Atividades Físicas Danças

FitDance: o que é, benefícios e como funciona

Pessoas dançando numa academia.
oneinchpunch / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existe um jeito de exercitar o corpo e adotar um estilo de vida mais saudável sem ter que se render aos exercícios tediosos da academia ou à boa e velha caminhada. É o FitDance. Já ouviu falar?

A prática mistura dança, ginástica, músicas que grudam na cabeça e muita diversão. É o tipo de atividade física que faz você gastar calorias sem sofrimento. Pelo contrário: é divertimento na certa! Homens, mulheres, mais velhos ou mais novos… Todos podem se juntar na coreografia.

Se você nunca ouviu falar no FitDance, ou já ouviu mas não sabe muito bem o que é, vem comigo que eu vou lhe explicar!

O que é FitDance? Quando e como ela surgiu?

Apesar de ser uma febre nas academias, o FitDance, na verdade, surgiu em 2014 no YouTube. Os irmãos e empresários Fábio e Bruno Duarte criaram um canal na plataforma com o intuito de ensinar dança a todos os públicos de uma forma leve e agradável. Inclusive o estilo de aula ficou famoso pelo próprio nome da empresa, que hoje já conta com mais de 10 milhões de seguidores.

Mulheres de diferentes etnias dançando. Ao fundo, situado ao lado direito, um homem.
FatCamera de Getty Images Signature / Canva

O segredo foi utilizar músicas que estavam bombando, de vários estilos queridinhos dos brasileiros, como axé, funk, pagode e sertanejo, e transformá-las em coreografias fáceis de aprender. É como se define o estilo FitDance: enquanto se divertem, os alunos estimulam o corpo, fazem novas amizades e ainda melhoram o condicionamento físico. Dá até para trabalhar grupos musculares específicos, como pernas e glúteos.

Com o sucesso, surgiram outros coreógrafos no YouTube e novas vertentes da atividade, como o FitDance kids, voltado para as crianças. Logo a moda se espalhou também pelas academias do Brasil. Continue lendo e entenda como funciona uma aula de FitDance.

Como funciona o FitDance?

Não tem segredo! O professor ou professora dá play na música e começa a dançar. Os passos são simples e o tutor costuma repeti-los várias vezes para que a turma copie, cada um da sua forma. O objetivo não é descobrir o seu bailarino interior, mas se mexer no ritmo da música!

No começo, o cansaço pode ser uma barreira, mas é preciso persistir para entrar no clima do FitDance. Em pouco tempo, você será capaz de ver sua evolução na dança, no condicionamento físico e na socialização com a galera.

Quanto à vergonha, não se preocupe: cada um está tão absorto na coreografia que ninguém vai reparar se você errar um ou outro passo! Vá sem medo e aproveite os benefícios que o FitDance pode oferecer, como veremos a seguir:

Benefícios do Fit Dance

No começo deste artigo, eu falei que o FitDance é uma atividade física sem sofrimento. E como se não bastasse, são várias as vantagens oferecidas por essa prática. Confira:

Emagrece

Uma mulher segurando, com a sua mão esquerda, uma fita métrica que mensura a sua circunferência abdominal. A sua mão direita, por sua vez, estende uma calça, a qual a mulher está vestindo.
jpfotograaf de Getty Images Pro / Canva

Alguns estudos afirmam que 1 hora de FitDance é capaz de eliminar de 600 a 1.000 calorias, o que é praticamente a mesma quantidade perdida em uma sessão de spinning, muay thai e até corrida. Ótimo para quem quer perder uns quilinhos de forma saudável, não é mesmo?

Fortalece o coração

Exercícios aeróbicos, isto é, aqueles que exigem mais oxigênio dos músculos, são ótima alternativa para quem quer melhorar a saúde do coração. Isso porque eles fazem o corpo trabalhar mais e, consequentemente, o coração precisa bombear mais sangue. O FitDance é um exemplo de atividade aeróbica extremamente benéfica para o sistema cardiovascular.

Fortalece os músculos

As principais áreas trabalhadas pelo FitDance são as pernas, as coxas, os glúteos, o abdômen e as costas. A dedicação constante nas aulas garante o ganho de massa muscular, especialmente nesses músculos – os grandes responsáveis pelo equilíbrio do corpo.

Acelera o metabolismo

Uma mulher realizando, com as suas mãos, um triângulo sobre o abdômen.
Delmaine Donson de Getty Images Signature / Canva

Como o FitDance trabalha vários músculos e gasta bastante calorias, o metabolismo fica acelerado. Isso é bom porque, mesmo quando você já estiver em repouso depois da aula, o corpo continuará queimando calorias.

Melhora a autoestima

Mesmo para aqueles que são mais tímidos ou acham que não sabem dançar, as aulas de FitDance ajudam a perder a vergonha e liberar as energias sem preocupações. Ali, todo mundo está aprendendo, então não é preciso se preocupar em fazer os passos certinhos. Assista a uma sessão, comece devagar e vá se enturmando. Logo você vai pegar o jeito e se sentir com muito mais segurança dentro e fora das aulas!

Melhora a memória

Decorar e praticar as coreografias, além de melhorar o equilíbrio e a saúde do corpo, ainda oferece várias vantagens para a mente. Estudos afirmam, por exemplo, que a dança é uma maneira eficaz de retardar o envelhecimento do cérebro. Interessante, né?

Beleza, você já sabe como funciona o FitDance e quais são seus benefícios. Mas como descobrir se você se encaixa no perfil para participar das aulas? Acompanhe a leitura:

Quem não pode praticar FitDance?

Literalmente todo mundo pode entrar na dança. É claro que, dependendo da idade ou dos hábitos de vida da pessoa, ela terá um pouco mais de dificuldade para entrar no ritmo, mas como vimos, isso não é empecilho algum no FitDance.

Basta ter disposição e vontade de aprender. Veja abaixo por onde começar:

Onde e como aprender a dançar FitDance?

Como o FitDance surgiu no YouTube, uma pesquisa na plataforma já é o suficiente para encontrar vários coreógrafos e até artistas famosos ensinando as coreografias das músicas. Você pode começar em casa, assistindo aos vídeos e repetindo-os na sala ou em um cômodo mais espaçoso.

Ainda que essa seja uma boa solução do ensino do FitDance para iniciantes, pode acabar sendo perigoso. O ideal mesmo é procurar aulas em academias ou estúdios de dança. Assim você evita lesões, tem um acompanhamento de perto e ainda recebe dicas valiosas sobre os movimentos.

Uma academia com várias esteiras e bicicletas.
Anna Tis de Pexels / Canva

Como algumas salas tendem a ser cheias, três dicas de como aprender a dançar FitDance são importantes no início do curso:

Fique atento aos sinais do(a) professor(a); eles indicam, por exemplo, a direção do próximo passo;

Não se preocupe com detalhes, apenas aproveite o momento e, se errar, basta continuar de onde parou;

E se o(a) professor(a) estiver muito distante, observe as pessoas ao seu redor.

Qual é a diferença entre FitDance e zumba?

Quando você procurar por aulas de FitDance, é capaz de se deparar também com zumba. O que é isso e qual a diferença entre os dois?

Basicamente, a playlist. A zumba é um estilo de dança colombiano, então as músicas tendem a ser latinas. J Balvin, Yandel e Don Omar são alguns dos cantores dos maiores hits dançados durante as aulas.

Já o FitDance é mais abrasileirado, com canções que vão desde Parangolé até Anitta. Como já são músicas muito tocadas em território nacional, fica ainda mais fácil de aprender as coreografias. Fora o incentivo de saber a dança para arrasar na balada, né?!

Você também pode gostar

O FitDance nos conquistou tanto que extrapolou até mesmo as fronteiras do YouTube. Hoje em dia, assim como a zumba, a prática está presente em diversas academias espalhadas pelo país e é uma forma incrível de estimular a saúde física e mental. Sem preconceitos, o estilo recebe qualquer pessoa e qualquer tipo de música. Faça uma aula experimental e divirta-se!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br