Coaching de Bem-Estar Ho'oponopono

21 dias de gratidão

Escrito por Eu Sem Fronteiras

A gratidão é um sentimento que nos promove um universo leve e um estado de espírito pacífico. A prática de agradecer não consiste somente em ser grato ao que recebemos, mas a tudo o que a vida nos proporciona.

Qualquer pessoa é grata ao receber uma benfeitoria de alguém ou uma ajuda, por exemplo, mas o verdadeiro ser que pratica o desafio da gratidão reconhece até mesmo o ar que respira e agradece por cada aprendizado que a vida lhe proporciona.

Além de um sentimento, a gratidão é uma forma de vida. Repare: quando você dá um sorriso inesperado a alguém, a pessoa pode até achar estranho, mas ela provavelmente vai sorrir de volta. Se você olhar estranho para uma pessoa, ela com certeza te olhará estranho também.

Agora imagina se você for grato e demonstrar reconhecimento não só diante de bens materiais ou de feitos explícitos, mas também de atos simples e corriqueiros, como agradecer a pessoa que lhe dá licença em algum ambiente cheio, agradecer pelo sol que brilha forte mesmo quando estiver muito calor ou perceber os detalhes mais simples e que estão mais presentes na rotina tão corrida que praticamente leva embora a energia de todos…

Vaso branco com três flores de cravos avermelhadas. Alguns botões da flor ainda estão fechados. No vaso está pendurado uma plaquinha escrita THANK YOU.

O que será que você receberia se fizesse isso? Ah, é importante enfatizar que quando se é grato não se espera nada em troca. Ao agir com gratidão, automaticamente o seu peito se encherá de bons sentimentos e de alegria. Toda a bênção que vier será lucro!

Em momentos difíceis como tirar uma nota baixa em uma prova, ter o desapontamento de um trabalho ainda não reconhecido ou se desentender com alguém querido, pode ser que seja um pouco mais difícil ser agradecido, mas é exatamente nestes momentos que a gratidão se torna mais necessária.

Ela tem o poder de curar as feridas, de restabelecer a esperança, de conectar valores, de reacender o ânimo, de gerar mudanças e de mostrar novos caminhos e novos meios de resolver problemas… A gratidão pode mudar a sua forma de ver a vida e de viver!

Vários cães e gatos de diversas raças e cores. Eles estão posicionados atrás de abóboras que trazem em cada uma as letras que formam a palavra THANKS.

Vamos te propor o desafio dos 21 dias de gratidão para que você sinta na pele e na alma o poder que este sentimento tem para transformar os seus dias e as suas relações. O desafio consiste na seguinte prática diária:

“Feche os seus olhos. Inspire profundamente e expire bem devagar, com calma, sentindo o ar entrando e saindo dos seus pulmões. Entre em contato consigo mesma. Fique aí por uns instantes. Pense em alguém que te causou algum tipo de dor ou mágoa no passado. Lembre-se do que ele te fez. Tente não se envolver com as emoções que as lembranças podem gerar; apenas observe. Pense agora nas mudanças que ocorreram na sua vida a partir desse evento. Identifique o que você levou como aprendizado. Identifique de que maneira você evoluiu como pessoa a partir disso. Seja grata por esse aprendizado. Agora visualize mentalmente esse alguém que te machucou e agradeça a ele pela oportunidade que te deu de aprender e de evoluir. Diga: “Sou grata”. Por ser grata, libere o perdão. Diga: “Te perdoo”. Peça perdão por terem mantido uma certa conexão pela dor, mesmo que você não tenha sido responsável pelo que ocorreu. Diga: “Me perdoe”. Despeça-se dele, deixando que a mágoa, o rancor e os sentimentos ruins se dissipem e se transformem em gratidão. Inspire profundamente. Expire lentamente, sentindo novamente o ar nos seus pulmões. Com grande calmaria, abra os seus olhos.”

Palavra gratidão escrita em diversos idiomas. Atrás das palavras um mulher feliz e sorridente, sendo grata por tudo que aconteceu em sua vida.

Faça o que foi descrito por 21 dias. Repita a mesma prática quantas vezes forem necessárias em um único dia, com a mesma pessoa, até sentir que toda a dor foi embora e que restou apenas o agradecimento. Quando essa mágoa se dissipar, troque a pessoa. Se você sente que não guarda mágoa de ninguém, troque a fala da pessoa por alguma frustração que te dói ou por algum acontecimento que tenha te marcado de uma forma dolorosa. É importante que a cada dia seja trabalhada uma frustração diferente!

Você também pode gostar

No decorrer dos dias, você perceberá que o seu cérebro foi reeducado para associar perdão e leveza àqueles que anteriormente te remetiam a dor e peso (seja uma pessoa ou alguma situação) e que automaticamente você enxergará a vida com outros olhos. O ato de constantemente agradecer por tudo e de lidar de uma forma pura e leve com as coisas vai tornar a gratidão um hábito na sua vida.

Sinta a renovação que o desafio da gratidão vai te trazer e compartilhe conosco o seu processo! Nos conte como foi a prática de ser grato e o que os 21 dias de desafio mudaram na sua forma de ser e o impacto causado por eles nos seus dias. Queremos saber o poder que este sentimento emanou para a sua vida neste desafio proposto, então não se esqueça de compartilhar com a gente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br