Energia em Equilíbrio Meditação

Aprenda a meditar em 1 minuto

The women meditates on the grass at sunset
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você conseguiria responder em quantas coisas pensou durante os últimos minutos? Bem difícil, não é? A não ser que você seja uma pessoa privilegiada e bem centrada, deve ter sido bombardeado com pensamentos, sentimentos, obrigações, problemas, notificações de redes sociais, telefonemas, cobranças do trabalho, falatórios alheios e aquela pulguinha atrás da orelha. Cansa só de pensar (mais)!

O fato é que na vida moderna e tão cheia de afazeres, é impossível fugir disso tudo por muito tempo. Mas também é fato que é necessário desligar um pouco para recarregar as energias, colocar os pensamentos em ordem e simplesmente manter a saúde mental. Estímulo demais desgasta e pode levar a problemas de saúde. A produtividade cai e o nível de estresse tende a aumentar gradativamente a cada dia que passamos sem dar importância a estas necessárias pausas que nosso corpo pede.

Uma boa forma de ter este momento de descanso e de se desligar de tudo é através da meditação.

Apesar de ser uma prática considerada difícil pela maioria das pessoas que mais precisam dela, garanto que é apenas uma questão de vontade, costume e dedicação. Quando temos um pensamento muito acelerado e deixamos a ansiedade nos dominar, a tendência é que realmente não consigamos nos desligar do mundo externo, mas é possível.

O escritor e coaching Martin Boroson criou o conceito de “Meditação de um instante”, no qual prega que apenas um minuto de meditação diária, a princípio, pode lhe trazer extrema sensação de bem-estar e melhora na qualidade de vida. O vídeo que produziu com esta proposta se tornou um viral nos Estados Unidos.

Antes de ver o vídeo, sugiro que siga algumas dicas para iniciar nesta prática:

Dedique-se!

Como qualquer prática nova e aparentemente desafiadora, é necessário dedicação. Tenha consciência de que meditar lhe será benéfico e, se mesmo nas primeiras vezes não obter sucesso, não desista.

Concentre-se na sua respiração

É ela que vai te guiar para dentro de si mesmo. Quando nos concentramos apenas na nossa respiração, o mundo parece abaixar de volume e diminuir de velocidade.

Mantenha-se calmo

Ok, a meditação tem como um dos seus principais objetivos exatamente trazer a calma. Mas o que quero dizer aqui é que não adianta nada ficar ansioso ou com raiva porque não consegue meditar. Manter a calma e persistir é fundamental. Calma gera calma.

Enxergue as oportunidades e as necessidades

Não precisa criar uma rotina de meditação. A ideia é que você tenha a sensibilidade de sentir quando a pausa é necessária. Pode ser no meio do trabalho com o chefe te deixando loco, é só correr para o banheiro e ficar ali por um minuto ou dois. Pode ser no ônibus lotado também, ou na espera do pagamento de uma conta. Com a prática, será possível.

Use a seu favor

A meditação pode te trazer mais inspiração, fortalecer a criatividade e até mesmo mais resiliência perante situações difíceis. A prática também ajuda no autoconhecimento, autocontrole e pode fazer toda a diferença no seu dia.

Agora, veja no vídeo abaixo as dicas de Martin Boronson e comece a praticar simultaneamente:


  • Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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