Doutrina Espírita Espiritualidade

O que acontece com os criminosos segundo o espiritismo?

Mão de um homem preso por fora da cela
Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O espiritismo é uma religião que tem suas bases no livre-arbítrio e nas escolhas individuais. No entanto, toda ação tem a sua consequência. É por isso que os criminosos, segundo o espiritismo, sofrem com um destino diferente de quem pratica o bem. Entenda qual é a visão espírita sobre aqueles que cometem crimes.

As religiões, apesar de em sua maioria serem muito diferentes entre si, buscam responder a questões sobre a vida, que assombram a sociedade desde que os seres humanos começaram a pensar, por assim dizer.

E é por meio delas que muitas mentes inquietas encontram um refúgio para aquilo que a ciência não consegue explicar. De acordo com a religião espírita, independentemente de suas vertentes, existem razões para tudo que acontece de bom ou de ruim, o que nos leva a refletir sobre o livre-arbítrio e sobre o que acontece com pessoas que decidem fazer o mal, como os criminosos.

O espiritismo considera que o livre-arbítrio dá a liberdade para que cada um escreva sua própria história e futuro, determinando o caminho de vida por meio de ações e pensamentos. Sendo nós mesmos os responsáveis por todos os nossos atos, depende somente de nós escolher qual caminho seguir – o caminho do bem ou o caminho do mal.

Então, à medida que nós exploramos o espiritismo, somos convidados a entender os mistérios do livre-arbítrio e suas implicações nas escolhas individuais, descobrindo a fundo não apenas como nossas ações e pensamentos moldam nossa trajetória pessoal, mas também como influenciam nosso progresso espiritual. A compreensão das consequências de nossas escolhas nos leva a questionar: afinal, o que acontece quando alguém decide seguir um caminho criminoso? Ficou curioso? Acompanhe a leitura para desvendar as crenças que envolvem o destino daqueles que se desviam do caminho do bem segundo o espiritismo.

Homens presos jogando damas
ArturVerkhovetskiy no DepositPhotos

De acordo com as suas escolhas, o indivíduo tem experiências diferentes e, em consequência, conhecimentos diferentes, que o farão evoluir espiritualmente ou não, contudo a influência dos chamados paradigmas da cultura, da inteligência e da contingência pode dificultar o exercício pleno do livre-arbítrio. Sendo assim, por meio dessa religião entende-se que o espírito é imortal e reencarna no plano “material” para ter suas novas experiências de vida com o único objetivo de evoluir. Mas o que acontece com quem, de acordo com seu livre-arbítrio ou por influências externas, decide seguir uma vida criminosa? Para onde essas pessoas vão e quais são as consequências de seus atos em vida e após a vida? Cada religião tem seus próprios critérios e maneiras de tratar pessoas que cometem crimes contra outros seres humanos.

E na religião espírita, conforme o que foi falado anteriormente sobre o objetivo de evolução espiritual, o destino dos criminosos no âmbito de luz e no plano espiritual será regredir na escala da progressão espiritual, devido a seus atos maliciosos e de baixa moralidade, fazendo com que sejam necessárias “mais vidas terrenas” para pagar todos os seus pecados.

Enquanto não passam para o plano espiritual, os criminosos que ainda estão na Terra podem sofrer dois tipos de maldições: uma a curto prazo e outra a longo. A de curto prazo nada mais é do que a prisão. Então, segundo o espiritismo, a prisão e o descobrimento ou o flagra são o resultado contra as ações dessa pessoa em vida terrena.

A maldição a longo prazo é dura e requer do ladrão um sentimento extremo de egoísmo, pois, através do espiritismo genealógico, a maldição é passada para as próximas gerações em desgraças e crises, fazendo com que os filhos e os netos desses criminosos sejam pessoas piores que os seus pais. Esses filhos, por sua vez, também podem entrar nessa corrente tenebrosa e repassarem à geração posterior toda a desgraça herdada pelos pais. Essa praga, difundida de geração a geração, é uma das piores, segundo o espiritismo.

Você também pode gostar:

O espiritismo condena atos como tirar a vida daquele que cometeu erros graves perante a sociedade, no caso, do criminoso, ou amaldiçoá-lo com discursos de ódio, pois isso não lhe faz progredir. São conhecidos, inclusive na conduta cristã, a busca pela compreensão e o perdão a essas pessoas, ou pelo menos a tentativa. De acordo com a religião, cada caso será tratado espiritualmente de uma maneira, ou seja, cada ladrão terá o seu destino de acordo com a sua mente, razão e corpo espirituais.

Ao explorarmos as crenças sobre o destino daqueles que escolhem o caminho do mal, somos levados a questionar o impacto de nossas ações, tanto em vida quanto além dela.
Agora, convidamos você a compartilhar esse conhecimento com seus amigos, familiares e seguidores nas redes sociais. Juntos, podemos ampliar o entendimento sobre as complexidades da existência humana e as implicações de nossas escolhas no trajeto espiritual e humano. Compartilhe essa perspectiva e convide outros a refletirem sobre o livre-arbítrio e suas consequências!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br