Nutrição Saúde Integral

Para acabar com a pressão baixa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Se já aconteceu de você estar em um dia normal quando sem motivo algum começa a sentir tonturas, náuseas, cansaço e até acontecer de desmaiar, isso pode estar relacionado com um problema de pressão baixa. Esse é um problema bem comum entre os brasileiros. Também conhecida como hipotensão, a pressão baixa mostra que não há sangue suficiente sendo bombeado para o cérebro e para outros órgãos do corpo.

As causas podem ser diversas: algum problema cardíaco, doenças endócrinas, falta de nutrientes na alimentação, desidratação, entre diversos outros. Por isso o ideal sempre é consultar um médico para saber se a pressão baixa não está ligada a algo mais sério que precisa de tratamento.

Caso não seja nada sério, mas você precise de alguns meios para tratar os efeitos da pressão baixa, veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

Sal

O mais comum quando se tem pressão baixa é te falarem para comer algo salgado. Um copo de água com meia colher de chá de sal pode resolver também. O sódio ajuda a aumentar a pressão arterial, por isso comidas muito salgadas costumam estar ligadas aos efeitos de pressão alta.

Chá de manjericão

Esse chá também ajuda a combater os efeitos de pressão baixa. O manjericão é uma boa fonte de potássio, magnésio e vitamina C. Você pode fazer o chá com infusão ou extraindo o líquido das folhas de manjericão. Adicione mel para adocicar a bebida.

Água e líquidos

Se o caso de pressão baixa for por desidratação, crie o hábito de tomar muita água durante o dia. Líquidos como sucos naturais e água de coco também podem ajudar. Principalmente em épocas de calor, é importante não se esquecer de hidratar-se diversas vezes ao dia.

Faça o sangue circular

Para fazer o sangue fluir em direção ao cérebro e ao coração mais rapidamente e aumentar a pressão arterial, sente no chão ou em alguma superfície plana, afrouxe as roupas e depois deite levantando as pernas.

Café e suco de laranja

Além de ser uma bebida estimulante, ela também ajuda a aumentar a pressão. Aproveite o momento do café para ficar um pouco em um lugar arejado e sem muito calor. Se você não gosta de café, outra bebida que também pode ajudar é o suco de laranja.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]