Autoconhecimento Coaching

A lição mais valiosa

Hoje, como professor, eu percebo que a lição mais importante, mais valiosa para as nossas vidas, não é ensinada nas escolas, nas universidades ou nos cursos profissionalizantes.

Infelizmente, em nossas salas de aula não somos ensinados a sonhar, poucos são os professores que mostram aos seus estudantes a necessidade de construir um plano de vida ou evidenciam a importância de acreditar e lutar pelos próprios sonhos.

A lição mais valiosa para a vida de um adolescente e de um jovem é levá-lo a refletir sobre o seguinte questionamento: “Como você deseja que sua vida seja daqui a dez anos?”. E esta mesma pergunta eu lanço para você que está me assistindo: Como você quer estar vivendo daqui a dez anos? Você quer ter um carro velho ou novo? Quer ser um profissional de sucesso ou mais um na fila dos desempregados? Você quer ter dinheiro para viver com conforto ou quer ficar sempre contando moedas para comer um cachorro quente?

Claro que você pode não ter certeza acerca da carreira profissional que deseja seguir, mas indiferente à profissão que você escolherá, você precisa definir, imaginar e visualizar o padrão de vida que você quer ter.

Isso é ter um objetivo de vida, um foco, uma meta a ser alcançada. E é esse sonho que fará com que você tenha forças para estudar e trabalhar quando estiver cansado. Porque o sucesso não virá do dia para noite, pelo contrário: você deve decidir todos os dias realizar as ações necessárias para conquistar a vida que você deseja.  Entretanto, como se motivar hoje para construir um bom futuro, se você não definiu o lugar que deseja chegar? Se você não fizer uso do seu direito de escolher o seu futuro, o tempo passará e você terá que viver a vida que deixaram sobrar para você. E seus sonhos serão apenas uma vaga lembrança.

lição

Então, pare tudo e defina o padrão de vida que você quer ter, imagine-se daqui a 10 anos. E partir deste exato momento, viva cada segundo lutando para chegar aonde você quer, ou seja, para ser a pessoa que você deseja ser.

E tenha certeza, os 10 anos passarão. E mesmo que você não consiga tudo o que você deseja, será muito mais triste você olhar para trás e ver que você não fez nada pela realização dos seus sonhos nos últimos 10 anos. Sonhar é de graça, mas não sonhar custa muito caro.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Rogério Prado

Rogério Prado

Professor Rogério Prado é graduado em Letras, coach sentimental, escritor, poeta, especialista em comportamento, palestrante e produtor do canal do Youtube Vida em Abundância - palavras que transformam tua alma.

E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (44) 99974-7726