Autoconhecimento

Ah, o tempo!

Relógio em uma mesa, em frente a um computador, papéis, caneca e alguns lápis.
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O imediatismo crescente do nosso modelo de sociedade e de trabalho tem impedido que as pessoas aproveitem cada momento de suas vidas da melhor forma possível. O tempo que temos não mudou com o passar dos anos, mas a forma como o investimos durante o dia mudou. E essa mudança pode ter sido positiva para o mercado e para as grandes empresas, mas muitas pessoas têm a qualidade de vida reduzida quando não conseguem se organizar com tudo o que precisam fazer.

O que nos rouba o tempo que temos, muitas vezes, é o fato de nos dedicarmos exclusivamente às interrupções da internet e das redes sociais: mensagens e fotos o dia inteiro, vídeos de animais fofos, jogos com várias fases, testes para descobrir alguma coisa a partir de um algoritmo (no estilo: qual cachorro você seria?), entre outras. É nesse momento que perdemos frações de tempo em que poderíamos nos dedicar a outras atividades. Então, um primeiro passo para aproveitar melhor o seu dia é repensar sobre o tempo que você emprega na internet e nas redes sociais.

Não são só as interrupções que tornam um dia menos proveitoso. Quando não definimos quais são as atividades mais importantes dos nossos dias, tendemos a nos empenhar em funções que nos tomam muito tempo e não irão resultar em ações positivas, duradouras ou efetivas. Ou então, esquecemos de fazer aquilo que realmente importa porque nos dedicamos a tarefas que aparecem ao longo do dia e tem uma urgência mais reduzida, ou poderiam ser feitas com mais calma. É preciso definir as prioridades e a partir delas organizar o que realmente precisa ser feito em um dia e o que pode ser deixado para depois.

Outro fator que acarreta em desperdício de tempo são as reuniões, que poderiam ser substituídas por e-mails, em muitos casos. É importante reconhecer e separar quais assuntos precisam ser tratados e decididos em conjunto e quais podem ser definidos por uma ou duas pessoas, de forma a economizar o tempo de deslocamento de um lugar até outro e de possíveis distrações durante a reunião.

Você também pode gostar:

Por fim, é preciso organizar uma tarefa pensando em quando será o ponto em que ela estará concluída. Algumas vezes, nos dedicamos muito a finalizar cada vez mais uma atividade ou um produto, sem perceber que há tempos ela já estaria pronta. A criatividade sempre pode ser utilizada em tudo que desenvolvemos, mas é preciso limitá-la para que o seu tempo não seja encurtado por projetos que se estendem demais.


Você pode gostar de outros artigos como esse. Confira: Você passaria o seu tempo fazendo o que faz normalmente?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br