Convivendo Trabalhos Sociais e Voluntários

Qual a energia que está presente no trabalho Voluntário?

Mãos de pessoa adulta, com mãos de criança em cima, e no topo um coração de borracha.

Olá tudo bem? Vamos conversar hoje sobre trabalho voluntário?
Ao ver a expressão “trabalho voluntário”, o primeiro conceito que surge é que trabalho voluntário, é aquele onde não recebemos nenhum tipo de remuneração, ficando assim uma ideia de que é só isto.

A própria palavra voluntário, talvez nos traga esta visão. Voluntário é o adjetivo de “que não é forçado, que só depende da vontade, espontâneo, se pode optar ou não por fazer”.

Grupo reúne as mãos no centro de uma roda.

Mas felizmente não é só isto! Trabalho voluntário é muito mais do que fazer alguma coisa e não receber nada em troca.

Até por que, na verdade, se recebe sim!!! Não dinheiro, mas algo muito maior, pois é bem comum ouvir de alguém que presta algum trabalho voluntário dizer que recebe muito mais que doa.

Você também pode gostar

Podemos definir o voluntariado como um conjunto de ações de interesse social e comunitário, que tem como objetivo promover o bem maior, auxiliar a instituição e a pessoa que dela depende.

O trabalho voluntário é uma doação constante, mas o que doamos em um trabalho voluntário? Nosso tempo, nossa disposição de fazer o bem!!

Por isto, entendemos que o que na verdade ocorre é uma troca de conhecimentos, pois doamos aquilo que sabemos, ou que temos a mais, e vamos receber o amor.

A pessoa que faz um trabalho voluntário é conhecida como um ator social e agente de transformação, que doa tempo, conhecimento, gerado pela energia do impulso de ajudar, de ver o outro bem e contribuir assim, para um mundo melhor.

A energia que envolve um trabalho voluntário é uma só, o amor… pelo outro, pelo mundo…e isto é visto tanto de quem recebe este trabalho, como quem dá. É a eterna lei do dar e receber que aí está presente.

Grupo com seis voluntários usando camisetas cinzas iguais separa roupas em caixas.

Na verdade, o trabalho voluntário é um convite para a doação de tempo àquilo que temos de mais precioso e de amor, aquilo que mais precisamos.

O objetivo deste texto também é o de um convite, venha fazer parte desta energia de doação, busque um local, uma atividade e venha experimentar na prática o que este texto quer dizer!

Um novo ano está aí e uma nova oportunidade também!! E depois me conta o que você achou!!!

Sobre o autor

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira, ou Cris, 44 anos, administradora com pós em gestão de pessoas, com diversas experiências em grandes empresas.

Trabalhei muitos anos no mundo corporativo, mas sempre gostei de assuntos ligados ao autoconhecimento e espiritualidade, de alguma forma tinha algo que me trazia para este lado. Coisas boas ou não!

Hoje digo que minha caminhada espiritual é meu “Alimento Sagrado”. Com formação em Cristais, Tarot dos Cristais, entre outros diversos cursos na área do autoconhecimento.

Criadora do blog Caminhos da Luz, em que descobri minha paixão por escrever. Em 2018, criei coragem para construir o blog www.caminhosdaluz.com.br, no qual compartilho meus textos e a cada dia trilho meu caminho, descobrindo novos horizontes e novas possibilidades, sempre acreditando que temos vários caminhos para encontrar a luz verdadeira e no fim descobrirmos que ela está dentro de cada um de nós.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: caminhosdaluz.com.br
Facebook: Caminhos da Luz
Instagram: @caminhos_da_luz
Twitter: @LuzCaminhos