Os remédios são substâncias feitas em indústrias farmacêuticas para auxiliar na cura e promover o alívio de doenças, dores, indisposição. No entanto, o que deveria ser tomado de forma correta ou com supervisão de um médico se tornou um verdadeiro vício, onde milhões de pessoas passam a consumir de forma descontrolada os analgésicos. Só o número de antidepressivos cresceu quase 50% nos últimos quatro anos. Estes são números nem um pouco satisfatórios.
O uso das plantas medicinais
Os índios até hoje aliviam as suas dores com as plantas medicinais. Para eles o alívio e até a cura estão nestas plantas. E aqui não são plantas medicinais impossíveis de serem encontradas. Você sabia que elas podem estar mais perto ou acessíveis do que imagina.
Alecrim: Este arbusto tem inúmeros benefícios para a saúde humana. Entre os quais podemos destacar: Melhora a memória, isso porque tem propriedades que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer. Outro benefício é para aliviar a enxaqueca. E mais, alivia outras dores gerais do corpo, melhora o humor, funciona como um antidepressivo natural e ainda ajuda na prevenção do câncer.
Anis estrelado: Esta especiaria ajuda a controlar problemas respiratórios, gripes e resfriados em geral. Quando houver algum corte, o anis estrelado também é indicado porque possui propriedades antibacterianas. Para o cérebro, ele ajuda com o funcionamento normal do sistema nervoso. O cuidado é para não tomar em excesso.
Arruda: Conhecida para espantar o mau olhado, esta planta tem forte atuação contra dores em geral. Também auxilia a controlar a menstruação, ainda ajuda a combater a conjuntivite. Para pessoas quem estão com mal-estar ou se sentindo tristes, é uma planta que proporciona bem-estar. Somente é contraindicado para gestantes.
Boldo: É ótimo para diminuir a azia, gastrite, ajudando no funcionamento do aparelho digestivo. Também atua como calmante.
Erva cidreira: Para quem tem dificuldade para dormir, esta planta atua como um verdadeiro calmante auxiliando a ter um sono profundo e tranquilo. É também indicada para dor de cabeça, tosse e contribui para combater os gases.
O que acharam destas plantas? São fáceis de serem encontradas e você pode cultivar em um vaso até dentro de casa, cuidando apenas com a luminosidade e água. Consuma mais plantas medicinais, sua saúde agradece!
Lembre-se: Diante de doenças mais preocupantes todos devem procurar ajuda médica especializada.
• Texto criado por Angelica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras