Fonoaudiologia Reorganização Neurofuncional Saúde Integral

A importância do acompanhamento fonoaudiológico na Síndrome de Down

Neusa Botana
Escrito por Neusa Botana

A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down — ou trissomia do cromossomo 21 — tem 47 cromossomos em suas células, em vez de 46 como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Downs Syndrome boy having speech therapy

As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que se imagina. Se você é pai ou mãe de uma pessoa com síndrome de Down, o mais importante é descobrir que seu filho pode alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais e avançar com crescentes níveis de realização e autonomia. Ele é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar.

Poderá ler e escrever, deverá ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma.

Diversos aspectos contribuem para um desenvolvimento satisfatório da criança portadora da síndrome, o que muitas vezes compreende a intervenção de diversos profissionais como: médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e fonoaudiólogo.

Devido ao fato de apresentarem redução do tônus dos órgãos envolvidos com a fala, será necessária a intervenção de um profissional de fonoaudiologia para garantir a qualidade da comunicação e o desenvolvimento da linguagem da criança.

Sobre o autor

Neusa Botana

Neusa Botana

- Formada em Fonoaudiologia e Psicopedagogia pela PUC - SP.
- Especialista em motricidade oral, leitura e escrita, método reorganização neurofuncional – Padovan.
- Pós graduada em Distúrbio de Aprendizado pela PUC-SP.
- Pós graduanda no setor de pediatria do Instituto da criança do HC- FMUSP.
- Professora convidada para cursos de pós graduação na área de Distúrbio do Aprendizado em indivíduos portadores de dislexia, autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
- Fonoaudióloga em equipe multidisciplinar no Ambulatório do Distúrbio do Aprendizado – Instituto da Criança do ICR – FMUSP.

Fonoaudióloga – CRF2: 3296

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