Saúde Integral

O que as cores dos olhos significam?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

OO olho é a janela para o universo. Todos nós viemos a este mundo com essas câmeras biológicas que transformam fótons de luz em uma imagem 3D. É uma das maravilhas do corpo humano. Muitas vezes não agradecemos por possuir o poder da visão. Em todo o mundo, cerca de 39 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual ou são cegos. Se você está lendo isso agora, você é abençoado.

Além de ser uma maravilha da natureza, o olho também é fascinante por conseguir revelar personalidades, habilidades e poder contar um pouco da história de cada um de nós.

A ciência por trás dele

De acordo com pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, mulheres com olhos de cores mais claras sentem menos dor durante o parto, em comparação com mulheres de olhos mais escuros. Pessoas com olhos mais claros também consomem significativamente mais álcool para se embriagar, enquanto pessoas de olhos mais escuros exigem menos de álcool.

A razão resume-se a genes. Um professor de ciências biomoleculares na Universidade de Liverpool, John Moores, disse:

“O que sabemos agora é que a cor dos olhos é baseado de 12 a 13 variações individuais nos genes das pessoas … Estes genes fazem outras coisas no corpo.”

shutterstock_109564340 A melanina é que detém o poder de tornar nossos olhos mais escuros, e também tornam as pessoas mais suscetíveis ao álcool. Quando os psicólogos na Georgia State University, em Atlanta, entrevistaram mais de 12 mil homens e mulheres, eles descobriram que aqueles com olhos claros consumiram significativamente mais álcool do que aqueles com olhos escuros.

A melanina não só determina o quão escuro será seu olho, mas também é um isolante para as conexões elétricas entre as células cerebrais. Quanto mais melanina no cérebro, mais rápido o cérebro pode funcionar, segundo pesquisadores.

Esta aparente vantagem na velocidade de processamento também pode explicar o por que a reação das pessoas com olhos castanhos são mais rápidas do que aquelas que possuem olhos azuis, e por que jogam melhor tênis, de acordo com experiências relatadas sobre habilidades motoras.

Aqui estão algumas curiosidades sobre a cor dos olhos:

  • Quando um bebê nasce, provavelmente nascerá de olhos azuis. Porém, a quantidade de melanina em sua íris é que determinará a cor final do seu olho, quando ficar mais velho. Menos melanina, maior a probabilidade de olhos claros. Quanto maior, mais castanho. Alguns bebês asiáticos e afrodescentes nascem com olhos azuis, um fenômeno raro, pois a maioria nascerá de olhos castanhos, em razão da alta concentração de melanina.
  • Somente os genes irão revelar a quantidade de melanina presente na íris do seu olho. E não há um gene específico que facilitará a mudança da cor dos seus olhos.
  • Os cientistas já sabem que não há outras cores de olhos além das mais conhecidas, como azul, verde e castanho. A cor do olho vai de azul claro, para o castanho mais escuro, e a diferenciação de cores provém dessa linha colorida entre essas duas variações.
  • A maior variação de cores provem dos povos europeus.
  • A cor de olho mais comum é o castanho. O segundo mais comum é o azul, seguido por último do verde, o mais raro.
  • Os cientistas descobriram que todas as pessoas que possuem par de olhos azuis provém do mesmo ancestral. Um único humano possuiu o primeiro olho azul, provavelmente onde os raios UV eram mais baixos na região onde vivia.
  • Os olhos mais anomalíacos são de albinos, pois chegam a conter nenhuma melanina. Portanto, possuem olhos de cor avermelhada que nada mais é o sangue e suas veias por detrás da íris.
  • Pessoas com um olho de cada cor recebeu apenas um gene, mas duas cores de íris diferentes. Isso conclui que uma íris consegue ter dois tipos de cores diferentes, segundo cientistas.

  • Artigo traduzido e adaptado por Natalia Iannone da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br