Autoconhecimento

Ah, o tempo!

Relógio em uma mesa, em frente a um computador, papéis, caneca e alguns lápis.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O imediatismo crescente do nosso modelo de sociedade e de trabalho tem impedido que as pessoas aproveitem cada momento de suas vidas da melhor forma possível. O tempo que temos não mudou com o passar dos anos, mas a forma como o investimos durante o dia mudou. E essa mudança pode ter sido positiva para o mercado e para as grandes empresas, mas muitas pessoas têm a qualidade de vida reduzida quando não conseguem se organizar com tudo o que precisam fazer.

Ampulheta com areia rosada escorrendo de um lado para o outro em seu interior sobre um jornal.

O que nos rouba o tempo que temos, muitas vezes, é o fato de nos dedicarmos exclusivamente às interrupções da internet e das redes sociais: mensagens e fotos o dia inteiro, vídeos de animais fofos, jogos com várias fases, testes para descobrir alguma coisa a partir de um algoritmo (no estilo: qual cachorro você seria?), entre outras. É nesse momento que perdemos frações de tempo em que poderíamos nos dedicar a outras atividades. Então, um primeiro passo para aproveitar melhor o seu dia é repensar sobre o tempo que você emprega na internet e nas redes sociais.

Pessoa usando celular em uma mesa.

Não são só as interrupções que tornam um dia menos proveitoso. Quando não definimos quais são as atividades mais importantes dos nossos dias, tendemos a nos empenhar em funções que nos tomam muito tempo e não irão resultar em ações positivas, duradouras ou efetivas. Ou então, esquecemos de fazer aquilo que realmente importa porque nos dedicamos a tarefas que aparecem ao longo do dia e tem uma urgência mais reduzida, ou poderiam ser feitas com mais calma. É preciso definir as prioridades e a partir delas organizar o que realmente precisa ser feito em um dia e o que pode ser deixado para depois.

Outro fator que acarreta em desperdício de tempo são as reuniões, que poderiam ser substituídas por e-mails, em muitos casos. É importante reconhecer e separar quais assuntos precisam ser tratados e decididos em conjunto e quais podem ser definidos por uma ou duas pessoas, de forma a economizar o tempo de deslocamento de um lugar até outro e de possíveis distrações durante a reunião.

Menina escrevendo em uma agenda.

Por fim, é preciso organizar uma tarefa pensando em quando será o ponto em que ela estará concluída. Algumas vezes, nos dedicamos muito a finalizar cada vez mais uma atividade ou um produto, sem perceber que há tempos ela já estaria pronta. A criatividade sempre pode ser utilizada em tudo que desenvolvemos, mas é preciso limitá-la para que o seu tempo não seja encurtado por projetos que se estendem demais.


Você pode gostar de outros artigos como esse. Confira: Você passaria o seu tempo fazendo o que faz normalmente?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]