Autoconhecimento Nutrição

TPM – TEMPO PRA MIM

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Juliana Luz
Escrito por Juliana Luz
O período que antecede a menstruação é chamado de TPM (Tensão Pré-Menstrual), que eu prefiro chamar de “tempo para mim”. É um período que traz muitos desconfortos para a maioria das mulheres, já que ocorrem diversas alterações hormonais e físicas como edemas, inchaço, cansaço, dores e, claro, irritabilidade.

A diminuição do estrógeno nos deixa mais emotivas e sensíveis. Por conta de todas essas alterações, a maioria das mulheres não se sentem confortáveis durante esse período e acreditam que a TPM é realmente uma fase muito difícil do ciclo menstrual. O mais importante é que possamos olhar a TPM como um momento de grande autoconhecimento em que acessamos o nosso inconsciente. Tudo que está escondido em nossa personalidade, que muitas vezes não temos consciência, nos é revelado com o intuito de nos mostrar o que ainda precisa ser trabalhado.

Os desequilíbrios durante esta fase são causados porque nós ainda negamos o nosso lado obscuro.
 O mais importante é respeitarmos o momento de recolhimento que este período pede, desacelerarmos um pouco nosso ritmo e nossos pensamentos, sermos mais generosas e pacientes com nós mesmas.

 

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Esta fase da TPM está associada com a face feiticeira da Deusa e com a lua minguante. Durante este período vale prestarmos atenção em tudo o que nos irrita e refletirmos se as situações e pessoas não são reflexos de nosso interior. Acolher tudo que nos está sendo revelado, sem julgamento e autocrítica, é ponto chave para o processo de transformação que o período proporciona.

Estar mais em contato com a natureza, aquietar a mente e o coração por meio da meditação, evitar fofocas e lugares aglomerados são dicas para lidar com o período da TPM. Um dos grandes desafios da mulher moderna é olhar a TPM como um momento de reflexão e mudanças internas, como aliada, e não como uma inimiga. Limpar o coração para uma aceitação mais plena e completa de si própria.

TPM, tempo para mudar, tempo para meditar, tempo para mim.

Chá para amenizar os sintomas da TPM

Ingredientes

  • Um punhado de hibisco seco
  • Um punhado de erva doce
  • Sementes de uma romã

Modo de preparo

Basta adicionar os ingredientes a 200ml de água quente, abafar por 15 minutos e tomar 3x ao dia.


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Sobre o autor

Juliana Luz

Juliana Luz

Nutricionista, terapeuta holística e astróloga. Atende em consultório com aconselhamento terapêutico, é facilitadora de cursos de gastronomia saudável, nutrição energética, autoconhecimento, ginecologia natural e círculos de mulheres, sendo uma das idealizadoras do projeto “Lua Azul - Despertar do Feminino”.

Pioneira em Nutrição Energética no Brasil e uma das sócias da empresa Cozinha da Iaiá – Geleias Terapêuticas .

Difunde a ideia de que o alimento nutre, não somente o corpo físico, como também fortalece a alma, por meio do equilibro físico, emocional e energético.

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