Autoconhecimento Energia em Equilíbrio Yoga

Yoga em Voga

Shot of young women doing cobra pose on exercise mat at yoga class. Three female doing core stretch on fitness mat.
Escrito por Giselli Duarte

Assim como tocar um instrumento ou aprender um novo idioma, precisamos praticar os ásanas (as posturas) de forma consistente para obtermos resultados melhores. No ponto de vista do yoga como uma prática meramente física, sentimos a intensidade do alongamento. “A cada respiração, tente mais um pouquinho” quer dizer, dentro do seu limite, vá saindo de sua zona de conforto.

Vá superando suas limitações com prudência. Os ásanas são lindos, mas também exigem muita concentração, disciplina, foco e resistência. Antecedendo o ásana e suas variações, é sempre muito importante respeitarmos nosso tempo, a fim de alcançar o nosso objetivo, de forma cuidadosa e amorosa para com o nosso próprio corpo, quando se trata da construção do ásana.

No âmbito mental, toda concentração é crucial. Os pranayamas (técnicas de respiração) nos permitem oxigenar o cérebro, renovar o ar residual armazenado nos pulmões, relaxar e obter sensação de bem-estar e leveza. Tudo fica mais ameno. Dessa forma, adquirimos espaço para a criatividade, ficamos de bom humor e desestressados.

Yoga pose - Woman silhouette practicing yoga Warrior pose on sea bridge at sunset.Yoga near beach.

Praticando o presente, deixando de lado a ideia ilusória de que temos controle sobre algum evento futuro ou apego aos acontecimentos passados, nos permitimos vivenciar o Agora, o único estado em que de fato podemos agir. Dessa forma, nos conectamos e nos aprofundamos em nosso estado emocional e vamos sentindo tudo aquilo o que se passa conosco.

Sem julgar, sem comparar, ao presenciarmos o Agora, na prática do yoga, no lavar a mão, no estudar, no caminhar e tantas outras modalidades, passamos a nos tornar presentes e testemunhas dos eventos do Aqui e Agora. Nossas tensões vão se desfazendo. Com a prática do yoga em nosso dia a dia, nossa vida vai fluindo, e nossas emoções negativas vão se transformando em emoções positivas e construtivas.

Para alcançar um nível mais elevado, um estado mais sutil das práticas, através da disciplina e entrega, vamos nos conectando com nosso Ser mais Divino. Nosso Eu Superior.

Vamos refinando nossos sentidos a fim de nos libertar dos sofrimentos terrenos, tais como o apego, a raiva, o ódio, o ciúme e tudo o que nos tira do nosso objetivo principal definido.

Você também pode gostar

Vamos nos desfazendo das camadas densas que, com o tempo, construímos para nos proteger para fazer o caminho inverso, o caminho da Paz interior.

A verdadeira paz que buscamos está dentro de nós.

Boa prática.

Namastê!

Sobre o autor

Giselli Duarte

Eu sempre fui uma pessoa curiosa. Já me aventurei em diversas áreas, desde uma carreira corporativa até um curso de DJ. Sempre gostei de aprender, independentemente de o curso estar relacionado ao meu mercado de trabalho ou não. Afinal, é assim que os melhores insights são gerados, não é mesmo?

Sempre tive uma veia empreendedora, graças aos meus pais. Iniciei no mercado de trabalho como jovem aprendiz aos 14 anos e nunca mais parei de aprender e trabalhar. A partir dos 18 anos, comecei a empreender de fato, legalizando meu primeiro negócio com um CNPJ, e desde sempre trabalhei em projetos empreendedores, sejam eles tradicionais ou com uma intenção em virar uma startup, em paralelo ao meu emprego ou a trabalhos em forma de projetos.

Sempre trabalhei arduamente e nunca hesitei em colocar a mão na massa, além de desenvolver estratégias. Na verdade, foi exatamente por isso que gradualmente direcionei meu foco para a saúde mental e para compartilhar esse conhecimento com as pessoas. Já enfrentei o burnout duas vezes e, a partir da primeira experiência, busquei tratamentos complementares, como o Yoga e a meditação, aliados à medicina tradicional.

Essa busca pelo autoconhecimento me levou a uma formação em Hatha Yoga. Essa experiência não apenas aprimorou minha compreensão sobre equilíbrio e bem-estar, mas também me permitiu explorar terapias naturais, culminando em uma especialização em outras terapias.

Atualmente, como professora de meditação e podcaster no Insight Timer e Aura Health, encontrei plataformas para compartilhar técnicas que promovem paz interior e equilíbrio diante das demandas diárias.

O ápice de minha jornada foi a publicação do livro "No Caminho do Autoconhecimento", onde compartilho insights e aprendizados acumulados ao longo do caminho. Além disso, contribuí como co-autora em antologias poéticas.

Minha missão é inspirar outros a trilharem o caminho do autoconhecimento e crescimento pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para uma vida mais plena e significativa.

Curso
Meditação para quem não sabe meditar

Contatos
Email: giselli.du@outlook.com
Site: giselliduarte.com
Site do livro: Loja Uiclap/No Caminho do Autoconhecimento
Facebook:: @giselli.d
Instagram: @giselliduarte_
Twitter: @gisellidu
Linkedin: Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento
YouTube: No Caminho do Autoconhecimento

Aura Health: www.aurahealth.io/coaches/giselli-duarte

Insight Timer: insighttimer.com/br/professores/giselli