Espiritualidade Religiões

Quarta-feira de cinzas e as energias pós-carnaval

crucifixo ao lado de cinzas
czarny_bez / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Mal começa um novo ano, vivemos um pequeno intervalo e logo deparamos com a chegada do Carnaval. São muitos dias seguidos de bailes, comemorações, fantasias e uma alegria de viver como se não houvesse amanhã. Tudo parece se libertar dentro de algumas pessoas: a euforia, os desejos mais contidos, as famosas paixões de Carnaval, as loucuras impublicáveis…

Mas então vem a quarta-feira de cinzas. Um choque de realidade que nos faz olhar para o feriado e perceber os excessos cometidos sem pensar duas vezes. E agora, como encarar a ressaca emocional do que já passou? Continue lendo e você vai descobrir!

Significado da quarta-feira de cinzas

A quarta-feira de cinzas, segundo a Igreja Católica, é um período de completa devoção. Na data que marca o início da Quaresma, isto é, os 46 dias que antecedem a Páscoa, os cristãos se recolhem em uma fase de penitência marcada por orações, jejuns e caridade. É aquela época em que muitas pessoas, religiosas ou não, tentam deixar de lado certos vícios, como o chocolate ou o refrigerante, sabe?

Pote de cinzas ao lado de crucifixo
czarny_bez / Getty Images Pro / Canva

Apesar de não ter relação direta com o Carnaval, uma festa pagã, a quarta-feira de cinzas é considerada o encerramento da celebração. Coincidência ou não, o feriado é marcado pelos exageros que muitos de nós conhecemos bem — seja na comida, na bebida ou na azaração.

No geral, a quarta-feira de cinzas é o dia perfeito para deixar a curtição de lado e começar a pensar em um novo ciclo: o da remissão. É hora de colocar os pés no chão e lembrar-se que “do pó viemos e ao pó voltaremos”. Como assim? Vem comigo que eu te explico!

Lidando com a ressaca emocional

Dizem que o ano aqui no Brasil só começa mesmo depois do Carnaval. E esse “início” de ano pode vir com um gostinho amargo, não é mesmo?

Para se recuperar, é preciso ter em mente que aquela libertação ostensiva, aquela felicidade sem fim e a sensação de que tudo é festa é a exceção, não a regra.

Calma! A sua vida não é — nem deve ser — triste no resto do ano, mas tudo é passageiro, dos momentos bons aos ruins. A quarta-feira de cinzas é a deixa para voltar ao planeta Terra e entender que tudo nesse mundo é momentâneo, inclusive você mesmo.

Foi maravilhoso? Foi. Foi muito louco? Para alguns, sim. Tudo é permitido no Carnaval? Só se houver consentimento de ambas as partes. Mas aí a realidade bate à porta e você precisa voltar a trabalhar, a pensar nos boletos, a aturar aquele vizinho fazendo obra às 07h00 da manhã. E então se pega perguntando a si mesmo: “Mas por que essa alegria de Carnaval não pode ser pra sempre?”

A resposta é simples: porque enjoa. A efemeridade das coisas tem uma razão de ser. O Carnaval não seria considerado uma das melhores festas do ano se acontecesse todos os dias. Você acabaria se acostumando e a celebração perderia o seu valor.

Então siga em frente. Transforme os momentos vividos em lembranças que possam ser revisitadas tão e somente pela memória. Coloque esse sentimento de êxtase em um quadro na sua mente, reunindo as risadas com a galera, as fantasias mais originais, a viagem para aquela praia paradisíaca, o amor de Carnaval e aquele beijo despretensioso. Ou aqueles beijos, vai que…

Retomar à vida “normal” pode não parecer fácil, mas a quarta-feira de cinzas é capaz de te ajudar nesse processo. Veja dicas de como se beneficiar da data:

O que fazer na quarta-feira de cinzas?

A verdade é que o nosso cérebro também precisa de rotina para poder entender que estamos em um “lugar seguro” e manter as nossas emoções em equilíbrio. Apesar de o Carnaval ser uma época de muita felicidade, é também marcada por muitos abusos. Além de fazerem mal, as atitudes exageradas em relação ao álcool, ao sexo e às drogas, por exemplo, atraem espíritos de baixa vibração para a Terra.

Por isso a quarta-feira de cinzas é conhecida por ser uma data bastante carregada… negativamente. Na Quaresma que se segue, independentemente da religião, todos sentem o clima que se instala pedindo reclusão e afastamento do que está ruim ou em excesso na vida.

Potes com cinzas em altar
AVCreations / Getty Images / Canva

Mas como, de fato, fazer isso? Começando por uma postura mais crítica e atenta em relação às atitudes, pensamentos e pessoas que te cercam. Situações de baixa vibração podem acabar te aproximando da negatividade, justamente o que você quer evitar. Uma revisão de tudo o que aconteceu durante o Carnaval e pequenas reflexões sobre o dia que se passou antes de dormir são etapas importantes no processo de renovação espiritual. Nessas pitadas diárias de autoconhecimento, acender um incenso de mirra pode ser uma alternativa.

Os rituais de descarrego são ainda bastante úteis nesse período. Confira esse passo a passo para aumentar a sua proteção:

1. Ferva 2 litros de água;

2. Assim que a água começar a ferver, acrescente duas colheres de sopa de arruda, duas colheres de sopa de manjericão e uma colher de sopa de guiné;

3. Desligue o fogo e coloque a tampa da panela para abafar;

4. Espere em torno de 10 minutos e coe;

5. Tome banho normalmente e, após se secar, jogue a mistura de ervas do pescoço para baixo;

6. Faça uma oração pedindo por proteção;

7. Descarte as ervas na natureza.

Já para proteger a casa, basta um prato com sal grosso perto da porta de entrada.

Você também pode gostar

Por outro lado, há algumas coisas que devem ser evitadas, como acender velas, colocar flores dentro de casa e ouvir música alta. Perceba que as energias negativas do período atraem as brigas, então pense bem antes de falar e evite discussões.

A diversão da vida não precisa ser restrita ao Carnaval, mas lembre-se de que na quarta-feira de cinzas e em todos os outros dias do ano, o exagero nunca resulta em felicidade.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br