Energia em Equilíbrio

Técnicas para melhorar a sua respiração na meditação

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Para os já experientes ou para os iniciantes da meditação é sabido que um dos principais pilares dessa prática é o modo em que a respiração é controlada. O fato é que a respiração é a base da sobrevivência e ela exerce um poder enorme, mesmo que indiretamente, na vida do ser humano.

A filosofia explica que a respiração funciona por conta própria, não sendo necessário um comando consciente, mas, nós podemos influenciar com facilidade o sistema respiratório, por exemplo, quando estamos nervosos ou ansiosos e precisamos nos acalmar; quando vamos tomar uma decisão importante que pode mudar nossas vidas ou qualquer outra situação que exija um pouco mais do corpo e da mente é comum buscarmos na respiração a concentração para tomar algumas atitudes ou decisões.

No yoga ou na meditação as técnicas de respiração são chamadas de Pranayama, que se resume em uma energia vital que circula por todo o corpo. Há inúmeras técnicas de Pranayama, basta experimentá-las para descobrir qual método se encaixa com as suas expectativas e necessidades.

Confira agora alguns métodos de Pranayama para colocar em prática:

1- Igualdade de Respiração (Sama vrtti Pranayama)

Sama significa igual e vrtti é o mesmo que ação ou movimento. Essa técnica está ligada ao foco e ao equilíbrio. É preciso inalar e exalar na mesma proporção. Por exemplo: inspire 1-2-3-4 e depois expire: 1-2-3-4.

2- O Sopro do Oceano (Respiração Ujjayi)

Também conhecida como a respiração vitoriosa, essa técnica acalma o sistema nervoso ao mesmo tempo em que massageia alguns órgãos internos como esôfago e baço. Basta inspirar profundamente pelo nariz até que a respiração se prenda no fundo da garganta. Essa técnica é chamada de sopro do oceano, pois depois de algumas tentativas, a respiração soa como ondas do oceano.

3- Respiração Luminosa (Kapalabhati)

Conhecida também como respiração de fogo, em homenagem a suas qualidades de limpeza do sangue e do fígado, além de aumentar os níveis de oxigênio. Para iniciar a Kapalabhati é preciso estar sentado sob as pernas cruzadas e com as mãos nos joelhos. Durante um minuto, conduza o seu umbigo em direção à coluna, cada vez que exalar, fazendo um som audível “CH” com os lábios contraídos.

Você também pode gostar

4- Respiração do Leão (Simhasana)

Simha significa leão. Essa técnica auxilia na liberação do estresse, além de fortalecer os músculos do rosto, da garganta e estimular o cérebro. Pode ser realizada em diversas posições como sentado, em postura do cachorro ou do herói. Abra a boca ao máximo que conseguir e expire fortemente, fazendo um som de “AAH”, ao mesmo tempo empurre a língua para fora o quanto conseguir. Faça isso olhando para cima, apenas movimentando os olhos.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br