Autoconhecimento Coaching de Bem-Estar Life Coaching

O verdadeiro significado do autocuidado

Mulher sorrindo enquanto se abraça
Albina Gavrilovic / Getty Images / Canva
Juliana Loureiro
Escrito por Juliana Loureiro

Seja honesta: você consegue no seu dia a dia se colocar em primeiro lugar, ou ainda acaba deixando que tudo e todas as outras pessoas venham antes de você?

Você acaba indo à exaustão para agradar e cumprir com todas as demandas e para receber aprovação dos outros porque muitas vezes não se sente suficiente?

Quando você cai nessa armadilha, você começa a ter muitas justificativas para se deixar para trás. Temos muitas demandas, mas já imaginou como você as faria se você estivesse no seu 100% e não frustrada porque você não tem tempo para nada ou porque você não consegue fazer nada do que gostaria?

Se você não se coloca em primeiro lugar, inevitavelmente em algum momento você vai perdendo a autoestima, o bom humor, tudo vira um stress e a vida acaba virando uma lista de afazeres. Muitas pessoas na corrida para melhorar isso acabam buscando investir na aparência externa, nas aquisições materiais para tentar suprir a ausência de cuidado com si mesmo.

Mulher relaxando durante banho de banheira
Triocean / Getty Images / Canva

Mas autocuidado vai muito além disso. Cuidar da parte externa é apenas a ponta do iceberg do que é o verdadeiro autocuidado. O verdadeiro autocuidado começa com você se colocando como protagonista da sua vida. Priorizando as suas necessidades primeiro para depois poder ajudar os outros. Lembra daquela mensagem no avião: “Em caso de despressurização coloque a máscara primeiro para depois ajudar os demais”. Porque se você não fizer isso você só conseguirá ajudar até um certo ponto, certo?

A mesma coisa com o seu dia a dia. Se você levantar e se deixar para trás, ninguém virá te buscar, muito pelo contrário, todos vão só demandar. É sua responsabilidade garantir que você não cairá nessa armadilha fatal para seu bem-estar, autoestima e motivação.

Você também pode gostar

A decisão precisa vir de você, de separar um tempo para você mesma, para se exercitar, meditar, ler, fazer coisas que te conectem a si mesma. Cuidar do corpo, da mente, da alma, se dedicar ao seu autoconhecimento e às suas emoções são práticas fundamentais para que você tenha combustível para performar durante o seu dia de maneira extraordinária e garantir sua qualidade de vida.

Reflita por um momento, será que você está apenas na ponta do iceberg ou está cuidando da base do que aumentará seu bem-estar, sua motivação e felicidade?

Sobre o autor

Juliana Loureiro

Juliana Loureiro

Há algum tempo, uma vontade extrema de viver e explorar a vida batia no meu coração. Eu tinha tudo que uma vida convencional pedia, mas sentia que a vida me escapava.

Decidi me tornar a dona da minha própria vida. Troquei a carreira corporativa como Diretora de Marketing por uma aventura pelo mundo abordo de um veleiro com meu marido e dois filhos pequenos.

Quebrei paradigmas, senti muito medo, percorri um caminho longo de autoconhecimento, mas, finalmente, passei a viver a vida ao máximo. Renasci. Libertei o espírito vivo, nômade, explorador, viajante que sempre esteve em mim, e ainda passei a ter como missão inspirar e ajudar as pessoas a viverem a vida ao máximo.

Vem comigo despertar para uma vida cheia de significado, criar coragem para mudar e passar a viver a sua vida ao máximo.

Contato:

Email: [email protected]
Site: vivaavidaaomaximo.com.br
Canal Telegram: Viva a vida ao máximo
Facebook: vivaavidaaomaximo
Instagram: @juliana_loureiro_oficial
YouTube:
Juliana Loureiro