uma pessoa positiva

Não é novidade para ninguém que negatividade atrai negatividade, por isso, é muito importante saber lidar com os problemas de forma madura.

Reclamar de tudo que está fora de seu controle não minimizará o problema, só o tornará maior. Falar das pessoas pelas costas também não vai ajudar em nada no seu espírito, essas atitudes são bloqueios de energia e criam padrões negativos em nossa vida.

  1. Crie o hábito da leitura

Ler alimenta a nossa alma e distrai a nossa mente. Espiritualmente falando, a leitura expande a mente e a nossa compreensão do mundo e do sagrado.

Faça com que o seu dia seja mais proveitoso lendo pelo menos um artigo diferente para alimentar a sua mente. Essa prática nos ensina a evoluir espiritualmente, mudar de posicionamento e resolver nossos problemas.

Só o fato de você ter parado para ler esse artigo prova que alimentar a mente nunca é demais.

  1. Medite

Por último e não menos importante, medite. Meditar te reconecta com o seu Eu Interior e com o que existe de belo e sagrado no mundo.

Vagar pelas profundezas do ser é entrar em estado de clareza, tornando assim mais fácil resolver problemas e ter um conhecimento profundo dos seus desejos.

O autoconhecimento nunca se acaba, quanto mais você explora, mais coisas encontra. Essa ferramenta poderosa pode mudar a sua vida, medite durante o dia a dia, seja por um curto ou longo período. Aqui no site, já listamos alguns mantras para te ajudar a entrar em contato com o seu eu mais profundo.

Ser uma pessoa equilibrada exige dedicação diária, esse estilo de vida proporciona inúmeros benefícios a nós e às pessoas que nos cercam. Experimente as nossas recomendações e traga paz e harmonia para o seu dia a dia.


Texto escrito por Juliane Rodrigues da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]