Autoconhecimento Coaching

“Mudanças”

Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni
Na maioria das vezes a mudança é um fenômeno que nos causa ansiedade, inquietação, desconforto, entre outros sintomas, a princípio, desagradáveis. Permitam-me deixar claro: esses sintomas ocorrem na maioria das vezes e para a maioria das pessoas.

Quase que diariamente eu lido com este assunto. E são realmente essas as sensações que as pessoas com as quais eu tenho contato demonstram quando tocamos neste assunto: mudança.

Um outro ponto marcante é que, na maioria das vezes, as pessoas reagem a favor de que outras pessoas precisam mudar! Assim fica fácil mudar, ou seja, mudando o outro. E a sua parte? E a sua responsabilidade pela SUA mudança?

Charles Darwin sabiamente disse: “Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Um ponto fortalecedor a este respeito é que, na maioria das vezes, toda mudança é desafiadora no início, confusa no meio e deliciosa no fim. O ser humano estabelece por padrão que as mudanças são ruins. As mudanças geram esse sentimento, pois a maioria das pessoas não se prepara adequadamente para a maioria delas. A ansiedade surge, pois o desconhecido sem habilidade abre uma grande lacuna na vida dos indivíduos.

As mudanças mais tranquilas ocorrem quando as pessoas entendem a necessidade da mudança ou a insatisfação pela situação atual, percebem uma condição melhor ou têm uma visão de uma situação melhor, planejam os passos a serem dados e os aprendizados necessários — e toda essa força é generosamente maior do que a resistência pela mudança.

As pessoas produzem naturalmente sua motivação (motivo + ação) e o meio onde estão inseridas as influencia nesse processo.
Entenda que só você pode mudar a sua vida. Avalie com quais pessoas você está convivendo, quais opiniões está escutando e quais palpites vem aceitando. Observe se esses indivíduos ao seu redor estão realmente felizes com suas vidas e se realmente são as pessoas mais apropriadas para fazer parte da sua mudança.

Por fim, a coragem e a disciplina são imprescindíveis para qualquer mudança, seja ela sutil ou intensa.

Sucesso! Felicidades! Prosperidade! Vamos em frente!


Você também pode gostar de outros artigos do autor. Acesse: A vida é repleta de recomeços

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni