Saúde Integral

A Importância de Cuidar da Saúde Além dos Sintomas

Mãos segurando um coração com curativo. Conceito de saúde.
zahar2000 / Getty Images / Canva Pro
Escrito por Lud Mattos

No Dia Mundial da Saúde, refletimos sobre a importância do autocuidado integral. Este texto destaca a visão da psicologia sobre saúde, incentivando práticas preventivas e holísticas. Nina Veiga enfatiza a necessidade de cuidar do corpo, mente e espírito para promover equilíbrio e qualidade de vida.

No Dia Mundial da Saúde, somos lembrados da importância de cuidar do nosso EU em todos os aspectos da vida. Muitas vezes, tendemos a buscar cuidados apenas quando os sintomas de uma doença se manifestam, esquecendo-nos da necessidade de cuidar da nossa saúde de forma preventiva e holística.

A psicologia, como ciência do comportamento humano, percebe a saúde de maneira ampla, não apenas como a ausência de doenças, mas como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Para a psicologia, cuidar da saúde está para além de tratar sintomas, mas também adotar um estilo de vida saudável, promovendo qualidade de vida e evitando doenças. Porque, sim, emoções reprimidas e traumas não ressignificados podem ser geradores de doenças.

Cuidar de todos os pilares do ser humano – corpo, mente e espírito – é essencial para alcançar um estado de saúde pleno. Isso significa alimentar-se de forma saudável, praticar exercícios físicos regularmente, cuidar do mental e das emoções, por meio de psicoterapia, e nutrir o espírito com atividades que tragam significado e propósito à vida.

Conceito de relaxamento, Yoga e Meditação, e Mindfulness Fitness. Duas mulheres em posição de yoga, praticando juntas.
Peopleimages.com / YuriArcurs / Canva Pro

Promover o equilíbrio e a harmonia em nossa vida é uma prática constante de autocuidado e amor-próprio.

Você também pode gostar:

Neste Dia Mundial da Saúde, que possamos (RE)lembrar da importância de cuidar de nós mesmos em todos os aspectos, e assim, vivermos com mais qualidade de vida. Afinal, a saúde é o nosso bem mais precioso e devemos zelar por ela com todo carinho e atenção.

Com amor e axé,
Lud Màttos.

Sobre o autor

Lud Mattos

Me chamo Lud Mattos, é um prazer te ter aqui!

Sou graduada em Psicologia, trabalho na área do desenvolvimento humano e saúde mental desde 2013, atuando como psicóloga clínica. Há mais ou menos 5 anos, todo o movimento do meu trabalho é totalmente voltado para mulheres, de forma individual e em grupo.

Em 2014, comecei a compartilhar o meu processo de autoconhecimento e de "cura” sobre questões que envolvem os diversos mitos sobre o “Ser Existencial Mulher” na plataforma Instagram. Foi quando, por meio da minha história de vida, descobri a minha missão: auxiliar mulheres a recuperarem a autoestima e aprenderem a se amar.

A coragem para partilhar minhas mais intrínsecas vulnerabilidades surgiu por meio da necessidade de comunicar o que via e sentia e, quem sabe, me livrar de tanto autojulgamento e culpa. Deu certo!

Hoje, tendo abandonado conscientemente uma conta nas mídias sociais (Instagram) com 11 mil seguidores, recomeçar do zero é mais do que um "ciclo novo". É poder também me permitir experienciar o que prego: libertar e resgatar a verdadeira essência.

Cá estou, unindo minha arte e meus dons! Sejam elas por meio do exercício clínico, palestrando, comunicando em plataformas digitais... E o que mais a vida me propor como oportunidade.

Contatos:
Email: contatoludmattos@gmail.com
Site: @ludmattos