Saúde Integral

A auto aplicação de reiki é possível?

Mulher fazendo tratamento de reiki
123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Reiki é um tipo de medicina alternativa, uma terapia holística japonesa em que a base é concentrar a energia de uma pessoa e transferi-la para a outra por meio da imposição de mãos. A partir dessa prática de canalização energética, acredita-se que é possível alinhar os centros de energia do corpo humano, conhecidos também como chakras, promovendo o equilíbrio energético que é necessário para que um indivíduo mantenha uma boa saúde mental e física.

Em uma sessão de reiki, o terapeuta que realiza a técnica, o reikiano, faz uma limpeza energética no ambiente em que a sessão ocorrerá antes mesmo do seu cliente chegar. O intuito dessa preparação é assegurar que apenas espíritos com boas vibrações permaneçam no local. Durante a terapia de reiki, o profissional colocará as suas mãos sobre o corpo da pessoa, com o intuito de mudar as vibrações ou as oscilações das energias contidas no corpo dela. Essa ação traz diversos benefícios já comprovados, como a melhora de dores e até mesmo a redução do estresse e da ansiedade, por exemplo.

Mulher fazendo reiki em uma paciente
123RF

Existem somente duas contraindicações para a prática de reiki: ele não deve ser aplicado em pessoas que passaram por cirurgias, pois pode ocorrer uma hemorragia durante a sessão, e também não deve ser praticado em pessoas que estejam sob o efeito de qualquer tipo de anestesia, pois o reiki é anestésico e pode anular os efeitos de outras anestesias. Tirando esses dois pontos importantes, esse tipo de medicina alternativa possui inúmeros benefícios. Conheça alguns deles:

– Diminui os sintomas de estresse e ansiedade;

– Auxilia no tratamento contra a depressão;

– Alivia dores crônicas;

– Reduz os sintomas da insônia;

– Promove uma grande melhora na qualidade de vida de quem pratica.

Mas a pergunta que não quer calar é: a autoaplicação de reiki é possível? Claro que sim! Mas você precisa saber que será necessário um mestre para te auxiliar no início dessa técnica. Existem muitos cursos de Reiki e com certeza você encontrará algum na sua cidade!

Mulher praticando reiki sozinha
123RF

No início da prática de Reiki, você estabelecerá a sua própria ligação com a energia universal do amor, aquele amor incondicional, sabe? Depois de estabelecer essa ligação energética, você sentirá que essa energia toda já está presente nos chakras das suas mãos e, a partir disso, começará a fazer a imposição das mãos no seu próprio corpo, com base na sequência de imposições que o seu mestre lhe ensinou.

Durante esse processo em que você aprenderá mais sobre a terapia, é indicado que você pratique a autoaplicação por 21 dias, sem falhar! Esse processo é denominado como “purificação interior” e é extremamente precioso para que o seu corpo físico se adapte às alterações energéticas e vibratórias. Depois da conclusão desse processo de purificação, você passará de iniciante a reikiano, podendo canalizar a energia da terapia de reiki pelas suas mãos para si mesmo e também para os outros.

A importância da autoaplicação de reiki

Homem praticando reiki sozinho

Fazer esse autotratamento é uma forma muito benéfica de elevar a frequência positiva da própria energia e também de manter o próprio canal energético limpo. Com a autoaplicação de reiki, você encontrará um equilíbrio emocional, mental e físico com grande leveza. Mas saiba tudo tem um tempo certo, então não faça essa terapia com pressa de cura ou de ver todos os seus problemas resolvidos logo. A prática constante da autoaplicação te ajudará a encontrar, de forma individual, o seu equilíbrio!

Como fazer a autoaplicação de reiki?

– Determine um tempo do seu dia, em torno de 15 a 60 minutos;

– Tome um banho em temperatura confortável e limpe o seu corpo;

– Fique na posição que mais lhe agradar, dependendo de onde você fará a imposição de mãos;

– Esteja em um ambiente tranquilo e de preferência fique sozinho;

– Tente não pensar muito;

– Deixe a energia fluir por todo o seu corpo e a sua mente;

– Recite em voz alta os cinco princípios de reiki;

– Faça a imposição de mãos sobre as partes do seu corpo, colocando a sua intenção e canalizando a sua energia;

Você também pode gostar


– Mantenha a imposição de mãos sobre determinada área do seu corpo por, no mínimo, cinco minutos, até sentir que a sua intenção foi passada pela energia canalizada;

– Após impor as mãos sobre as partes do corpo que você escolheu e finalizar a sua autoaplicação, recite novamente os cinco princípios de reiki.

Se você mantiver a prática da autoaplicação de reiki, passará a entender essa terapia de uma forma muito mais profunda. Esse autotratamento é importante, pois você terá a ciência de que não é possível curar uma outra pessoa sem antes curar a si mesmo. Nesse tratamento, você aprenderá mais sobre si, aprenderá a ser persistente, será uma pessoa menos estressada e ansiosa e automaticamente praticará o autoamor!

É válido enfatizar que este artigo tem o propósito de apenas dar algumas dicas sobre a autoaplicação de reiki. Você precisa entender que, antes de qualquer coisa, deverá fazer um curso no qual aprenderá tudo sobre a história dessa terapia japonesa, a forma correta de utilizar os seus símbolos, como funcionam os chakras e muitas outras coisas.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]