Comportamento Convivendo

A importância da gentileza nas redes sociais

Uma pessoa manuseando um celular. Acima deste, diversas ilustrações de reações típicas de redes sociais.
LookerStudio / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Discursos de ódio e comentários mesquinhos parecem dominar a internet, especialmente nos dias de hoje. Se você percorrer qualquer feed do Instagram, do Twitter ou seção de comentários do YouTube, verá pessoas tirando sarro de outras sobre sua aparência, etnia, gênero, identidade sexual e crenças. E é nesse contexto que entra a importância da gentiliza nas redes sociais.

Neste artigo, você vai descobrir como podemos ser mais gentis nas redes sociais. Afinal, o ódio na internet, por meio de piadas ou ofensas, por exemplo, pode, inclusive, afetar a saúde mental de uma pessoa. Confira ainda as consequências que o discurso de ódio pode trazer.

Como o ódio na internet pode afetar a saúde mental de uma pessoa

Um crime de ódio é aquele que ataca uma pessoa por causa da sua raça, origem, idioma, cor, religião, idade, deficiência, orientação sexual ou outro fator similar. No entanto, e principalmente nas redes sociais, esse comportamento foi normalizado, mas os efeitos do discurso de ódio são diversos.

Ou seja, há o dano emocional ou psicológico direto, que pode ser causado por ameaças, assédios e outros ataques dirigidos a indivíduos específicos por motivos de ódio e intolerância. E entre as principais consequências dessa ação, estão:

— Danos emocionais ou psicológicos de quem recebe insultos;
— Exclusão social;
— Perseguição online ou cyberbullying, entre outras.

Em muitos casos, dependendo da situação, a pessoa que sofreu os ataques de ódio precisa procurar ajuda profissional, como a de um psicólogo ou psiquiatra, para conseguir lidar com as consequências.

Por que as pessoas têm mais coragem de serem grosseiras na internet?

Existem várias razões pelas quais alguém que não insultaria uma pessoa pessoalmente acaba fazendo online. Um deles é o anonimato proporcionado pelas redes sociais. Além disso, quem quiser assediar nas redes sociais pode criar perfis falsos para fazer isso, e muitas vezes faz isso porque se sente muito seguro em fazê-lo, pois sabe, na maioria das vezes, que não haverá consequências.

Um homem irado olhando a tela do seu celular.
Antonio Guillem / Shutterstock

Porém outro fator percebido é uma crescente desumanização que estamos vivenciando em muitos aspectos da vida, o que faz com que muitos façam mal aos outros com seus comentários, seguindo a vida com total impunidade. Logo, intimamente relacionada à desumanização está a falta de empatia.

A empatia surge quando você vê, ouve ou percebe de alguma forma como suas ações causam danos a terceiros. Em um contexto online, podemos ser mais cruéis com outras pessoas porque nem temos consciência de quem elas realmente são e do dano que estamos causando a elas.

Porém, nas redes sociais, sobretudo, precisamos cuidar o que vamos falar. Do contrário, qualquer afirmação pode até mesmo prejudicar a carreira. Por exemplo, em 2021, a apresentadora Xuxa chegou a falar em uma live transmitida pelo Instagram que era a favor de que testes de remédios e vacinas fossem feitos em presidiários, não em animais. Logo, a Rainha dos Baixinhos viu que seu comentário foi infeliz e foi se desculpar por ele.

Esse não é um caso isolado. Existem outros semelhantes. Por isso todo cuidado ao expressar uma opinião na internet. O respeito continua sendo um valor fundamental para uma boa convivência em sociedade.

Importância de praticar a gentileza na internet

Para ser gentil é fundamental exercer a empatia, ou seja, nos colocarmos no lugar do outro. Isso vale também no campo digital, mesmo que não vejamos a pessoa face a face. Por isso a empatia deve ser trabalhada por meio do respeito e do apoio.

E isso vale também para o nosso dia a dia. Em um estudo de 2016 publicado no periódico Psychosomatic Medicine: Journal of Biobehavioral Medicine, os pesquisadores perguntaram aos participantes sobre cenários em que eles forneceram ou receberam apoio.

O estudo publicado descobriu que os testes de ressonância magnética mostraram que apenas os casos em que os participantes apoiaram se correlacionaram com a redução do estresse e o aumento da atividade nos centros de recompensa do cérebro. Isso sugere que, em última análise, fornecer apoio aos outros traz mais benefícios mentais do que recebê-lo.

Como ser mais gentil nas redes sociais

A internet é muito ampla e diversificada, logo existem opiniões sobre tudo. Mas é necessário tomar 4muito cuidado. Antes de dar sua opinião, pense: você diria o mesmo se visse aquela pessoa na sua frente?

Uma mulher sorridente a manusear um celular.
Mladen Zivkovic de Getty Images / Canva

Aqui estão algumas dicas de como ser gentil na internet e nas redes sociais:

1 — Não fique convidando as pessoas para jogos e eventos o tempo todo: nem todos gostam de jogos ou têm tempo para assistir a um jogo ou ir um evento. Por isso tome cuidado com o excesso de convites;

2 — Não exponha as pessoas sem a permissão delas: tirou fotos com amigos? Antes de publicar, pergunte se a imagem está autorizada por todos;

3 — Não faça spam no WhatsApp: tome cuidado ao compartilhar fake news. Antes de compartilhar, verifique a procedência da informação;

4 — Tome cuidado com áudios muito longos: gravar um áudio pode ser útil, mas quando for gravar, independentemente da intimidade, tente ser preciso na informação;

5 — Pense no impacto que o seu perfil nas redes sociais pode causar na sua carreira: isso vale principalmente para o trabalho. Fique bastante atento às informações e opiniões compartilhadas.

Você também pode gostar

Portanto, nas redes sociais, expresse suas ideias com boas vibrações, com calma, tolerância e empatia. Por isso não poste coisas que não gostaria que falassem ou fizessem a você. Acima de tudo, mantenha o respeito. Lembre-se de que, por trás de um perfil, existe uma pessoa.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br