Convivendo ONGs

Doutores da Alegria: Formação de palhaço para jovens

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Introduzindo a arte da palhaçada no universo dos cuidados com a saúde e reafirmando a cultura como um direito de todos, os Doutores da Alegria levam momentos de felicidade e descontração para crianças, adolescentes e outros públicos que se encontram em hospitais públicos há mais de 25 anos.

Apesar de trabalharem gratuitamente em hospitais pelo país, a ação dos Doutores da Alegria é um ato artístico e não voluntário, por isso a organização seleciona profissionais formados em artes cênicas e com experiência na linguagem de palhaço, visando, assim, valorizar esse tipo de trabalho artístico e criar um legado para ser seguido pelas futuras gerações de artistas.

Como surgiu o Doutores da Alegria?

Wellington Nogueira, ator e palhaço, conheceu a iniciativa Big Apple Circus Clow Care Unit durante seu período de estudos de teatro dramático e musical em Nova Iorque, em 1984, onde passou a atuar como membro do elenco do primeiro grupo de palhaços que visitavam crianças em hospitais pelo mundo profissionalmente.

Ao retornar a São Paulo, no ano de 1991, decidiu fundar o Doutores da Alegria, pioneira na introdução da arte do palhaço no universo da saúde e na humanização do ambiente hospitalar.

Durante os 25 anos em que esteve à frente da organização, Wellington foi reconhecido pela ONG Ashoka como empreendedor social por trazer propostas inovadoras para problemas sociais.

Onde o Doutores da Alegria atua?

O coração da organização é o Programa de Palhaços em Hospitais, que já realizou mais de 1.700.00 interações com crianças hospitalizadas, além de seus acompanhantes e profissionais que atuam na saúde, com encontros semanais em 8 hospitais em São Paulo e 4 em Recife.

Além disso, a cidade do Rio de Janeiro abriga o projeto Plateia Hospitalares, também do Doutores da Alegria, que desenvolve uma curadoria de programação artística de teatro, música, circo, dança e poesia de maneira gratuita e permanente em 7 hospitais, visando a estreitar a relação entre saúde e arte.

Paralelamente, a organização também promove espetáculos e intervenções urbanas para compartilhar experiências.

Todos esses trabalhos realizados pelo Doutores da Alegria são completamente gratuitos e se mantêm por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas.

Escola Doutores da Alegria

Além dos projetos que atuam diretamente com o público em hospitais, o Doutores da Alegria tem uma escola de arte há mais de 10 anos, com uma pedagogia de ensino própria sobre a arte de ser palhaço.

Ela é aberta tanto para estudantes, público geral sem nenhum tipo de formação relacionado à área, quanto para artistas, visando a prepará-los para intervenções nos mais diversos e improváveis palcos e situações.

Os cursos e programas oferecidos acontecem principalmente em São Paulo, onde a escola fica sediada, porém há a possibilidade de ações pontuais serem realocadas em Recife e no Rio de Janeiro.

Sede da Escola Doutores da Alegria

Rua Alves Guimarães, 73
Pinheiros, São Paulo (SP)
CEP: 05410 – 000
Telefone: (11) 3061-5523
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 09h às 18h

Como abraçar essa causa?

Para fazer parte do Doutores da Alegria, você pode se inscrever para a turma de palhaços, matricular-se em um dos cursos ou se tornar doador e ajudar financeiramente a manter o projeto.

Essas formas de participação variam de acordo com cada ano. Para mais informações, acesse o site: https://doutoresdaalegria.org.br/

Você também pode gostar

Encontre o Doutores da Alegria

O Doutores da Alegria tem sedes em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro:

Doutores da Alegria – São Paulo

Rua Alves Guimarães, 73
Pinheiros – 05410-000
São Paulo (SP)
Telefone de contato: (11) 3061-5523
e-mail: doutores@doutoresdaalegria.org.br

Doutores da Alegria – Recife

Rua Dona Maria Cesar, 170
Edifício Luciano Costa – sala 201 B
Recife Antigo – 50030-140
Recife (PE)
Telefone de contato: (81) 3466-2373 ou (81) 3463-0866
e-mail: doutoresrecife@doutoresdaalegria.org.br

Doutores da Alegria – Rio de Janeiro

Rua Sebastião de Lacerda, 47
Laranjeiras – 22240-110
Rio de Janeiro (RJ)
Telefone de contato: (21) 2297-4176
e-mail: doutores@doutoresdaalegria.org.br

Você também pode encontrar o Doutores da Alegria online:

Facebook – https://www.facebook.com/doutores/
Instagram – https://www.instagram.com/doutoresdaalegriaoficial/?hl=pt-br
Blog – https://doutoresdaalegria.org.br/blog/

*Créditos das imagens para Doutores da Alegria.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br