Saúde Integral

Você dorme à tarde?

Lady hiding under blanket. Woman smiling and looking aside. Girl in good mood.
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Dormir à tarde faz muito bem a saúde. Se você acha que isso é coisa de preguiçoso, melhor ler o que temos a dizer sobre isso.

A siesta nossa de cada dia

Ter sono à tarde é resultado do direcionamento do sangue para o sistema digestivo. Sem sangue ou oxigênio no cérebro, o corpo reage desacelerando. Essa queda no ritmo é mais acentuada entre meio-dia e duas horas da tarde. Não à toa que na Espanha as lojas fecham das 13h às 15h para o cochilo após o almoço.

Esse descanso revigora, aumenta a produtividade e não engorda, contrariando o senso comum. Mas a correria do cotidiano torna isso inviável para a maioria das pessoas. Veja a opinião do otorrinolaringologista Michael Chali, diretor da Associação Brasileira do Sono: “É algo muito positivo pelo ciclo de vigília e sono das pessoas. Após o almoço, a gente tem um pico de sonolência, e uma soneca de meia hora é reparadora”.

Para ser benéfica, a soneca deve ser de 30 minutos. Entretanto, dormir 10 minutos também é bom, de acordo pesquisa realizada na Austrália, pois ajuda quem dormiu mal à noite e ainda melhora a capacidade cognitiva.

Mais produtividade

Trabalhadores que dormem meia hora após o almoço tendem a produzir mais e melhor. O fabricante de softwares HubSpot tem, desde 2014, a “sala da soneca” na unidade de Massachusetts. O espaço, com iluminação suave, é muito usado principalmente pelos funcionários com filhos recém-nascidos ou que fizeram longas viagens, precisando de readequação fuso horário. Alison Elworthy, assessora de comunicação da empresa, garante que não há abusos.

A técnica da soneca vespertina

A soneca à tarde ideal depende dos seus objetivos. Segundo Sara Mednick, pesquisadora da Universidade da Califórnia, quem deseja estimular a criatividade deve descansar no começo da tarde, período em que o sono tem mais REM (rapid eye movements).  Já para reparar o sono, é preciso cochilar no final da tarde, horário em que o sono tem mais ondas elétricas lentas.

Benefícios do cochilo pós-almoço
1. Aumenta a capacidade cerebral

Estudo da Universidade da Califórnia com 39 adultos jovens comprova que dormir uma hora após o almoço renova e estimula o funcionamento do cérebro. Os voluntários foram divididos em dois grupos. Um dos grupos foi orientado a dormir antes das atividades que viriam a seguir, o outro não. Ambos realizaram testes ao meio-dia e foram reunidos às seis da tarde, sendo submetidos a exames. O grupo que cochilou teve melhor desempenho, pois o cérebro encontrou espaço para reter novos conteúdos.

2. Consolida memória a longo prazo

Cochilos de uma hora retêm memórias a longo prazo, ou seja, informações que permanecem ativas anos após sua obtenção. Uma pesquisa da Universidade de Haifa (Israel) publicada na revista científica Nature Neuroscience acompanhou o desempenho quatro grupos que realizaram atividades motoras. O grupo que dormiu apresentou melhor desenvoltura na execução e na memorização.

3. Pode ajudar no emagrecimento

Ainda não há consenso, porém, sobre o mito de a siesta após o almoço reequilibrar hormônios associados à fome e à saciedade, como a grelina e leltina, favorecendo a perda de peso.

Mas e se eu não tiver sono à tarde?

Simples: não durma. Elizabeth McDevitt, pesquisadora do Sleep and Cognition Lab da University of California, ainda estuda se dormir depois do almoço é benéfico para quem não sente sono durante o dia. As primeiras conclusões indicam que não. Portanto, não se force a dormir caso não sinta sono.

Você também pode gostar

Busca por dicas para dormir melhor? Temos algumas ótimas para você!


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br